Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Guatemala: Papa manifesta solidariedade às vítimas do sismo

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Bento XVI enviou esta quinta-feira um telegrama de pesar ao Presidente da Conferência Episcopal da Guatemala, Dom Rodolfo Valenzuela Núñez, pelo terremoto que abalou o país e matou, até o momento, 48 pessoas. 

“Ao tomar conhecimento da dolorosa notícia do sismo que ocasionou numerosas vítimas e feridos, assim como inúmeros danos materiais neste amado país, desejo manifestar a todos minha proximidade espiritual, ofereço fervorosos sufrágios pelo eterno descanso dos mortos e elevo orações ao Onipotente para que console as vítimas e inspire em todos sentimentos de solidariedade fraterna para enfrentar a adversidade”, escreve o Papa.

Bento XVI si dirige também às comunidades cristãs, instituições civis e pessoas de boa vontade para que prestem uma ajuda eficaz aos danificados. 

Um terremoto de magnitude 7,4 na escala Richter sacudiu a Guatemala na quarta-feira. 

Em coletiva, presidente do país, Otto Pérez Molina disse que 39 pessoas morreram no departamento de San Marcos – o mais afetado pelo sismo; outras oito em Quetzaltengo; e uma em Sololá. Os três territórios estão localizados no oeste e noroeste do país.

Ainda de acordo com o presidente guatemalteco, pelo menos 23 pessoas permanecem desaparecidas, outras 155 ficaram feridas e mais de 17 mil estão desabrigadas como consequência do terremoto. Dados preliminares divulgados pela Guatemala estimavam em mais de 100 o número de desaparecidos, mas o país retificou a informação e confirmou o saldo de 23.

Este é considerado o mais forte terremoto ocorrido no país desde o sismo de 1976, que matou mais de 25 mil pessoas. Reflexos do abalo foram sentidos com força em El Salvador e em regiões do sudeste do México.

O epicentro do tremor ocorreu 41 quilômetros abaixo da superfície, no Oceano Pacífico – a 23 quilômetros da cidade costeira de Champerico.


(BF)

Nenhum comentário: