Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 16 de dezembro de 2012

Papa convida fiéis a se prepararem bem para acolher o amor de Deus



Mudar a conduta de vida, praticar a solidariedade e a justiça para preparar-se para acolher o amor de Deus. Este foi o convite lançado pelo Papa Bento XVI durante a Missa do terceiro domingo do Advento, presidida na manhã deste domingo, 16, na paróquia romana de São Patrício no Colle Prenestino. 

São Patrício é uma paróquia na periferia oriental de Roma que sofre com a carência de estruturas e serviços sociais da área e transformou-se um verdadeiro centro de reuniões sociais e espirituais. É “uma Igreja viva”, segundo afirmou Bento XVI. 

Na homilia, o Papa, que veste a casula rosa do Domingo “Gaudete”, no qual a liturgia convida à alegria, chama a este compromisso dos cristãos a não viver uma fé intimista, mas a difundir de modo concreto a felicidade recebida do Senhor:

“Quem acolhe os dons de Deus de modo egoísta, não encontra a verdadeira alegria; em vez disso quem aproveita a ocasião dos dons recebidos de Deus para amá-Lo com sincera gratidão e para comunicar aos outros o seu amor, estes têm um coração realmente cheio de alegria”. 

Comentando as palavras de João Batista no Evangelho deste terceiro domingo do Advento, o Papa recordou que quem quer seguir Jesus deve mudar de vida. 

“Deus não exige nada de extraodinário, mas que cada um viva segundo os critérios de solidariedade e de justiça; sem isso não se pode se preparar bem ao encontro com o Senhor”, disse.

Vivendo desta forma, Bento XVI explicou que Deus conduzirá os fiéis à comunhão com Ele e no coração do homem haverá a verdadeira alegria e a paz, também nos momentos de dificuldade e de fraqueza. 

O Santo Padre destacou que, quem faz esta experiência, não tem mais motivo algum para desconfiança, desânimo ou tristeza em qualquer que seja a situação que se deva enfrentar. Ele lembrou que só o pecado afasta o ser humano de Deus. 

“Mas, mesmo quando nós nos afastamos, Ele não cessa de nos amar e continua a ser próximo com a sua misericórdia, com a sua disposição a perdoar e a nos acolher no seu amor”.

Ao término da homilia, o Papa saudou a vitalidade desta paróquia de periferia, convidando as várias realidades eclesiais presentes a “viver a complementaridade na diversidade”, para que esta comunidade possa ser sempre mais “aberta e pronta a acolher cada pessoa sozinha ou em dificuldade”. 

Bento XVI exortou a fazer crescer a “co-responsabilidade pastoral” e a consolidar a experiência da catequese em ocasião do Ano da Fé. Por fim, ele se dirigiu aos jovens presentes: “Sintam-se verdadeiros protagonistas da nova evangelização, colocando as suas jovens energias, o vosso entusiasmo e a vossa capacidade a serviço de Deus e dos outros na comunidade”. 

Nenhum comentário: