Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Presidência da CNBB apresentou balanço do Consep em coletiva de imprensa


Na tarde da quinta-feira, 16 de maio, a presidência em exercício da CNBB, dom José Belisário da Silva, dom Sergio Arthur Braschi e o secretario geral, dom Leonardo Steiner, participaram de uma coletiva de imprensa, para apresentar os resultados das reflexões do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) que esteve reunido de 14 a 16 de maio, na sede da Conferência, em Brasília.

O presidente em exercício da CNBB, Dom José Belisário, trouxe um panorama dos trabalhos do Consep cuja responsabilidade é acompanhar e animar a aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. O bispo explicou que durante as sessões de trabalho do Conselho de Pastoral foram discutidos temas de extrema importância no que dizem respeito ao ambiente pastoral da Igreja, entre eles, a Paróquia, Campanha da Fraternidade 2014, a criação do Conselho Nacional de Religiões do Brasil (CONAREL) e, os últimos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
No encontro, os bispos retomaram o tema central da última Assembleia Geral que foi “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia” e indicaram os encaminhamentos de estudos e aprofundamentos. Um dos encontros do Consep do próximo semestre será dedicado ao estudo do texto e contará com a participação de especialistas e dos assessores da Conferência. O texto foi publicado pelas edições CNBB, como estudo 104, para que as dioceses e paróquias possam ter acesso ao material, façam estudos e, posteriormente, ofereçam contribuições para que, assim, seja publicado em forma de documento.
No Consep, foram apresentados os 10 cartazes selecionados e algumas propostas de hinos para a Campanha da Fraternidade (CF) 2014 que irá abordar o Tráfico Humano. Por meio de votação, os bispos escolheram o hino e o cartaz que passará por alguns ajustes e, posteriormente, apresentado a comunidade. Os membros do Consep acompanharam, ainda, a apresentação de uma análise de conjuntura social, econômica e política do Brasil e do mundo feita pela equipe nomeada pela presidência da CNBB. Os bispos souberam dos últimos preparativos da JMJ Rio 2013 e da proposta de elaboração de um álbum de fotos e depoimentos da peregrinação da cruz e do ícone de Nossa Senhora, que será um presente da Conferência ao Papa Francisco.
Pronunciamentos
Outros dois assuntos tratados pelos bispos com especial atenção dizem respeito à redução da maioridade penal e a última resolução aprovado pelo Conselho Nacional de Justiça que converte a união legal de pessoas do mesmo sexo em casamento. A Conferência emitiu notas oficiais às Comunidades durante coletiva de imprensa aos jornalistas. O vice-presidente em exercício, dom Sergio Arthur Braschi, leu a nota da CNBB sobre a redução da maioridade penal. A Conferência reafirmou “que a redução da maioridade não é a solução para o fim da violência” e que a “Igreja no Brasil continua acreditando na capacidade de regeneração do adolescente quando favorecido em seus direitos básicos e pelas oportunidades de formação integral nos valores que dignificam o ser humano”. Sobre a união de pessoas do mesmo sexo, o secretario geral, dom Leonardo Steiner, apresentou a posição oficial da CNBB, que de acordo com a entidade “o matrimônio natural entre o homem e a mulher bem como a família monogâmica constituem um princípio fundamental do Direito Natural”. Os bispos também manifestaram “rejeição à grave discriminação contra pessoas devido à sua orientação sexual”, manifestando-lhes o profundo respeito.

Por CNBB

Nenhum comentário: