Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 31 de maio de 2013

RJ celebra Corpus Christi sob clima de JMJ e Ano da Fé


Arquidiocese do Rio de Janeiro


Arquidiocese do Rio de Janeiro
Dom Orani Tempesta durante procissão com o Santíssimo Sacramento
Encerrando a 87ª Semana Eucarística na Arquidiocese do Rio, o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, presidiu, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, a Solenidade de Corpus Christi. O Bispo Auxiliar Dom Edson de Castro Homem, o Vigário Episcopal do Urbano, Padre José Laudares e demais sacerdotes foram concelebrantes na Festa do Corpo e Sangue de Cristo, na manhã desta quinta-feira, 30.

Durante a homilia, Dom Orani explicou que a Solenidade é uma ocasião oportuna para a Igreja falar aos fiéis sobre a presença real de Jesus na Eucaristia na história da humanidade e recordar a Quinta-Feira Santa, quando o Senhor entregou-se em alimento aos homens.

“Esta Festa deve ser convergência para todos nós. (...) Ao recebermos o corpo e o sangue do Senhor, devemos nos transformar nele, para também sermos sinais na sociedade”, desejou.

O Arcebispo também destacou que a Eucaristia é sinal de unidade e comunhão, mas também de preocupação com aquele que está ao lado, sendo também um convite à vivência da missionariedade.

Dom Orani ainda recordou o testemunho dos cristãos perseguidos, que arriscam a própria vida para poderem participar da missa, para conclamar os fiéis à valorização da participação, ao menos semanal, na Celebração Eucarística.

Para ele, neste ano de 2013, quando a Igreja vive o Ano da Fé e o Ano da Juventude, quando o Rio de Janeiro se colocou “aberto para esse serviço à juventude do mundo” — ao sediar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), a ser realizada de 23 a 28 de julho —, a Solenidade de Corpus Christi convida ao compromisso de aprofundar a fé, participar do sacramento e ser missionário.

O momento especialmente aguardado, quando o Arcebispo transporta Jesus Eucarístico pelo tapete de sal, para receber a homenagem da comunidade que o preparou e, ao mesmo tempo, abençoar os fiéis, foi de muita emoção, principalmente para os organizadores do trabalho, que levou cerca de oito horas para ser concluído. Como bem destacou Dom Edson, ao término da Missa, a beleza vista não era apenas exterior, já que a confecção dos tapetes sempre “é fruto da fé de quem ama Jesus”.

“Eu gosto de trabalhar nos tapetes porque eu faço mesmo para Jesus Cristo”, contou Gabriela Arzamendia.

Neste ano, a comunidade local escolheu temas relacionados ao Ano da Fé e à JMJ Rio2013, contando com a participação de cerca de 20 membros para a confecção do trabalho artístico que enfeitou o corredor central da Igreja.

“Este ano, de repente, chegou tanta gente, para ajudar no trabalho, que foi surpreendente. Vimos que todos estávamos reunidos com o mesmo propósito: Jesus Cristo, e isso nos proporcionou uma grande união. Este trabalho foi mais importante que os dos anos anteriores, por ter nos dado essa unidade. Para mim, foi maravilhoso, porque eu saí daqui, às 2h30 da manhã, renovada. Foi muito gratificante”, partilhou Zélia Arzamendia.

Para o Vigário Episcopal do Urbano e pároco local, Padre José Laudares, esta Semana Eucarística foi uma das melhores dentre as dos últimos anos, porque foi mais bem preparada, tendo um tema do interesse de todos por convocar à missionariedade, e também por ter contado com uma participação maior dos diversos grupos e movimentos da Arquidiocese.

Nenhum comentário: