Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Fundação do Vaticano estuda projetos na América Latina

O conselho administrativo da fundação autônoma para a América Latina e as Caraíbas, Populorum Progressio, vai reunir-se entre terça e sexta-feira, 18 e 21 de junho, em Arequipa, Peru, para analisar 222 novos projetos de desenvolvimento na região.

A Santa Sé informou em comunicado publicado no último sábado, 15, que as iniciativas propostas chegam de 18 países, com destaque para o Brasil, Colômbia, Peru e Equador. “Os projetos são caracterizados por uma abordagem amplamente participativa por parte das comunidades locais, que contribuem em todas as fases do trabalho”, refere a nota de imprensa.
A maior parte das propostas, dirigidas a comunidades indígenas, mestiças e afro-americanas, abrange os setores da agricultura, saúde, infraestrutura, formação profissional ou educação.
A reunião anual do Conselho de Administração da Fundação Populorum Progressio, criada em 1992, é a primeira no pontificado de Francisco, de quem são recordadas as palavras em favor de uma Igreja “pobre e para os pobres”, atenta às “periferias”.
O Vaticano destaca que a América Latina vive uma fase significativa de desenvolvimento econômico que é, no entanto, marcada por “grandes desigualdades sociais, que penalizam, sobretudo, as faixas da população que permanecem à margem de tal desenvolvimento”.
Segundo a Santa Sé, os projetos são financiados principalmente pela Conferência Episcopal Italiana, através do comitê para as intervenções em favor do Terceiro Mundo, e por donativos privados.
A fundação, confiada ao Pontifício Conselho Cor Unum, foi criada por João Paulo II, tendo aprovado e financiado cerca de 3 mil projetos nas últimas duas décadas. Entre os membros do conselho administrativo, está o arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Krieger.
Por Canção Nova, com Agência Ecclesia

Nenhum comentário: