Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 16 de junho de 2013

JMJ Rio2013: acordo entre OAB e COL


Rio de Janeiro (RV) - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro assinou um convênio com o Comitê Organizador Local (COL) para dar apoio em questões jurídicas relativas à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013. A parceria foi fechada na última quarta-feira, 12.

De acordo com Monsenhor Joel Portella Amado, coordenador da JMJ Rio2013, a iniciativa foi da OAB. O convênio envolve cessão de espaço para atividades da Jornada, acompanhamento jurídico de peregrinos em algumas situações específicas, um encontro com os jovens advogados e apoio jurídico como legado social.

A sede da OAB, que fica próxima ao aeroporto Santos Dumont, será utilizada para que o atendimento consular seja feito a todos os estrangeiros em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. O local servirá como uma representação diplomática de vários consulados.

O convênio diz ainda respeito ao legado social da Jornada, segundo Monsenhor Joel. A OAB dará assistência jurídica no Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus (HSF), na Tijuca, onde o Papa Francisco irá visitar. Ele lembrou que a rede de assistência social para os dependentes químicos já conta com 35 instituições. 

“As jornadas vão se tornando cada vez mais complexas e a Jornada do Rio vai ter um legado social ligado à recuperação de dependentes químicos em várias situações”, disse.

De acordo com o Vice-presidente da OAB, Ronaldo Cramer, nas próximas reuniões com a Arquidiocese serão definidas como funcionará a demanda de assistência jurídica no hospital. “A ideia é que nós recebamos os jovens com problema de crack, que tenha algum problema na polícia. Vamos ajudar esses jovens a serem caracterizados como viciados e não como criminosos. O viciado precisa de ajuda e nós vamos ajuda-los”, disse.

O vice-presidente da OAB tem esperança de aumentar a parceria. “Acreditamos que podemos dar mais assistência jurídica a jovens neste caso. Temos muito a colaborar com a Arquidiocese e esperamos ajudar em outros eventos”, diz o vice-presidente.

Ronaldo Cramer disse ainda que a expectativa é de que a JMJ seja o primeiro de muitos convênios com a Arquidiocese. “Para nós esse evento é histórico, nunca assinamos nenhum convênio com a Arquidiocese, é uma alegria que o primeiro seja para a Jornada Mundial da Juventude, que é um evento importantíssimo para a cidade”, destacou.

A OAB não é uma entidade que representa apenas advocacia, mas ela é uma entidade da sociedade civil, como explicou Cramer. “A lei 8.906, que regulamenta a OAB, fala que como representantes da sociedade civil; a Ordem dos Advogados deve colaborar com uma cidade melhor. Essa parceria ajuda para que os eventos sejam mais qualificados”, conclui Ronaldo.

O vice-presidente da OAB, Ronaldo Cramer, foi a criança abençoada pelo Papa João Paulo II, na primeira visita do pontífice ao Rio de Janeiro, em 1980. Ronaldo tinha oito anos e estava sentado nos ombros do tio, próximo ao Santo Padre. Ao ser visto pelo Papa, recebeu um beijo na cabeça e a bênção de João Paulo II. (SP) 

Texto proveniente da página
do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário: