Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Dom Paulo Evaristo Arns completa 47 anos de ordenação episcopal

Completando 47 anos de ordenação episcopal nesta quarta-feira (3), Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito de São Paulo, é uma das lideranças religiosas mais expressivas no Brasil e ícone da luta pelo fim da desigualdade social em defesa dos direitos dos pobres.

Com grande trabalho pastoral realizado em São Paulo, Dom Paulo também combateu a Ditadura Militar agindo em favor das vítimas da repressão e tornou-se o bispo da defesa dos direitos humanos dos pobres e excluídos.
Quinto Arcebispo e terceiro Cardeal da Arquidiocese de São Paulo, Dom Paulo nasceu em Forquilhinha, Santa Catarina, e se ordenou sacerdote em 1945. Já em 1966 era consagrado bispo, mais tarde Arcebispo Metropolitano de São Paulo e, em 1973, criado Cardeal pelo Papa Paulo VI.
Franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM), Dom Paulo Evaristo completou também em março deste ano, 40 anos como Cardeal, e é, aos 91 anos de idade, uma das figuras mais relevantes da Igreja Católica no Brasil.
É co-fundador da Pastoral da Criança, com o apoio da irmã, Dra. Zilda Arns Neumann, uma das vítimas do terremoto que devastou o Haiti em 2010.
Atualmente, Dom Paulo vive recluso em um convento em Taboão da Serra (SP), na Congregação Franciscana da Ação Pastoral.
Biografia
Dom Paulo Evaristo Cardeal Arns, OFM
Nasceu em Forquilhinha, Criciúma (SC), em 14 de setembro de 1921. Ingressou na ordem franciscana em 1939.
Ordenou-se presbítero a 30 de novembro de 1945 em Petrópolis (RJ). Frequentou a Sorbonne de Paris, onde laureou-se em Patrística e Línguas clássicas.
Foi professor e mestre dos clérigos, diretor do CIC e jornalista profissional.
Trabalhou como vigário nos subúrbios de Petrópolis, onde era amigo das crianças e dos pobres dos morros, quando foi indicado bispo auxiliar de Dom Agnelo Rossi, no dia 02 de maio de 1966 e sagrado em 03 de julho de 1966 como bispo titular de Respecta.
Atuou intensamente na Região Norte de São Paulo. Foi nomeado Arcebispo de São Paulo no dia 22 de outubro de 1970, tomando posse dia 01 de novembro de 1970.
Atualmente vive com simplicidade em Taboão da Serra no Estado de São Paulo.
Por Portal A12, com Arquidiocese de São Paulo

Nenhum comentário: