Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Santa Sé destaca valor do turismo e da água

O Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes divulgou na manhã desta quinta-feira, 11, uma Mensagem por ocasião da Jornada Mundial do Turismo 2013, que será celebrada no dia 27 de setembro. O tema é “Turismo e água: proteger o nosso futuro comum”.

A mensagem afirma que a Santa Sé deseja unir-se a esta comemoração consciente da importância que o fenômeno do turismo tem no momento atual e dos desafios e possibilidades que oferece à ação evangelizadora. “Somos, portanto, chamados a promover um turismo ecológico, respeitoso e sustentável, que certamente pode favorecer a criação de postos de trabalho, apoiar a economia local e reduzir a pobreza.”
O Pontifício Conselho destaca que o compromisso da Igreja em favor do respeito pela criação nasce do fato de reconhecê-la como um dom de Deus para toda a família humana e da escuta ao Criador que faz um convite a guardá-la, já que o ser humano é administrador e não proprietário do dom de Deus. “Se cultivarmos esta atitude de escuta, poderemos descobrir como a água nos fala também do seu Criador e nos recorda a sua história de amor para com a humanidade.”
A mensagem afirma que todos os envolvidos no fenômeno do turismo têm uma forte responsabilidade na gestão da água, e que este setor deve ser efetivamente fonte de riqueza a nível social, ecológico, cultural e econômico. “É necessária, portanto, uma maior determinação por parte dos políticos e empresários, pois apesar de estarmos conscientes dos desafios que o problema da água nos coloca, temos consciência que isto ainda deve concretizar-se em compromissos vinculantes, precisos e verificáveis.”
O Pontifício Conselho conclui que é necessária uma mudança de mentalidade que leve a adotar um estilo de vida caracterizado pela sobriedade e a autodisciplina. “Deve-se garantir que o turista seja consciente e reflita sobre as suas responsabilidades e sobre o impacto da sua viagem. Ele deve ser capaz de chegar à convicção de que nem tudo é permitido, mesmo que pessoalmente ele possa assumir o custo econômico. Devemos educar e incentivar os pequenos gestos que nos permitem não desperdiçar ou contaminar a água e, ao mesmo tempo, nos ajudam a apreciar ainda mais a sua importância.”
Por Canção Nova

Nenhum comentário: