Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 24 de agosto de 2013

Reunião do Consep tratou do debate sobre a Reforma Política e apoio à luta do Comitê Saúde + 10

2208coletivaNo início da tarde desta última quinta-feira, 22 de agosto, a presidência da CNBB concedeu entrevista coletiva em que apresentou um balanço das atividades da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), realizada na sede da Conferência, em Brasília, de 20 a 22 de agosto.  
O Consep tratou de diversos assuntos como a avaliação da Jornada Mundial da Juventude e os frutos e desafios do diálogo ecumênico no Brasil. “Percebemos que houve um grande avanço com relação à caminhada ecumênica e inter-religiosa em nosso país, mas ainda precisamos buscar caminhos para melhorar ainda mais este diálogo e romper com preconceitos”, explicou o arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis.
Reforma Política
Na reunião do Consep, foi apresentado o trabalho da comissão especial, criada na CNBB, para acompanhar e oferecer contribuições para o debate sobre a Reforma Política. “Temos uma grande necessidade dessa reforma no país. As manifestações ocorridas nos últimos meses reacenderam essa questão”, afirmou dom Damasceno.
O presidente da CNBB contou que no último dia 14 de agosto algumas entidades e movimentos, que já estão envolvidos na discussão da reforma política, se reuniram para alinhar uma proposta convergente e unitária sobre o tema. Foram definidos cinco pontos: 1) evitar influência do poder econômico nas eleições; 2) reformular o sistema eleitoral; 3) encontrar uma forma de praticarmos já a democracia  direta pela regulamentação do artigo 14 da Constituição Federal, que trata do referendo e do plebiscito; 4) melhorar a representação política das mulheres, negros e indígenas; 5) fidelidade partidária programática.
“Essas entidades chegaram a um consenso sobre esses pontos e agora elaboram uma proposta. Esperamos que possa ser apresentada até o final deste mês de agosto”, explicou o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner. O texto deverá ser entregue para os presidentes da Câmara e do Senado Federal. “Estamos confiantes de que esses pontos sejam aprovados e que já possam valer inclusive nas eleições do próximo ano. Precisamos de uma política mais transparente e ética”, completou dom Leonardo.
Saúde + 10
A mobilização nacional por mais recursos para a saúde pública também esteve na pauta da reunião do Consep. A Conferência  participou da coleta de assinaturas do projeto de lei de iniciativa popular que prevê a destinação de 10% da receita bruta da União para o Sistema Único de Saúde. “A CNBB defende que a destinação de mais recursos para a saúde seja importante para ampliar o atendimento médico às populações mais distantes, às comunidades indígenas e quilombolas”, afirmou dom Damasceno.
O projeto de lei foi entregue ao presidente da Câmara, Henrique Alves, no último dia 5 de agosto. “Nossa luta não é apenas por mais recursos. Mas para que haja também maior transparência nos investimentos para a saúde pública”, explicou dom Leonardo.
POR: CNBB

Nenhum comentário: