Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

“A guerra não pode deixar ninguém indiferente”: Igreja na América Latina adere à inciativa de Francisco


Lima (RV) – A Igreja na América Latina também se une ao Santo Padre em oração e jejum pela paz.

A Agência Fides publicou em seu portal o comunicado de algumas comunidades que aderiram à iniciativa deste sábado. A Conferência Episcopal Peruana convida todas as comunidades paroquiais, movimentos e grupos a participarem do dia de oração com as mesmas palavras do Pontífice: “Nunca mais a guerra! A paz é um dom de Deus que deve ser tutelado".

De Quilmes, na Argentina, o Bispo Dom Carlos José Tissera manifesta a adesão recordando as palavras de Bento XVI: “O desejo de paz corresponde a um princípio moral fundamental, ou seja, ao direito-dever de um desenvolvimento integral, social e comunitário, e isso faz parte do desígnio de Deus para o homem. O homem é feito para a paz, que é dom de Deus”. Ao mesmo tempo, convida a unir-se a várias inciativas para o dia de oração, exortando as comunidades religiosas cristãs a rezarem pela paz, como testemunho e contribuição ao empenho da Igreja universal.

Dom Luis Infanti, Bispo de Aysen, no Chile, destaca que "a grave ameaça para a Síria e para os países do Oriente Médio não pode deixar ninguém indiferente".

Vista a dramática situação na Síria, onde milhares de pessoas sofrem a violência, a fome, o exílio, a insegurança e a morte, o Bispo de Aysen convida os católicos a rezarem pela paz. "Para além dos motivos políticos, econômicos, religiosos, culturais e sociais que levaram a esta tragédia, o próprio Papa Francisco nos chama e nos convida a rezar pela paz desses povos. A diplomacia mundial está se revelando lenta e fraca para criar as condições para a paz na Síria”, afirmou Dom Infanti. 

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal do Uruguai também faz eco ao clamor do Papa Francisco e pede que “ninguém fique indiferente diante de decisões que nos afetam a todos. Somos co-responsáveis, na medida de nossas possibilidades, por uma paz que deve ser patrimônio permanente de toda a humanidade”. “Sensíveis à situação que vivemos – continua nota emitida pelos Bispos uruguaios - motivamos em especial às comunidades católicas a realizar, de acordo com as iniciativas diocesanas, o Dia de Jejum e Oração convocado para este 7 de setembro”.


(BF)

Texto proveniente da página h
do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário: