Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Cardeal conselheiro do Papa comenta reuniões sobre reforma da Cúria

Da Canção Nova, com Rádio Vaticano


Arquivo/CNBB
Cardeal Maradiaga é o coordenador do Conselho de Cardeais criado pelo Papa para auxiliá-lo na reforma da Cúria
O cardeal conselheiro do Papa, Oscar Rodriguez Maradiaga, informou que o projeto de reforma da Constituição Apostólica Pastor Bonus, sobre a Cúria Romana, deve passar pelo parecer de quem tem experiência na Cúria. Ele coordena o Conselho de Cardeais instituído pelo Papa Francisco para ajudá-lo na reforma da constituição.

Em entrevista ao jornal dos bispos italianos “Avvenire”, Dom Maradiaga disse que o objetivo dos trabalhos não é “emendar” ou “retocar” a Pastor Bonus, de forma que as atividades não devem terminar em 2014, pois requerem profundidade.

O Conselho esteve reunido com o Papa no Vaticano na semana passada. Depois dos primeiros 3 dias de encontro, o cardeal explicou que as primeiras solicitações do Papa foram reflexões e propostas sobre o Sínodo dos Bispos. Este deverá trabalhar com mais continuidade e de modo interativo, via Internet, por exemplo.

A respeito da criação de um eventual "moderator curiae", o cardeal latino-americano explicou que se trata de uma ideia surgida nas reuniões pré-Conclave. O objetivo é ajudar a Secretaria de Estado a desempenhar suas tarefas. “Ainda é cedo para definir o perfil do ‘moderador’”, disse.

Em relação à possibilidade de fusão dos dicastérios, o Cardeal Maradiaga respondeu que o assunto foi abordado no pré-Conclave, mas ainda não se pode dizer muito. “Na época, cogitou-se unir os organismos econômicos e financeiros do Vaticano, criando uma espécie de ‘Ministério da Economia’ vaticano, mas ainda não abordamos este tema. Aguardamos os resultados das duas comissões específicas instituídas pelo Papa”.

Quanto ao Instituto para as Obras de Religião (IOR), o banco do Vaticano, o cardeal informou que é necessário esperar o resultado das comissões, principalmente o da específica sobre o IOR.

Nenhum comentário: