Papa e Santa Sé
PAPA PROMULGA DECRETO SOBRE MILAGRE ATRIBUÍDO À INTERCESSÃO DE IRMÃ DULCE
◊ Cidade do Vaticano, 11 dez (RV) - Bento XVI autorizou, nesta sexta-feira, a promulgação do decreto que reconhece um milagre atribuído à intercessão da Serva de Deus, a brasileira Irmã Dulce.
O Santo Padre assinou o decreto durante a audiência ao prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, no curso da qual foram aprovadas as promulgações de outros 11 decretos.
O milagre realizado com intercessão da madre baiana, da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, foi reconhecido em outubro deste ano pelo Vaticano e só faltava a assinatura do pontífice.
Com o reconhecimento deste milagre, Irmã Dulce será beatificada em data a ser ainda estabelecida. O próximo passo, agora, será sua canonização. Para que Irmã Dulce seja reconhecida santa, o processo de canonização deverá apresentar mais um milagre atribuído à sua intercessão, que deverá, como este, ser reconhecido pela Santa Sé.
Os outros decretos assinados ontem pelo pontífice se referem a três martírios por ódio à fé, mais três reconhecimentos das virtudes heróicas de Servos de Deus.
Irmã Dulce nasceu em Salvador, Bahia, em 26 de maio de 1914; e faleceu nessa mesma cidade, em 13 de março de 1992. (AF)
FILES WIKILEAKS SOBRE VATICANO: COMUNICADO DA SALA DE IMPRENSA
◊ Cidade do Vaticano, 11 dez (RV) – Na tarde desta sexta-feira, a imprensa mundial divulgou – tendo como fonte os files de Wikileaks – alguns documentos da diplomacia estadunidense sobre o Vaticano. A esse propósito, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o seguinte comunicado:
"Sem entrar na avaliação da extrema gravidade da publicação de grande quantidade de documentos reservados e confidenciais, assim como suas possíveis consequências, a Sala de Imprensa da Santa Sé – diz seu diretor, Pe. Federico Lombardi, no comunicado – observa que uma parte dos documentos tornados públicos recentemente, pelo site Wikileaks, diz respeito a relatórios enviados ao Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, pela Embaixada dos Estados Unidos junto à Santa Sé."
"Naturalmente – prossegue Pe. Lombardi – tais relatórios refletem as percepções e opiniões daqueles que os redigiram, e não podem ser considerados expressões da própria Santa Sé, nem citações precisas de palavras de seus Oficiais. A credibilidade de tais palavras deve, portanto, ser avaliada com reserva e com muita prudência, levando em consideração tais circunstâncias."
Por sua vez, o embaixador dos EUA junto à Santa Sé, Miguel H. Diaz, numa nota publicada esta manhã, condena "da maneira mais forte possível" a publicação de documentos reservados do Departamento de Estado.
A Embaixada norte-americana – lê-se na nota – "não fará nenhum comentário sobre o conteúdo ou autenticidade de tais informações". Concluindo, a nota reitera que a Embaixada dos EUA junto à Santa Sé se empenha em colaborar com o Vaticano, a fim de que "o diálogo entre credos se transforme em ação em muitas áreas, no interesse do bem comum". (AF)
PAPA VISITA NESTE DOMINGO A PARÓQUIA ROMANA DE SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE
◊ Cidade do Vaticano, 11 dez (RV) - Com alegria e grande expectativa a comunidade da periferia romana de Prato Fiorito prepara-se para acolher Bento XVI, que neste domingo, às 9h locais, celebrará a missa na paróquia local dedicada a São Maximiliano Maria Kolbe. A Rádio Vaticano entrevistou o pároco da referida comunidade, o sacerdote polonês Slawomir Skwierzynski. Eis o que disse:
Pe. Slawomir Skwierzynski:- "Quando há um mês comuniquei aos paroquianos que teríamos esta grande graça e que 12 de dezembro acolheríamos aqui o Santo Padre, num primeiro momento houve um grande silêncio e todos ficaram de boca aberta. Depois, após alguns instantes meu vice-pároco disse-lhes: "Vocês entenderam que estamos falando do Papa Bento XVI?" Então houve um longo aplauso. É uma alegria enorme para nós, embora no primeiro momento tenha havido esse instante de incredulidade."
R. O fato é muito significativo também porque o Papa visitará uma paróquia num bairro da periferia romana, um bairro em que existem, inclusive, muitas dificuldades...
Pe. Slawomir Skwierzynski:- "De fato, temos muitas dificuldades. Trata-se de um bairro que se tornou, há tempos, bairro-dormitório: muitos para chegar ao trabalho devem sair pela manhã bem cedo e voltam somente à noite, muito tarde. Há uma série de problemas e, portanto, a notícia que o Papa vem nos visitar nessa nossa paróquia, que, ademais, é uma paróquia nova consagrada no ano passado, é certamente uma surpresa. É uma belíssima notícia, é uma grande alegria que é palpável no coração dos paroquianos."
P. Como os fiéis estão se preparando e o que lhe disseram sobre as expectativas acerca dessa visita?
Pe. Slawomir Skwierzynski:- "Iniciamos imediatamente a preparação espiritual através da oração e da adoração eucarística, mediante catequeses e evidenciando a importância da figura do Sucessor de Pedro, aquilo que representa e a necessidade de estarmos unidos, como cristãos e como Igreja, à figura do Papa."
P. O senhor é um sacerdote polonês: para o senhor o que significa encontrar-se à frente de uma paróquia dedicada a São Maximiliano Maria Kolbe, mártir polonês da caridade, e o que significa acolher o Papa nessa paróquia?
Pe. Slawomir Skwierzynski:- "Posso dizer que para mim é uma enorme emoção, mesmo porque vivo este momento muito intenso e muito rico de experiência: de fato, desde 1º de setembro sou o pároco desta comunidade e, ao mesmo tempo, sou pároco pela primeira vez. Nestes últimos 3-4 meses estou vivendo outro tipo de experiência com outro tipo de responsabilidade. Em tudo isso eu vejo um grande sinal do amor de Deus para com esta comunidade, bem como a presença de Maria. E explico logo o motivo daquilo que quero dizer: assim que comecei a trabalhar aqui na comunidade de São Maximiliano Maria Kolbe, em todas as missas fizemos um ato de consagração de toda a comunidade paroquial ao Coração Imaculado de Maria, e isso é bastante significativo porque o padroeiro desta comunidade é São Maximiliano, aquele que criou também a Milícia da Imaculada... E então pensei colocar toda a comunidade e, portanto, todos os meus paroquianos, sob a proteção de Nossa Senhora. Para mim, passados três meses – ou seja, de 12 de setembro a 12 de dezembro – ter aqui o Santo Padre nesta comunidade, nesta paróquia, e encontrá-lo justamente no dia 12 de dezembro, em que celebramos a memória litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, é um grande sinal." (RL)
AUDIÊNCIA E PLENÁRIA INTENSIFICAM RELAÇÕES ENTRE SANTA SÉ E ISRAEL
◊ Telaviv, 11 dez (RV) – Bento XVI recebeu em audiência, na manhã desta sexta-feira, o presidente do World Jewish Congress (Congresso Mundial Judaico), uma das mais importantes organizações judaicas do mundo. Esteve presente também o presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos e da Comissão para os Relacionamentos Religiosos com o Judaísmo, Cardeal Kurt Koch.
Os representantes do organismo agradeceram ao Papa pelo seu empenho no diálogo com Israel e discutiram com o Pontífice sobre a situação dos cristãos no Oriente Médio.
E, no Ministério das Relações Exteriores de Israel, deu-se a plenária da Comissão Bilateral Santa Sé e Estado de Israel. Segundo um comunicado conjunto, os trabalhos desenvolveram-se em um clima de tranqüilidade e abertura para o diálogo.
A delegação vaticana foi dirigida pelo subsecretário para as Relações com os Estados, Dom Ettore Balestrero, e a israelense foi encabeçada pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Danny Ayalon.
No início da reunião, fez-se referência ao telegrama enviado pelo Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, ao primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu, cujo objetivo foi assegurar as orações e a solidariedade do Papa Bento XVI para com as famílias daqueles que perderam a vida, ficaram feridos e foram atingidos pelos recentes incêndios no norte de Israel. (ED)
Igreja na América Latina
BOLÍVIA: CONSELHO BOLIVIANO DE LEIGOS PREOCUPADOS COM LEI SOBRE EDUCAÇÃO
◊ La Paz, 11 dez (RV) - O Conselho Boliviano de Leigos expressou, numa carta, sua preocupação acerca das novas leis em discussão no país, sobretudo a nova lei sobre a educação intitulada "Avelino Sinani e Elizardo Perez".
O documento é expressão de uma assembleia dos leigos realizada no início deste mês que analisou também as várias manifestações ofensivas contra os Pastores da Igreja Católica, que cumprem sua missão profética de anunciar e denunciar tudo o que é contrário à dignidade da pessoa humana. O Conselho Boliviano de Leigos expressou sua solidariedade aos bispos do país.
Os signatários da missiva temem que seja diminuída a formação integral que educa também ao aspecto transcendente da pessoa, ou seja, à experiência de Deus. O Conselho Boliviano de Leigos ressalta que a nova lei afeta o direito dos pais de pedirem uma educação que julgam melhor para seus filhos.
"Como organizações engajadas na missão de construir o Reino de Deus, vivemos numa situação de emergência e na oração a fim de que o Espírito Santo ilumine e guie os nossos líderes de Governo na busca do bem comum para todos os bolivianos" – conclui o texto. (MJ)
Igreja no Mundo
PORTUGAL: CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES EM FÁTIMA
◊ Fátima, 11 dez (RV) - O centenário das aparições marianas, em Fátima, Portugal, que se celebrará em 2017, será preparado através de conteúdos espirituais e culturais específicos que caracterizarão todos os anos precedentes.
Em 2011, refere a agência de notícias SIR, serão propostos um tema e uma frase inspirados nas recordações de Irmã Lúcia, que junto com Francisco e Jacinta, foi testemunha das três aparições angélicas de 1916 e das seis aparições da Virgem Maria que ocorreram de maio a outubro de 1917.
O reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Pe. Virgílio Antunes, explicou que a intenção é colocar no centro de todas as celebrações a dimensão espiritual e pastoral das aparições. "Tal ocasião deve nos levar a rever de maneira mais clara e profunda o núcleo da mensagem de Fátima, através do extraordinário documento constituído pelas memórias de Irmã Lúcia, falecida em 2005, e única vidente adulta" – frisou o sacerdote.
"Estamos conscientes de que o centenário será um momento fundamental para a Igreja e para o mundo. Faremos o possível para corresponder às expectativas de muitos peregrinos" – ressaltou Pe. Antunes – acrescentando que todo ano, será proposto aos peregrinos um caminho denominado "Itinerário do Jubileu", que os ajudará a interiorizar os verdadeiros significados das aparições.
O tema proposto para 2011, "Santíssima Trindade, te adoro profundamente", oferece um percurso que inicia na Loca do Cabeço, onde aconteceu uma das aparições do Anjo, passa pela propriedade e pelo poço do Arneiro, lugar de outra aparição angélica, e termina na Capela de Lausperene, dentro da Igreja da Santíssima Trindade.
Para mais informações sobre as iniciativas do centenário consulte o site www.fatima2017.org/portal. (MJ)
ALEMANHA: MARCHA DE SOLIDARIEDADE AOS CRISTÃOS IRAQUIANOS
◊ Essen, 11 dez (RV) - Uma marcha silenciosa em sinal de solidariedade para com os cristãos no Iraque foi realizada recentemente em Essen, na Alemanha.
"Não existe justificativa aos ataques perpetrados contra pessoas indefesas em suas casas ou aos fiéis reunidos numa Igreja" – disse o Bispo Auxiliar de Essen, Dom Franz Vorrath.
O prelado sublinhou que "não se trata de um conflito religioso entre cristãos e muçulmanos, porque as duas religiões viveram em paz durante longas fases da história iraquiana".
O bispo afirmou que "cristãos e muçulmanos podem criar juntos o futuro do Iraque". A marcha foi organizada pela diocese de Essen, pela Caritas local, pelo movimento para a paz 'Pax Christi' e pela comunidade católica caldeia de Essen-Katernberg.
Na área de Ruhr, na Alemanha, vivem muitos refugiados iraquianos, acolhidos nos anos passados e também em 2009, graças ao interesse das autoridades alemãs. (MJ)
Formação
EDITORIAL
◊ Cidade do Vaticano, 11 dez (RV) - Neste domingo comemoramos o dia de Nossa Senhora de Guadalupe, Imperatriz da América.
Para nós americanos é um dia muito importante porque recordamos o carinho que mais uma vez a Mãe de Deus e nossa demonstra para com os pequenos, pobres e marginalizados. Nesse continente onde em toda a América Latina e Caribe encontramos nações que ocupam lugar no rol dos países de terceiro mundo, onde na América do Norte sobressaem numerosos grupos de imigrantes e que se encontram marginalizados pela sociedade, a presença da Virgem Maria como Mãe carinhosa, faz com que conheçamos o rosto materno de Deus.
Maria disse ao índio asteca Juan Diego que nada temesse. Eis suas palavras: “Escute, meu filho, não há nada a temer; não fique preocupado nem assustado; não tema essa doença, nem qualquer outro dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadiviosa.”
Também não só para o povo americano, mas para todos os povos, Maria de Guadalupe diz: Não há nada a temer. Não estou aqui a seu lado? Sua Mãe?
Cremos no Amor de Deus, cremos em sua Providência, cremos em sua solicitude. A presença da Virgem Maria, providente na vida das pessoas e dos povos simples, dá ânimo e alegria para que todos os simples, todos os proclamados bem-aventurados por Jesus caminhem sem desanimar, mantendo acesa em seus corações a chama da esperança.
Que o povo americano se rejubile com o dia de sua Mãe! (CAS)
Atualidades
HAITI: PERMANECE ALTA A TENSÃO NO SEGUNDO TURNO DAS PRESIDENCIAIS
◊ Porto Príncipe, 11 dez (RV) - A situação no Haiti, depois das eleições presidenciais de 28 de novembro passado, permanece incerta e muito tensa.
Depois de anunciados os nomes dos candidatos eleitos para o segundo turno, o Conselho Eleitoral Provisório (CEP) afirmou numa declaração que em 16 de janeiro próximo se realizarão no Haiti o segundo turno das eleições presidenciais. Os candidatos para o segundo turno são Mirlande Manigat e Jude Celestin.
O anúncio sobre o segundo turno das presidenciais foi dado no último dia 7 de dezembro, causando manifestações em várias partes do país. Os conflitos mais graves ocorreram no sul do país, em Les Cayes. Os manifestantes denunciaram fraudes no processo eleitoral e acusaram o presidente, Rene Preval, e o CEP de manipularem o resultado das eleições. (MJ)
© Rádio Vaticano 2010
PAPA PROMULGA DECRETO SOBRE MILAGRE ATRIBUÍDO À INTERCESSÃO DE IRMÃ DULCE
◊ Cidade do Vaticano, 11 dez (RV) - Bento XVI autorizou, nesta sexta-feira, a promulgação do decreto que reconhece um milagre atribuído à intercessão da Serva de Deus, a brasileira Irmã Dulce.
O Santo Padre assinou o decreto durante a audiência ao prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, no curso da qual foram aprovadas as promulgações de outros 11 decretos.
O milagre realizado com intercessão da madre baiana, da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, foi reconhecido em outubro deste ano pelo Vaticano e só faltava a assinatura do pontífice.
Com o reconhecimento deste milagre, Irmã Dulce será beatificada em data a ser ainda estabelecida. O próximo passo, agora, será sua canonização. Para que Irmã Dulce seja reconhecida santa, o processo de canonização deverá apresentar mais um milagre atribuído à sua intercessão, que deverá, como este, ser reconhecido pela Santa Sé.
Os outros decretos assinados ontem pelo pontífice se referem a três martírios por ódio à fé, mais três reconhecimentos das virtudes heróicas de Servos de Deus.
Irmã Dulce nasceu em Salvador, Bahia, em 26 de maio de 1914; e faleceu nessa mesma cidade, em 13 de março de 1992. (AF)
FILES WIKILEAKS SOBRE VATICANO: COMUNICADO DA SALA DE IMPRENSA
◊ Cidade do Vaticano, 11 dez (RV) – Na tarde desta sexta-feira, a imprensa mundial divulgou – tendo como fonte os files de Wikileaks – alguns documentos da diplomacia estadunidense sobre o Vaticano. A esse propósito, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o seguinte comunicado:
"Sem entrar na avaliação da extrema gravidade da publicação de grande quantidade de documentos reservados e confidenciais, assim como suas possíveis consequências, a Sala de Imprensa da Santa Sé – diz seu diretor, Pe. Federico Lombardi, no comunicado – observa que uma parte dos documentos tornados públicos recentemente, pelo site Wikileaks, diz respeito a relatórios enviados ao Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, pela Embaixada dos Estados Unidos junto à Santa Sé."
"Naturalmente – prossegue Pe. Lombardi – tais relatórios refletem as percepções e opiniões daqueles que os redigiram, e não podem ser considerados expressões da própria Santa Sé, nem citações precisas de palavras de seus Oficiais. A credibilidade de tais palavras deve, portanto, ser avaliada com reserva e com muita prudência, levando em consideração tais circunstâncias."
Por sua vez, o embaixador dos EUA junto à Santa Sé, Miguel H. Diaz, numa nota publicada esta manhã, condena "da maneira mais forte possível" a publicação de documentos reservados do Departamento de Estado.
A Embaixada norte-americana – lê-se na nota – "não fará nenhum comentário sobre o conteúdo ou autenticidade de tais informações". Concluindo, a nota reitera que a Embaixada dos EUA junto à Santa Sé se empenha em colaborar com o Vaticano, a fim de que "o diálogo entre credos se transforme em ação em muitas áreas, no interesse do bem comum". (AF)
PAPA VISITA NESTE DOMINGO A PARÓQUIA ROMANA DE SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE
◊ Cidade do Vaticano, 11 dez (RV) - Com alegria e grande expectativa a comunidade da periferia romana de Prato Fiorito prepara-se para acolher Bento XVI, que neste domingo, às 9h locais, celebrará a missa na paróquia local dedicada a São Maximiliano Maria Kolbe. A Rádio Vaticano entrevistou o pároco da referida comunidade, o sacerdote polonês Slawomir Skwierzynski. Eis o que disse:
Pe. Slawomir Skwierzynski:- "Quando há um mês comuniquei aos paroquianos que teríamos esta grande graça e que 12 de dezembro acolheríamos aqui o Santo Padre, num primeiro momento houve um grande silêncio e todos ficaram de boca aberta. Depois, após alguns instantes meu vice-pároco disse-lhes: "Vocês entenderam que estamos falando do Papa Bento XVI?" Então houve um longo aplauso. É uma alegria enorme para nós, embora no primeiro momento tenha havido esse instante de incredulidade."
R. O fato é muito significativo também porque o Papa visitará uma paróquia num bairro da periferia romana, um bairro em que existem, inclusive, muitas dificuldades...
Pe. Slawomir Skwierzynski:- "De fato, temos muitas dificuldades. Trata-se de um bairro que se tornou, há tempos, bairro-dormitório: muitos para chegar ao trabalho devem sair pela manhã bem cedo e voltam somente à noite, muito tarde. Há uma série de problemas e, portanto, a notícia que o Papa vem nos visitar nessa nossa paróquia, que, ademais, é uma paróquia nova consagrada no ano passado, é certamente uma surpresa. É uma belíssima notícia, é uma grande alegria que é palpável no coração dos paroquianos."
P. Como os fiéis estão se preparando e o que lhe disseram sobre as expectativas acerca dessa visita?
Pe. Slawomir Skwierzynski:- "Iniciamos imediatamente a preparação espiritual através da oração e da adoração eucarística, mediante catequeses e evidenciando a importância da figura do Sucessor de Pedro, aquilo que representa e a necessidade de estarmos unidos, como cristãos e como Igreja, à figura do Papa."
P. O senhor é um sacerdote polonês: para o senhor o que significa encontrar-se à frente de uma paróquia dedicada a São Maximiliano Maria Kolbe, mártir polonês da caridade, e o que significa acolher o Papa nessa paróquia?
Pe. Slawomir Skwierzynski:- "Posso dizer que para mim é uma enorme emoção, mesmo porque vivo este momento muito intenso e muito rico de experiência: de fato, desde 1º de setembro sou o pároco desta comunidade e, ao mesmo tempo, sou pároco pela primeira vez. Nestes últimos 3-4 meses estou vivendo outro tipo de experiência com outro tipo de responsabilidade. Em tudo isso eu vejo um grande sinal do amor de Deus para com esta comunidade, bem como a presença de Maria. E explico logo o motivo daquilo que quero dizer: assim que comecei a trabalhar aqui na comunidade de São Maximiliano Maria Kolbe, em todas as missas fizemos um ato de consagração de toda a comunidade paroquial ao Coração Imaculado de Maria, e isso é bastante significativo porque o padroeiro desta comunidade é São Maximiliano, aquele que criou também a Milícia da Imaculada... E então pensei colocar toda a comunidade e, portanto, todos os meus paroquianos, sob a proteção de Nossa Senhora. Para mim, passados três meses – ou seja, de 12 de setembro a 12 de dezembro – ter aqui o Santo Padre nesta comunidade, nesta paróquia, e encontrá-lo justamente no dia 12 de dezembro, em que celebramos a memória litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, é um grande sinal." (RL)
AUDIÊNCIA E PLENÁRIA INTENSIFICAM RELAÇÕES ENTRE SANTA SÉ E ISRAEL
◊ Telaviv, 11 dez (RV) – Bento XVI recebeu em audiência, na manhã desta sexta-feira, o presidente do World Jewish Congress (Congresso Mundial Judaico), uma das mais importantes organizações judaicas do mundo. Esteve presente também o presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos e da Comissão para os Relacionamentos Religiosos com o Judaísmo, Cardeal Kurt Koch.
Os representantes do organismo agradeceram ao Papa pelo seu empenho no diálogo com Israel e discutiram com o Pontífice sobre a situação dos cristãos no Oriente Médio.
E, no Ministério das Relações Exteriores de Israel, deu-se a plenária da Comissão Bilateral Santa Sé e Estado de Israel. Segundo um comunicado conjunto, os trabalhos desenvolveram-se em um clima de tranqüilidade e abertura para o diálogo.
A delegação vaticana foi dirigida pelo subsecretário para as Relações com os Estados, Dom Ettore Balestrero, e a israelense foi encabeçada pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Danny Ayalon.
No início da reunião, fez-se referência ao telegrama enviado pelo Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, ao primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu, cujo objetivo foi assegurar as orações e a solidariedade do Papa Bento XVI para com as famílias daqueles que perderam a vida, ficaram feridos e foram atingidos pelos recentes incêndios no norte de Israel. (ED)
Igreja na América Latina
BOLÍVIA: CONSELHO BOLIVIANO DE LEIGOS PREOCUPADOS COM LEI SOBRE EDUCAÇÃO
◊ La Paz, 11 dez (RV) - O Conselho Boliviano de Leigos expressou, numa carta, sua preocupação acerca das novas leis em discussão no país, sobretudo a nova lei sobre a educação intitulada "Avelino Sinani e Elizardo Perez".
O documento é expressão de uma assembleia dos leigos realizada no início deste mês que analisou também as várias manifestações ofensivas contra os Pastores da Igreja Católica, que cumprem sua missão profética de anunciar e denunciar tudo o que é contrário à dignidade da pessoa humana. O Conselho Boliviano de Leigos expressou sua solidariedade aos bispos do país.
Os signatários da missiva temem que seja diminuída a formação integral que educa também ao aspecto transcendente da pessoa, ou seja, à experiência de Deus. O Conselho Boliviano de Leigos ressalta que a nova lei afeta o direito dos pais de pedirem uma educação que julgam melhor para seus filhos.
"Como organizações engajadas na missão de construir o Reino de Deus, vivemos numa situação de emergência e na oração a fim de que o Espírito Santo ilumine e guie os nossos líderes de Governo na busca do bem comum para todos os bolivianos" – conclui o texto. (MJ)
Igreja no Mundo
PORTUGAL: CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES EM FÁTIMA
◊ Fátima, 11 dez (RV) - O centenário das aparições marianas, em Fátima, Portugal, que se celebrará em 2017, será preparado através de conteúdos espirituais e culturais específicos que caracterizarão todos os anos precedentes.
Em 2011, refere a agência de notícias SIR, serão propostos um tema e uma frase inspirados nas recordações de Irmã Lúcia, que junto com Francisco e Jacinta, foi testemunha das três aparições angélicas de 1916 e das seis aparições da Virgem Maria que ocorreram de maio a outubro de 1917.
O reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Pe. Virgílio Antunes, explicou que a intenção é colocar no centro de todas as celebrações a dimensão espiritual e pastoral das aparições. "Tal ocasião deve nos levar a rever de maneira mais clara e profunda o núcleo da mensagem de Fátima, através do extraordinário documento constituído pelas memórias de Irmã Lúcia, falecida em 2005, e única vidente adulta" – frisou o sacerdote.
"Estamos conscientes de que o centenário será um momento fundamental para a Igreja e para o mundo. Faremos o possível para corresponder às expectativas de muitos peregrinos" – ressaltou Pe. Antunes – acrescentando que todo ano, será proposto aos peregrinos um caminho denominado "Itinerário do Jubileu", que os ajudará a interiorizar os verdadeiros significados das aparições.
O tema proposto para 2011, "Santíssima Trindade, te adoro profundamente", oferece um percurso que inicia na Loca do Cabeço, onde aconteceu uma das aparições do Anjo, passa pela propriedade e pelo poço do Arneiro, lugar de outra aparição angélica, e termina na Capela de Lausperene, dentro da Igreja da Santíssima Trindade.
Para mais informações sobre as iniciativas do centenário consulte o site www.fatima2017.org/portal. (MJ)
ALEMANHA: MARCHA DE SOLIDARIEDADE AOS CRISTÃOS IRAQUIANOS
◊ Essen, 11 dez (RV) - Uma marcha silenciosa em sinal de solidariedade para com os cristãos no Iraque foi realizada recentemente em Essen, na Alemanha.
"Não existe justificativa aos ataques perpetrados contra pessoas indefesas em suas casas ou aos fiéis reunidos numa Igreja" – disse o Bispo Auxiliar de Essen, Dom Franz Vorrath.
O prelado sublinhou que "não se trata de um conflito religioso entre cristãos e muçulmanos, porque as duas religiões viveram em paz durante longas fases da história iraquiana".
O bispo afirmou que "cristãos e muçulmanos podem criar juntos o futuro do Iraque". A marcha foi organizada pela diocese de Essen, pela Caritas local, pelo movimento para a paz 'Pax Christi' e pela comunidade católica caldeia de Essen-Katernberg.
Na área de Ruhr, na Alemanha, vivem muitos refugiados iraquianos, acolhidos nos anos passados e também em 2009, graças ao interesse das autoridades alemãs. (MJ)
Formação
EDITORIAL
◊ Cidade do Vaticano, 11 dez (RV) - Neste domingo comemoramos o dia de Nossa Senhora de Guadalupe, Imperatriz da América.
Para nós americanos é um dia muito importante porque recordamos o carinho que mais uma vez a Mãe de Deus e nossa demonstra para com os pequenos, pobres e marginalizados. Nesse continente onde em toda a América Latina e Caribe encontramos nações que ocupam lugar no rol dos países de terceiro mundo, onde na América do Norte sobressaem numerosos grupos de imigrantes e que se encontram marginalizados pela sociedade, a presença da Virgem Maria como Mãe carinhosa, faz com que conheçamos o rosto materno de Deus.
Maria disse ao índio asteca Juan Diego que nada temesse. Eis suas palavras: “Escute, meu filho, não há nada a temer; não fique preocupado nem assustado; não tema essa doença, nem qualquer outro dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadiviosa.”
Também não só para o povo americano, mas para todos os povos, Maria de Guadalupe diz: Não há nada a temer. Não estou aqui a seu lado? Sua Mãe?
Cremos no Amor de Deus, cremos em sua Providência, cremos em sua solicitude. A presença da Virgem Maria, providente na vida das pessoas e dos povos simples, dá ânimo e alegria para que todos os simples, todos os proclamados bem-aventurados por Jesus caminhem sem desanimar, mantendo acesa em seus corações a chama da esperança.
Que o povo americano se rejubile com o dia de sua Mãe! (CAS)
Atualidades
HAITI: PERMANECE ALTA A TENSÃO NO SEGUNDO TURNO DAS PRESIDENCIAIS
◊ Porto Príncipe, 11 dez (RV) - A situação no Haiti, depois das eleições presidenciais de 28 de novembro passado, permanece incerta e muito tensa.
Depois de anunciados os nomes dos candidatos eleitos para o segundo turno, o Conselho Eleitoral Provisório (CEP) afirmou numa declaração que em 16 de janeiro próximo se realizarão no Haiti o segundo turno das eleições presidenciais. Os candidatos para o segundo turno são Mirlande Manigat e Jude Celestin.
O anúncio sobre o segundo turno das presidenciais foi dado no último dia 7 de dezembro, causando manifestações em várias partes do país. Os conflitos mais graves ocorreram no sul do país, em Les Cayes. Os manifestantes denunciaram fraudes no processo eleitoral e acusaram o presidente, Rene Preval, e o CEP de manipularem o resultado das eleições. (MJ)
© Rádio Vaticano 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário