Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Jesuítas aceitaram resignação do Superior Geral

Os Jesuítas presentes na 35ª Congregação Geral da Companhia de Jesus aceitaram ontem, 14 de Janeiro, a renúncia do Pe. Peter-Hans Kolvenbach ao cargo de Superior (Prepósito) Geral, que ocupou durante 25 anos.
Depois deste passo, os 217 delegados com direito de voto poderão eleger o sucessor do Geral da Companhia de Jesus através do voto electrónico. O Padre Provincial, Nuno da Silva Gonçalves, e o Padre Carlos Carneiro são os dois enviados pela Província Portuguesa à 35.ª Congregação Geral.
A renúncia de Kolvenbach e a eleição do seu sucessor ocupa a primeira parte dos trabalhos, podendo ser conhecido o nome do novo Geral no dia 18 ou 19 de Janeiro, após quatro dias de oração, durante os quais os votantes estão sujeitos a um isolamento total, devendo entregar até os seus telemóveis, para que não haja comunicações externas.
Todos os rituais da nomeação seguem a normas ditadas por Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. O nome do eleito, que deve receber mais de metade dos votos, será divulgado pelos Jesuítas, após uma comunicação telefónica com Bento XVI.
A 21 de Fevereiro, o Papa receberá em audiência os membros da 35.ª Congregação Geral. A Ordem fundada por Santo Inácio, uma das mais respeitadas e admiradas na Igreja Católica, conta hoje com quase 20 mil religiosos em mais de 100 países de todo o mundo. Em 1965, contudo, esse número chegava a 30 mil e trezentos religiosos.

Internacional Octávio Carmo 15/01/2008 Jesuítas

Nenhum comentário: