Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 18 de abril de 2009

Assembleia Legislativa de Minas Gerais homenageia o centenário de dom Helder Câmara

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou sessão solene especial, nesta segunda-feira, 13, em homenagem ao centenário de nascimento de dom Helder Câmara, data que foi comemorada em todo o Brasil e no exterior, no último dia 7 de fevereiro [data de nascimento de dom Helder]. O autor da homenagem é o deputado estadual, Durval Ângelo (PT).
O tributo ao fundador da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aconteceu em parceria com a Escola de Direito de Belo Horizonte que leva o nome do homenageado. Durante a solenidade, foi entregue uma comenda ao Centro Nacional de Fé e Política dom Helder Câmara (Cefep), que foi representado pelo seu secretário-executivo, padre José Ernanne Pinheiro. Receberam também a condecoração, o Instituto dom Helder Câmara de Recife (PE), a Escola de Direito dom Helder Câmara de Belo Horizonte e outras entidades ligadas a direitos humanos e ao Dom.
De acordo com padre José Ernanne, a cerimônia lotou a Assembleia Legislativa da capital mineira, que estava repleta de banners com fotos e frases do homenageado. “Foi muito bonito participar de uma homenagem que teve a participação de movimentos sociais, representantes de entidades de direitos humanos e ligadas às causas que dom Helder defendia”, comenta o representante do Cefep.
Para recordar No dia 7 de fevereiro, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, presidiu missa solene em Recife (PE) em homenagem ao Dom. A missa aconteceu em frente à Igreja das Fronteiras, e foi concelebrada por dezenas de bispos e padres, com a presença de milhares de fiéis.



Os Correios lançaram um selo que homenageia o centenário do arcebispo. O estampilho foi criado pela artista, Silvania Branco, por meio de um concurso dos Correios, ela venceu ao retratar a imagem do bispo, a silhueta da Igreja das Fronteiras ao fundo e dos pobres que sempre estavam por ali esperando a palavra e a ajuda do “bispo da justiça”.
Ainda no dia 7, as igrejas de Olinda e Recife tocaram seus sinos às 6h, 12h e 18h para homenagear dom Helder, e logo após a missa, foi inaugurada no pátio das fronteiras, uma escultura do bispo.
Os eventos do centenário foram organizados pelo Regional Nordeste 2 (Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Pernambuco) da CNBB, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), arquidiocese de Olinda e Recife, Instituto Dom Helder Câmara (IDHEC), Governo do estado e Prefeitura do Recife, além de outras entidades.
Países como Alemanha, França e Canadá também prestaram suas homenagens ao centenário de dom Helder. Na Alemanha, os tributos foram coordenados pela Adveniat; na França, quem assumiu a organização foi a Associação dom Helder – Memória e Atualidade. No Canadá, por sua vez, o clero local foi o responsável pelas homenagens.

Nenhum comentário: