Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Papa e Santa Sé

PAPA RECEBE MAIS UM GRUPO DE BISPOS DO REGIONAL NORDESTE 3

◊ Castel Gandolfo, 06 set (RV) - Bento XVI recebeu na manhã desta segunda-feira, na residência apostólica, em Castel Gandolfo, mais um grupo de bispos do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que engloba os Estados de Bahia e Sergipe.

Do Estado da Bahia, o Papa recebeu hoje o Bispo de Caetité, Dom Ricardo Guerrino Brusati, e o Bispo emérito de Caetité, Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende, o Bispo de Jequié, Dom Cristiano Jakob Krapf, o Arcebispo de Feira de Santana, Dom Frei Itamar Vian, e o Bispo de Barra, Dom Frei Luiz Flávio Cappio, e do Estado de Sergipe, o Bispo de Estância, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida.

O colega Alberto Goroni entrevistou o bispo auxiliar de Salvador, Dom João Carlos Petrini, sobre o significado da visita ad Limina.

Mariangela Jaguraba perguntou ao bispo de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB, como o Papa acompanha a situação das dioceses brasileiras. (MJ)

BENTO XVI: SÓ O AMOR DÁ VALOR AOS PRECEITOS

◊ Cidade do Vaticano, 06 set (RV) - A liturgia desta segunda-feira conduz-nos ao centro da mensagem cristã: Deus é amor, é potência de cura que salva. O Evangelho nos fala de Jesus que cura, no dia de sábado, um homem que tem a mão direita paralisada, e por isso é criticado por escribas e fariseus. Aproveitamos para recordar algumas reflexões do Papa sobre esse tema:

Jesus muitas vezes faz milagres no dia de sábado, dia de repouso. "Assume a responsabilidade da interpretação do preceito revelando-se como "Senhor das próprias instituições legais". Mostra desse modo qual é a mensagem cristã:

"A verdadeira religião consiste no amor a Deus e ao próximo. Eis o que dá valor ao culto e à prática dos preceitos." (Angelus, 8 de junho de 2008)

Jesus pergunta a escribas e fariseus se é lícito fazer o bem ou fazer o mal. O amor está em contínua ação, não se pode cessar; o pecado, ao invés, "é uma espécie de paralisia do espírito da qual somente a potência do amor misericordioso de Deus pode nos livrar." O Pontífice ressalta que as curas são, então, os sinais do poder do amor de Deus:

"Essas curas são sinais: não se resolvem em si mesmas, mas guiam para a mensagem de Cristo; conduzem-nos a Deus e nos fazem entender que a verdadeira e mais profunda doença do homem é a ausência de Deus, da fonte da verdade e do amor. E somente a reconciliação com Deus pode dar-nos a verdadeira cura, a vida, porque uma vida sem amor e sem verdade não seria vida). (Angelus, 8 de fevereiro de 2009)

"A cura completa e radical é a salvação... é a fé que salva o homem – observa o Santo Padre – restabelecendo-o em sua profunda relação com Deus, consigo mesmo e com os outros"; e não a lei ou as ideologias que tanto atraem os homens:

"De fato, é forte no homem a tentação de construir para si um sistema de segurança ideológico: inclusive a própria religião pode tornar-se elemento desse sistema, bem como o ateísmo, o laicismo, mas agindo assim se pode ficar cego pelo próprio egoísmo. Caros irmãos, deixemo-nos conduzir por Jesus, que pode e quer dar-nos a luz de Deus! Confessemos as nossas cegueiras, as nossas miopias, e sobretudo aquilo que a Bíblica chama de "o grande pecado" (cf Sal 18, 14): o orgulho." (Angelus, 2 de março de 2008) (RL)

BISPO DE ANAGNI-ALATRI FAZ BALANÇO DA VISITA DE BENTO XVI À TERRA NATAL DE LEÃO XIII

◊ Cidade do Vaticano, 06 set (RV) - A visita de Bento XVI ontem, domingo, a Carpineto Romano, por ocasião do bicentenário de nascimento do Papa Leão XIII, repropôs o laço indissolúvel entre cristianismo e promoção humana. Um entrelaçamento relido na homilia do Santo Padre mediante os anos de Pontificado do Papa Vincenzo Gioacchino Pecci, nascido na cidadezinha do Lácio no dia 2 de março de 1810.

Em particular, o Santo Padre recordou o Magistério de Leão XIII ressaltando que a fidelidade ao Evangelho esteve na base do Pontificado do Papa Gioacchino Pecci.

E é essa fidelidade que torna repleta de significado também a questão social, como ressalta o Bispo da Diocese de Anagni-Alatri, Dom Lorenzo Loppa, a quem a Rádio Vaticano pediu um balanço dessa visita de Bento XVI:

Dom Lorenzo Loppa:- "O Santo Padre, a partir da liturgia do domingo, evidenciando a adesão incondicionada a Jesus Cristo, sem antepor-lhe nada e ninguém, desenvolveu a sua homilia e recordou Leão XIII. Antes de entrar na questão social, antes de falar do testemunho cristão que é como fermento, sal e luz, falou das bases de uma vida cristã, isto é, da relação com Jesus Cristo, da oração, da espiritualidade, dimensões sem as quais não se vai muito longe."

P. Depois, o Papa recordou a promoção humana portada pelo Cristianismo no caminho da civilização...

Dom Lorenzo Loppa:- "A força do Cristianismo é justamente essa: une o projeto de Deus, as promessas de Deus às aspirações dos homens. Nós partilhamos uma aspiração única com todos: a aspiração a vencer a morte, a abater qualquer tipo de barreira. O Cristianismo vai ao âmago dos problemas, vai às suas raízes. A coisa bonita é ver que se se coloca Cristo no centro e se se vê tudo com os seus olhos, não se perde nada do ponto de vista humano. É a transformação das consciências que assegura o futuro dos homens."

P. O que ficará em Carpineto Romano e na Diocese de Anagni-Alatri dessa visita apostólica de Bento XVI?

Dom Lorenzo Loppa:- "Ficará muito entusiasmo, uma confirmação na fé, muito impulso para a nossa esperança e, sobretudo, uma grande vontade de recomeçar todos os dias e de colocar disponível tudo que se tem para responder aos desafios de hoje, de modo particular, o desafio da educação das jovens gerações." (RL)

Igreja na América Latina

MÉXICO: CARDEAL CELEBRA MISSA PARA AS 72 VÍTIMAS DE TAMAULIPAS E PEDE JUSTIÇA

◊ Cidade do México, 06 set (RV) – Ao recordar os assassinatos dos 72 migrantes em Tamaulipas, México, o Cardeal Norberto Rivera qualificou o crime como “abominável”. Ele fez o apelo de que sejam estabelecidas as medidas necessárias para que nunca mais aconteça algo similar.

Durante a missa dominical na Catedral Metropolitana, o purpurado esteve acompanhado pelos embaixadores de El Salvador, Hugo Roberto Carrillo Corleto; das Filipinas, Francisco III Ortigas Miranda; da Itália, Roberto Spinelli; e pela Ministra de Negócios de Honduras, Marta Carolina Pineda Zapata.

Neste domingo, a Igreja celebrou o Dia Internacional dos Migrantes. Por essa ocasião, o cardeal assinalou que se deve ser solidário com os migrantes e principalmente com as crianças, que são obrigados a enfrentar as migrações junto com os pais. Na sua homilia, ele afirmou que a Igreja “não pode calar diante dos pecados, pois uma Igreja muda não serve nem a Deus nem aos homens”. Na ocasião, também foram recordados os cem anos do nascimento de Madre Teresa de Calcutá. (ED)

ARCEBISPO DE SAN SALVADOR PEDE MAIOR ESFORÇO CONTRA A VIOLÊNCIA

◊ San Salvador, 06 set (RV) – O arcebispo de San Salvador (El Salvador), Dom José Luis Escobar Alas, pediu, neste domingo, que as autoridades façam maior esforço para combater a criminalidade. O pedido foi feito dias depois que uma menina de seis anos foi seqüestrada e assassinada brutalmente, causando grande comoção no país. O caso foi vinculado ao “las maras”, gangue ligada ao crime organizado.

A menina chamava-se Marleny Galdámez. Ela foi seqüestrada a caminho da escola, em uma zona rural, no oeste do país, na quarta-feira passada. Depois, o corpo da menina, decapitado e com marcas de tortura, foi deixado na frente da sua casa.

“Quanta barbárie, quanta selvageria, quanta maldade! Esse é só um símbolo de todos os casos que têm acontecido, é gravíssimo” – disse o prelado. “As forças de segurança – ressaltou Dom Escobar – merecem a confiança da população, mas também devem fazer mais para expulsar os maus elementos da polícia, das forças armadas e dos sistemas carcerários.”

O subdiretor da polícia salvadorenha afirmou ao jornal El País que já se tem pistas dos assassinos. A polícia capturou quatro suspeitos residentes na mesma área onde ocorreu o crime, entre eles um soldado. A mãe da criança afirmou que os criminosos estavam cobrando dela, há alguns dias, uma dívida de 49 dólares.

As gangues e o crime organizado fazem de El Salvador o país mais violento da América Latina, com mais de 75 homicídios para cada 100 mil habitantes – uma das maiores taxas do mundo.

O arcebispo esteve reunido, dias atrás, com as autoridades da Polícia Civil e do Ministério de Segurança para discutir sobre a violência no país. Dom Escobar contou que na reunião foram explicadas as medidas que estão sendo tomadas para combater a onda de violência que vem crescendo em El Salvador. O prelado disse dar-lhes um voto de confiança, pois demonstraram boa vontade. (ED)

CONTINENTE AMERICANO UNIDO EM ORAÇÃO

◊ Guadalupe, 06 set (RV) - A Igreja no México promove, na próxima quarta-feira, no dia 8, a oração do Terço de Amor Guadalupano.

Milhões de fiéis do continente americano se unirão em comunhão espiritual para participarem da iniciativa de oração a Nossa Senhora de Guadalupe. Todos levarão velas em suas mãos e irão em procissão desde a colina de Tepeyac, local da aparição de Nossa Senhora ao índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin, até o átrio do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe. O Arcebispo de Cidade do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, Primaz do México, presidirá a procissão.

O evento, organizado pela arquidiocese faz parte do programa de atividade do Dia Universal "Nossa Senhora de Guadalupe, Escudo e Padroeira de nossa Liberdade", promovido em vista da celebração do bicentenário de Independência do México.

Os temas abordados durante o evento serão: "Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe da civilização do amor" e "Nossa Senhora de Guadalupe, Escudo e Padroeira da nossa liberdade - o significado da Virgem Morena na luta pela Independência do México".

Segundo informações da arquidiocese, participarão do Terço vários imigrantes latino-americanos que vivem nos Estados Unidos, e outras pessoas espalhadas por todo o continente americano que acompanharão o evento através do site www.rosarioguadalupano.com. Além disso, várias redes de televisão e as rádios católicas no México retransmitirão o evento. (MJ)

CHILE: IGREJA CELEBRA DIA DO MIGRANTE

◊ Santiago do Chile, 06 set (RV) - O Chile comemorou neste domingo o Dia do Migrante.

Foi celebrada uma santa missa presidida pelo bispo auxiliar de Santiago, Dom Cristián Contreras, com a participação de representantes de vários países, vestidos com seus trajes tradicionais que apresentaram ofertas típicas de suas culturas e animaram a liturgia com música e cantos indígenas.

A grande festa em vista do Dia do Migrante foi preparada pela Paróquia Nossa Senhora de Pompéia, em colaboração com o INCAMI (Instituto Católico do Chile para os Migrantes) e o Departamento Arquidiocesano da Imigração. Depois da Eucaristia, num breve discurso, a comunidade de migrantes fez uma homenagem ao Chile pelo seu bicentenário de Independência.

O Dia do Migrante foi criado, em 1914, pelo Papa Bento XV. No Chile, a Igreja escolheu celebrar esse dia no primeiro domingo de setembro em todas as paróquias do país. Nesta data se realiza também a coleta de fundos para as atividades do INCAMI.

Para a celebração do Dia do Migrante 2010, o INCAMI escolheu o slogan "Chile, uma mesa para todos", porque, conforme salientou o presidente do INCAMI, Dom Enrique Troncoso, "decidimos nos unir e participar da Missão Continental. Pensamos que o Chile seja uma mesa para todos, isto significa também uma mesa aberta para aqueles que vêm de fora. O fato de nos sentarmos juntos em torno da mesma mesa é um momento de comunhão".

Segundo recentes dados oficiais, no Chile vivem atualmente 352.344 migrantes, numa população de mais de 16 milhões de habitantes. As dez comunidades com o maior número de residentes no Chile são: Peru, Argentina, Bolívia, Equador, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Brasil, Alemanha e China. (MJ)

Igreja no Mundo

KOSOVO: INAUGURADO SANTUÁRIO EM HOMENAGEM A MADRE TERESA NO SEU PAÍS NATAL

◊ Prístina, 06 set (RV) – Um santuário dedicado a Madre Teresa foi consagrado, neste domingo, em Prístina, capital do Kosovo, país natal da beata. Presidindo a celebração como representante da Santa Sé, o Arcebispo de Bar, em Montenegro, Dom Zef Gashi.

Também participaram o administrador apostólico de Prizren, Sérvia, Dom Dodë Gjergji, e representantes das Conferências Episcopais da Albânia e da Croácia.

A cerimônia representou para o povo de Kosovo o ponto culminante das celebrações pelo centenário do nascimento de Madre Teresa. À construção do santuário contribuíram com ofertas as paróquias de Kosovo e as várias comunidades de emigrados do país na Europa e nos Estados Unidos. Ao lado do santuário foi construída a nova sede da administração apostólica. No subsolo foi feito um grande auditório que recebeu o nome de Pjeter Bogdani, em homenagem a ele, que foi o último bispo católico residente em Prístina antes da ocupação feita pelo Império Otomano, três séculos atrás.

De acordo com o vigário geral da Igreja de Kosovo, Lush Gjergji, “o santuário dedicado a Madre Teresa não é construído somente de cimento e ferro, mas principalmente com o coração e a gratidão de tantos devotos que ela tem”. (ED)

PAQUISTÃO: CARITAS ENGAJADA NA AJUDA AOS DESLOCADOS

◊ Islamabad, 06 set (RV) - A Caritas-Paquistão continua seu trabalho em favor das vítimas das enchentes no país.

"O trabalho da Caritas prossegue. Estamos preocupados e agimos com prudência. Em algumas áreas, como no norte do país, nossos voluntários estão muito atentos e se movimentam segundo indicações das forças de segurança" – explica a secretária executiva da Caritas Paquistão, Anila Gill.

O país está novamente em alarme por causa dos atentados terroristas que atingiram Lahore e Quetta nos últimos dias. "O trabalho da Caritas prossegue incansavelmente em todas as direções, em todas as dioceses e sem alguma discriminação" – ressalta o bispo de Hyderabad, Dom Max John Rodrigues.

"Na diocese, ajudamos todas as pessoas. Muitos religiosos e voluntários católicos estão trabalhando no território. Vejo muita solidariedade: muçulmanos, cristãos e hinduístas estão unidos no sofrimento" – frisou o prelado.

A respeito dos problemas dos dias passados sobre a discriminação em detrimento dos cristãos e águas desviadas que prejudicaram mais pobres – Dom Rodrigues disse que "os grupos de caridade islâmica se defendem alegando que segundo sua doutrina, a coleta da zakhat, a esmola islâmica, deve ser destinada exclusivamente aos muçulmanos. Não se pode esquecer que o país há um quadro geral de discriminação das minorias e dos trabalhadores mais simples. É uma mentalidade comum que pode repercutir também nesta tragédia. Sobre o fato de que os ricos tenham vantagem sobre os pobres, salvando as próprias terras, isto é um fato grave do qual o governo deve se ocupar" – disse ainda o bispo.

A Comunidade de Santo Egidio, em Islamabad, organizou planos de ajudas de emergência na cidade de Noshera. O responsável pelo grupo, Stephen Masih, disse que a "cidade está completamente destruída. Estamos ajudando centenas de famílias muçulmanas. Levamos alimentos, tendas e principalmente água potável. Os refugiados cristãos já foram acolhidos nas igrejas. A área é uma das mais arriscadas em caso de ataques terroristas."

"Somos cautelosos, mas não temos medo. Servir estas pessoas pobres é a coisa mais importante" – ressaltou Masih. Entretanto, multiplicam-se no mundo as iniciativas de ajuda em favor do Paquistão. Ontem, domingo, a Conferência Episcopal alemã promoveu um dia especial de oração e solidariedade com uma coleta de verbas nas missas. (MJ)

Entrevistas

BISPO AUXILIAR DA EPARQUIA SÃO JOÃO BATISTA PARA UCRANIANOS FALA SOBRE SÍNODO DE SUA IGREJA

◊ Lviv, 06 set (RV) - Realiza-se de 2 a 9 do corrente, em Lviv, na Ucrânia, o Sínodo dos bispos da Igreja greco-católica ucraniana, que este ano tem seus trabalhos norteados pelo tema da imigração. Um dos participantes é o Bispo auxiliar da Eparquia São João Batista para os ucranianos no Brasil, Dom Meron Mazur.

Entrevistado pelo nosso colega Chavaga, do Programa Ucraniano da Rádio Vaticano, Dom Mazur nos fala sobre a sua participação no Sínodo e sobre a presença da Igreja ucraniana no mundo: (RL)

Atualidades

ÁFRICA DO SUL: PREOCUPANTE SITUAÇÃO DOS REFUGIADOS ZIMBABUANOS

◊ Cidade do Cabo, 06 set (RV) - "Os refugiados de Zimbábue com os quais conversei, estão muito preocupados com as medidas de regularização adotadas pelo governo sul-africano, porque a situação em Zimbábue não mudou" – foi o que disse o missionário escalabriniano Pe. Mário Tessarotto que ajuda, em Cidade do Cabo, os refugiados provenientes de vários países africanos.

No último dia 2, o Governo sul-africano anunciou que até o fim deste ano irá retirar o visto especial concedido a milhares de cidadãos zimbabuanos. Trata-se de uma autorização dada aos zimbabuanos para que eles pudessem residir na África do Sul sem documentos. "Após 31 de dezembro próximo, todos os zimbabuanos sem documentos serão tratados como os outros e começarão a ser expulsos" – declarou um porta-voz do Governo sul-africano.

"A África do Sul e o Zimbábue têm relações muito complexas, que envolvem os partidos no poder nesses países" – explicou Pe. Mário. O sacerdote se demonstrou perplexo sobre a atuação destas medidas: "Acredito que será difícil atuá-las. O Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder na África do Sul, está dividido entre uma corrente populista, próxima à oposição do Presidente de Zimbábue, Robert Mugabe, favorável à repatriação dos refugiados, e outra, que quer manter boas relações com os Estados Unidos. Esta última teme que a expulsão dos refugiados prejudique as relações, principalmente econômicas, com os Estados Unidos" – frisou Pe. Mário.

Na África do Sul vive uma grande comunidade de zimbabuanos, cerca de 1 milhão e meio de pessoas que abandonaram seu país por causa da fome e perseguições políticas. "O Zimbábue era considerado antes a reserva de trigo da África Austral ou mesmo a Suíça da África. A política econômica de seu Governo fez o país precipitar entre as nações mais pobres do mundo, com um índice de desemprego altíssimo e a agricultura arrasada, que faz com que o Zimbábue hoje, importe gêneros alimentícios do exterior" – sublinhou o sacerdote escalabriniano.

A presença de um alto número de refugiados zimbabuanos, aos quais se somam imigrantes de outros países como Moçambique, provocou fortes tensões com a população local da África do Sul. "Nós, missionários, tentamos tranqüilizar as pessoas e promover projetos de desenvolvimento em prol dos refugiados e dos sul-africanos, e explicamos que os zimbabuanos não querem roubar os empregos dos sul-africanos.

Várias organizações sul-africanas de defesa dos direitos humanos expressaram sua oposição contra as medidas de revogação do visto especial de residência, afirmando temer a retomada da violência política em Zimbábue, em coincidência com as eleições de 2011. (MJ)

© Rádio Vaticano 2010

Nenhum comentário: