Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Papa e Santa Sé

BISPOS DO RIO DE JANEIRO RECEBIDOS PELO PAPA

◊ Castel Gandolfo, 23 set (RV) – O Papa Bento XVI recebeu em audiência nesta manhã na residência Apostólica de Castel Gandolfo o Ministro Presidente da região de Baden-Württemberg (República Federal da Alemanha), e Comitiva, senhor Stefan Mappus. Recebeu ainda o Bispo de Augsburg, na Alemanha, Dom Konrad Zdarsa.

Em seguida Bento XVI recebeu alguns bispos da Conferência Episcopal do Brasil, (Região LESTE I), Estado do Rio de Janeiro em Visita “ad Limina Apostolorum”:
- o Arcebispo de Niterói, Dom Alano Maria Pena, com o Bispo auxiliar, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz,
- o Bispo de Campos, Dom Roberto Gomes Guimarães,
- o Bispo de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, com o Bispo emérito, Dom Rafael Llano Cifuentes, e ainda
- o Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro.

No final da tarde de hoje, o Papa recebe no pátio interno da Residência Apostólica cerca de 400 alunos das Escolas elementares das Mestras Pias Filipini, de Castel Gandolfo.

A Rádio Vaticano conversou nesta manhã com o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta que está participando da visita ad Limina. (SP)

PE. LOMBARDI: INVESTIGAÇÃO SOBRE O IOR NÃO PASSA DE MAL-ENTENDIDO

◊ Cidade do Vaticano, 23 set (RV) – Trata-se de um mal-entendido que já se encontra em fase de esclarecimento e, em todo caso, o Vaticano age com transparência, no pleno respeito "pelas normas internacionais sobre a lavagem de dinheiro": é o que afirma o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, acerca das investigações que estão sendo realizadas pela Procuradoria de Roma sobre a presidência do Instituto para as Obras de Religião (IOR) – conhecido como "Banco do Vaticano" – por uma presumível violação das normas anti-lavagem de dinheiro.

As declarações de Pe. Lombardi – diretor-geral da Rádio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano – estão contidas numa carta enviada ao diário britânico Financial Times, que ontem havia publicado a notícia em primeira página.

Trata-se de uma carta a fim de que – diz Pe. Lombardi – "não se difundam informações inexatas e não seja prejudicada a atividade do IOR, nem o bom nome de seus dirigentes".

Com essas premissas, Pe. Lombardi – na sua qualidade de porta-voz da Santa Sé – toma uma nítida posição acerca da investigação instaurada dois dias atrás, pela Procuradoria da República, de Roma, sobre Ettore Gotti Tedeschi e Paolo Cipriani, respectivamente, presidente e diretor-geral do IOR, acusados de uma presumível violação das normas anti-lavagem de capitais, no âmbito de uma movimentação de dinheiro realizada numa conta-corrente de um banco italiano.

Ao Financial Times – que dera ênfase à questão, publicando em sua primeira página uma foto do Presidente Gotti Tedeschi, e dando ao artigo o título "O Vaticano apóia os banqueiros na investigação sobre lavagem" – o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé explica que, antes de tudo, "o IOR não é um banco, no sentido exato da palavra, mas sim um instituto que, administrando os bens das instituições católicas que atuam com finalidades de apostolado religioso e de caridade em nível internacional, tem sua sede na Cidade do Vaticano" e, portanto, "fora da jurisdição e da vigilância dos diversos Bancos nacionais".

Esse "status particular" – prossegue Pe. Lombardi – "faz com que sua situação no sistema financeiro internacional e suas regras exija uma série de acordos, em particular à luz das novas normativas estabelecidas pela União Europeia, para a prevenção do terrorismo e da lavagem de capitais, a fim de estabelecer os procedimentos necessários para que a Santa Sé seja inserida na White List".

A "White List" compreende os Estados e Territórios que asseguram, com base em convenções, um intercâmbio de informações, para evitar a sonegação de impostos.

E é com esse preciso objetivo e a garantia absoluta da transparência das atividades do IOR, que o Presidente do Instituto, Gotti Tedeschi – afirma Pe. Lombardi – está trabalhando desde o dia de sua nomeação" ao cargo, e "no respeito do mandato que lhe foi confiado pelas máximas autoridades vaticanas".

"A perplexidade e a surpresa" da Secretaria de Estado, manifestadas no comunicado da última terça-feira, acerca da ação judicial promovida pela Procuradoria de Roma, têm sua origem, justamente, a partir da constatação do "empenho" e dos "contatos em andamento", além da manifesta intenção de se "chegar rapidamente" e com "toda a boa vontade" a "soluções estáveis" – diz Pe. Lombardi.

"A natureza e o objetivo de que são alvo as investigações – observa o porta-voz vaticano – poderiam ter sido esclarecidos com extrema simplicidade, uma vez que se trata de operações de tesouraria das quais é destinatário o próprio Instituto, em contas-correntes que lhe pertencem, no âmbito de outros institutos de crédito. O inconveniente veio a se criar em virtude de um mal-entendido (que está sendo devidamente analisado) entre o IOR e o banco que recebera a ordem de transferência de certa soma em dinheiro" – esclarece Pe. Lombardi.

Portanto, a Santa Sé – diz ainda o diretor da Sala de Imprensa, concluindo sua carta ao Financial Times – reafirma "tanto a sua total confiança nos dirigentes do IOR como a sua disponibilidade total de plena transparência sobre as operações financeiras por ele realizadas, em coerência com os procedimentos e normas exigidos hoje em dia, pela segurança e transparência das operações no campo das finanças internacionais." (AF)

BISPOS INGLESES: BOM ÊXITO DA VISITA DO PAPA AO REINO UNIDO

◊ Londres, 23 set (RV) - O clima de entusiasmo que caracterizou as Igrejas do Reino Unido por ocasião da visita de Bento XVI levou os bispos locais a escreverem uma mensagem de agradecimento. Em duas mensagens distintas, os episcopados de Inglaterra e Gales, e o episcopado da Escócia expressam gratidão à nação, ao governo e à Rainha Elisabeth II pelo acolhimento reservado ao Pontífice.

Na declaração dos bispos ingleses e galeses se expressa um agradecimento particular aos que colaboraram na organização da visita; já os bispos escoceses agradecem também aos jornais pelo empenho na ampla cobertura da visita apostólica e por apresentarem as palavras do Papa.

O bom êxito da visita é uma realidade da qual toda a Escócia deve se orgulhar: lê-se na carta que também se dirige aos membros de outras Igrejas e denominações, "que se uniram a nós para acolher o Santo Padre" – afirmam.

Por fim, todos os bispos reconhecem que o Santo Padre "deu nova esperança à comunidade católica desta terra". "Há muito o que se ganhar refletindo ulteriormente sobre tal visita, não somente para os católicos, mas para a nossa sociedade em seu conjunto" – lê-se no texto dos bispos ingleses. (RL)

BARCELONA: "ACOLHER BEM O PAPA"

◊ Barcelona, 23 set (RV) - Faltando apenas seis semanas para a anunciada visita do Papa Bento XVI a Barcelona, o Arcebispo local, Cardeal Lluís Martínez Sistach, exortou os fiéis a acolhê-lo e a fazer com que o Santo Padre se sinta em casa, acrescentando que se trata de um pastor dedicado a defender o homem.

Em uma exortação apostólica, o Cardeal Martínez explicou que “o Santo Padre deixará o Vaticano para nos visitar. Nós temos que acolhê-lo saindo de nossas casas, deixando nossos vilarejos e cidades da Catalunha e participando pessoalmente na dedicação da Igreja da Sagrada Família e saudando-o pelas ruas e lugares pelos quais passará desde sua chegada até que deixe Barcelona” nos próximos 6 e 7 de novembro.

O Arcebispo recordou que Bento XVI é um autêntico defensor do homem. “Papa é o promotor e defensor da pessoa humana em meio a um mundo desumano, porque é um mundo sem Deus. A preocupação do Sucessor de Pedro em defender a pessoa tem suas raízes no princípio mesmo da criação e da redenção, e desta maneira a pessoa permanece enraizada naquilo que em definitiva a torna digna: a comunhão com Deus”.

“Temos que acolher esta visita apostólica como uma oportunidade magnífica da graça de Deus, que possivelmente não voltará a viver nossa Igreja durante muitos anos; a anterior visita apostólica foi realizada por João Paulo II 28 anos atrás. Vamos então acolher o Santo Padre Bento XVI como aquele que vem em nome do Senhor”, acrescentou. (SP)

CARDEAL CORDES VISITA ESTADOS UNIDOS

◊ Cidade do Vaticano, 23 set - O Pontifício Conselho Cor Unum divulgou ontem, quarta-feira, um comunicado sobre a próxima visita do Cardeal Paul Josef Cordes, Presidente desse dicastério, aos Estados Unidos, convidado pela “Catholic Charities USA” (organizações de caridade católicas dos EUA) para participar de um encontro em Washington de 25 a 29 de setembro por ocasião do primeiro centenário de fundação desse organismo.

O comunicado assinala que “o discurso do Cardeal se centrará no enraizamento da fé no compromisso caridoso da Igreja e na necessidade de promover a identidade característica das organizações eclesiásticas, como sublinha a primeira encíclica de Bento XVI, ‘Deus caritas est’”.

Em sua mensagem aos participantes, através da carta do Cardeal Secretário de Estado ao Cardeal Paul Josef Cordes (de 11 de agosto de 2010), o Papa Bento XVI manifesta o desejo de que este aniversário seja “uma ocasião propícia para agradecer a Deus Todo Poderoso pelo trabalho do organismo e exorta os seus membros a “viverem seu trabalho como um testemunho tangível da fé em Cristo”.

Durante sua estada nos Estados Unidos, o Cardeal Cordes participará de diversos eventos sobre a caridade católica e a doutrina social. (SP)

Nenhum comentário: