Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 5 de maio de 2011

PAPA ENALTECE OBRA DE BENFEITORES DA IGREJA

◊ Cidade do Vaticano, 05 mai (RV) - Bento XVI recebeu esta manhã no Vaticano os membros da Papal Foundation, por ocasião de sua visita anual a Roma. Esta Fundação apóia os países mais pobres na assistência a pessoas doentes e financia abrigos para adultos e crianças de rua, hospitais, postos de saúde.

Também ajuda na reconstrução de igrejas destruídas, na construção de seminários e casas de retiro; proporciona assistência às vítimas de catástrofes naturais; incrementa serviços para os refugiados e migrantes, oferece financiamento para programas pró-vida e residências para os sacerdotes idosos e religiosos.

O encontro com o papa foi uma oportunidade de receber o agradecimento do pontífice pela importante contribuição que a Fundação oferece à missão da Igreja. “Estou muito grato por seu envolvimento em projetos que buscam o desenvolvimento humano integral e o incentivo às atividades apostólicas das dioceses e congregações religiosas em todo o mundo” – disse Bento XVI.

"A Fundação nasceu como uma forma de demonstrar a solidariedade concreta com o Sucessor de Pedro, na sua solicitude pela Igreja universal. O compromisso com os ideais da Igreja é uma expressão privilegiada do engajamento cristão perante o mundo" – frisou o pontífice, acrescentando que “esta é uma forma de testemunhar que a Igreja é missionária por natureza”.
(CM)


BENTO XVI: MENSAGEM A COMISSÃO BÍBLICA

◊ Cidade do Vaticano, 05 mai (RV) – O Papa Bento XVI enviou hoje uma mensagem ao Cardeal William Levada, presidente da Pontifícia Comissão Bíblica. O motivo é a Assembleia Anual Plenária da Comissão que este ano traz o tema “Inspiração e Verdade da Bíblia”.

Segundo Bento XVI, este tema constitui um dos pontos principais destacados pelo próprio Papa nas primeira páginas de sua exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini. Bento XVI escreveu que “um conceito chave para que os homens possam entender o texto sagrado como Palavra de Deus é a inspiração”.

Bento XVI segue a mensagem dizendo que “Deus dirige sua Palavra a nós para revelar Ele mesmo e fazer conhecer o mistério da sua vontade. Por meio de sua Palavra, Deus quer nos comunicar toda a verdade sobre Ele mesmo e seu progeto para salvar a humanidade. O empenho de descobrir sempre mais sobre a verdade dos livros Sagrados equivale a procurar conhecer melhor Deus e o mistério de sua vontade”, destacou o Papa.

Por fim, Bento XVI deseja que a Assembleia transcorra bem e destaca o seu particular apreço pelo trabalho feito pela Comissão Bíblica por promover o conhecimento, o estudo e o recebimento da Palavra de Deus em todo o mundo. (RB)


VIDEOMENSAGEM DO PAPA À XIV FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO

◊ Cidade do Vaticano, 05 mai (RV) - Um "presitigioso evento" que "dará, sem dúvida, a possibilidade a muitas pessoas de apreciar uma mostra significativa da produção literária da Igreja Católica e sua grande contribuição para a cultura e para o povo dominicano": é o que afirma o Papa numa videomensagem transmitida nesta quarta-feira no Teatro Nacional de Santo Domingo, na República Dominicana, na abertura da XIV Feira Internacional do Livro.

No evento, programado para se realizar até dia 22 do corrente, no Parque da Cultura da capital dominicana, a Santa Sé participa – como um Pavilhão todo seu – como convidada de honra, por ocasião, do quinto centenário da criação canônica da Diocese de Santo Domingo.

O Pontífice, após saudar o Presidente dominicano Leonel Fernández, recordou – citando o Venerável Pio XII – "que a tarefa de um bom livro é educar a uma compreensão mais profunda das coisas, a pensar e refletir".

"Deus mesmo – prosseguiu – quis que o Verbo assumisse a nossa natureza frágil para tornar-se compreensível e próximo aos homens, e dispôs que a única e eterna Palavra divina se expressasse, por inspiração do Espírito Santo, em palavras humanas que pudessem ser plasmadas em forma de livro de modo que, através das Sagradas Escrituras, pudesse chegar a todos a Boa Nova da salvação." (RL)


AQUILEIA E VENEZA ESPERAM BENTO XVI: "VEM CONFIRMAR NOSSA FÉ", DIZ CARDEAL SCOLA

◊ Cidade do Vaticano, 05 mai (RV) - Cresce a expectativa no Veneto – Nordeste da Itália – pela visita pastoral de Bento XVI, sábado e domingo próximos. O Santo Padre visitará, na tarde de sábado, dia 7, Aquileia, onde, em abril de 2012 se realizará o Simpósio das dioceses do Triveneto.

Em seguida, se transferirá para Veneza, onde o Pontífice encontrará os venezianos na Praça São Marcos. No domingo, dia 8, pela manhã, Bento XVI celebrará a santa missa no Parque de São Juliano, em Mestre. O programa dessa visita é denso de encontros: tratar-se-á da 22ª viagem apostólica de Bento XVI pela Itália, em 6 anos de Pontificado.

A propósito dessa visita, a Rádio Vaticano entrevistou o Patriarca de Veneza, Cardeal Angelo Scola, a quem perguntou por que o Papa vai ao rico Nordeste italiano – meta de imigração por causa do trabalho – terra que recebeu o Evangelho da pregação de São Marcos:

Cardeal Angelo Scola:- "Creio que o lema que escolhemos - "Tu confirmas a nossa fé" – explique muito bem a razão pela qual o Papa vem ao Nordeste: a Aquileia e a Veneza. O homem de hoje está exposto a uma grande insegurança. No coração de todo homem, de todos os tempos, há sempre a grande pergunta: quem, afinal, me assegura para além da morte, me oferece um amor tão definitivo que eu possa aprender a amar e, consequentemente, conquistar o sentido pleno da vida? Então, a fé é esse grande dom. A tarefa do Sucessor de Pedro, como disse Jesus, é justamente confirmar os irmãos na fé; e desse estar apoiado na rocha sólida de Cristo brota uma visão e uma prática da vida que renova o Eu. Outro elemento fundamental da visita, que está contido no lema, é justamente esse "Tu": nós ousamos nos dirigir ao Papa com o pronome "tu", porque o sentimos como alguém que nos é familiar. Nós o sentimos como familiar a toda Igreja particular. Ele nos oferecerá o seu olhar, nos dará o seu testemunho, o seu magistério, e isso poderá produzir nos homens e nas mulheres do Nordeste aquela renovação profunda da qual todos sentimos necessidade." (RL)


NOVAS INICIATIVAS DO VATICANO NA INTERNET

◊ Cidade do Vaticano, 05 mai (RV) – A beatificação de João Paulo II também serviu para abrir novos horizontes à comunicação da Santa Sé, sobretudo na internet.

Uma das grande novidades foi a transmissão ao vivo do Centro Televisivo Vaticano. O “streaming” na internet foi feito de modo praticamente ininterrupto, tecnologia que transformou o CTV numa autêntica televisão de alcançe mundial.

Esse é um novo passo para as comunicações na Santa Sé, já que esta plataforma também servirá para transmitir os eventos ao vivo do Vaticano, começando pelas audiências gerais do Papa às quartas-feiras e do Angelus de domingo.

As transmissões foram feitas por meio do serviço técnico da Rádio Vaticano e que, a partir de agora, poderão ser adicionadas por qualquer site. Basta baixar o player de web tv no site a agência multimídia www.h2onews.org

Inovação também na captura das imagens no dia 1º de maio. Graças a uma parceria com a Sony, foram registradas pela primeira vez pelo CTV, em modo experimental, imagens em 3D desse evento de dimensões planetárias.

Especial Beato João Paulo II

Os 26 anos de pontificado do mais novo beato estão sintetizados em uma página especial dedicada a Karol Wojtyla. No www.joaopauloii.va é possível reviver em imagens a trajetória do Papa. O novo site também ajuda a incrementar o número de acessos à pagina católica mais visitada do mundo: www.vatican.va

Vaticano nas redes sociais

A beatificação também levou a Santa Sé a dar novos passos no campo das redes sociais. No facebook, a página dedicada Wojtyla www.facebook.com/vatican.johnpaul2 já agrega milhares de “sinais de positivo”.

No YouTube, por ocasião da beatificação, o Vaticano criou um novo canal onde foram postados videos gravados durante o pontificado de João Paulo II. Em pouco tempo, as visualizações a partir do endereço www.youtube.com/giovannipaoloii, ultrapassaram a marca de 600 mil.

Comunicar para a juventude

A Santa Sé pretende atingir em particular os jovens com a plataforma lançada pelo Pontificio Conselho para as Comunicações Sociais, pensada especialmente para as redes sociais e também como um app para Iphone. Detalhes no site www.Pope2You.net que também está presente no Twitter: twitter.com/#!/Pope2YouVatican

Inovações decisivas para as comunicações da Santa Sé, na expectativa para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em agosto, na Espanha. Por enquanto, os jovens de todo o mundo podem se encontrar e trocar informações e experiências no site www.madrid11.com onde é possível acompanhar como estão os preparativos para a Jornada. (RB)


MÍDIA E ÉTICA NAS INTENÇÕES DE ORAÇÕES DE BENTO XVI PARA MAIO

◊ Cidade do Vaticano, 05 maio (RV) – A mídia e a ética estão no centro das intenções de oração do Santo Padre para o mês de maio. Esse tema vem em concomitância com o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, marcado nesta terça-feira pelas Nações Unidas. Referindo-se à data, portanto, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, disse que essa é uma ocasião para os meios de comunicação repensarem a sua função como reveladores da verdade e assim reconquistar a confiança do público.

O Papa Bento XVI convida-nos a rezarmos para que a mídia trabalhe respeitando a verdade, a solidariedade e a dignidade do ser humano. Sobre esses valores e o modo como são vividos pelos profissionais da comunicação, a Rádio Vaticano entrevistou o presidente da Federação Nacional da Imprensa Italiana, Roberto Natale.

Para ele, verdade e responsabilidade deveriam ser as pedras fundamentais dos profissionais de comunicação. O respeito à verdade substancial dos fatos está escrito na lei constitutiva do Ordenamento profissional do jornalista. Conforme explica, “verdade e responsabilidade significaM que devemos lembrar-nos de contar a realidade e não as construções sobre a realidade construídas para desviar a atenção”.

“Verdade e responsabilidade significa levar em consideração o impacto cada vez maior que têm a informação e a comunicação na vida das pessoas”, continuou ele. E concluindo, recordou o papel fundamental dos meios de comunicação de massa, principalmente dos mais novos (como a internet) na luta pela liberdade em diversas nações, citando assim o exemplo mais recente, que é o dos países do norte da África.

Ainda em um relatório publicado ontem e intitulado “Predadores da Liberdade de Imprensa”, o secretário-geral do “Repórteres Sem Fronteiras”, Jean-François Julliard, declarou que os jornalistas são, cada vez mais, percebidos como observadores externos e o seu trabalho está sendo progressivamente desvalorizado. Em 2010, foram 57 os jornalistas assassinados enquanto exerciam a profissão.

“Pela primeira vez, nenhum continente escapou deste mal. Os jornalistas estão transformando-se em mercadoria de troca. Seqüestradores os capturam para financiar atividades criminosas, pressionar governos e enviar mensagens à opinião pública”, denunciou. (ED)


APARECIDA: EM DEBATE, AS DIRETRIZES DA IGREJA

◊ Aparecida, 05 mai (RV) - Segundo dia em Aparecida (SP), da 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O dia de trabalhos começou com a Santa Missa com laudes no Santuário Nacional presidida pelo bispo de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso. Entretanto os mais de 300 bispos começam a debater, nesta quinta-feira, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), um dos temas centrais do encontro. A Assembleia iniciou seus trabalhos no dia de ontem, quarta-feira, e teve como um dos pontos altos as análises de conjuntura social e eclesial, feitas, respectivamente, pelo economista Márcio Pochmann e pelo teólogo padre Mário de França Miranda.

A Comissão de redação das Diretrizes da Ação Evangelizadora apresentará o texto na primeira sessão desta quinta-feira. Serão apresentadas também, na mesma sessão, as diretrizes para a formação do Diaconato Permanente.

Na segunda sessão da manhã, que começa às 11h15, os bispos se reunirão em grupo para estudar o texto das Diretrizes.

Dois temas marcam, de forma especial, a assembleia deste ano: as eleições e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Serão eleitos, para um mandato de quatro anos, o presidente, vice-presidente e secretário geral.

Além destes, os bispos elegerão, também para um mandato de quatro anos, os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais, que atualmente são dez. Outros temas estarão na pauta dos bispos como assuntos de liturgia, assuntos da Comissão Pastoral para a Doutrina da Fé, situação dos povos indígenas, assuntos de Comunicação, Jornada Mundial da Juventude, 5ª Semana Social Brasileira.

Na tarde de ontem, quarta-feira, realizou-se a primeira coletiva de imprensa da 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O porta-voz da Assembleia e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta, apresentou os principais temas tratados na 49ª AG.

Sobre as eleições, foi convidado a falar com a imprensa o bispo de Guarabira (PB), Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, coordenador da equipe para as eleições da CNBB.
De acordo com Dom Francisco, as eleições devem se realizar na próxima semana, a partir do dia 9, pois, de acordo com o bispo, as votações começam tradicionalmente após o Retiro Espiritual dos Bispos, que inicia no sábado, 7, às 15h30min e termina com a missa, no domingo, dia 8, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

O bispo aproveitou e explicou aos jornalistas a forma de eleição dos bispos. “São usadas urnas eletrônicas nas nossas eleições, semelhantes à usada nas eleições civis. O presidente, vice e secretário geral da CNBB são eleitos em votações separadas. O eleito deve ter dois terços dos votos no primeiro ou segundo escrutínio. Se houver terceiro e quarto escrutínio, basta a maioria absoluta dos votos. Se assim não resolver, o quinto e último escrutínio acontecerá com os dois candidatos mais votados no quarto escrutínio. Já para os presidentes de Comissões Episcopais são eleitos em eventos separados, um a um, por maioria absoluta de votos, podendo ter até três escrutínios”, explicou Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.

Somente um bispo diocesano, isto é, aquele que está à frente de uma diocese, pode ser eleito presidente ou vice-presidente da CNBB. Já para secretário geral pode ser um bispo auxiliar ou coadjutor.

No dia de ontem o Papa Bento XVI nomeou o Secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Dimas Lara Barbosa, novo arcebispo da arquidiocese de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ele sucederá a Dom Vitório Pavanello. Nós conversamos com Dom Dimas. (SP)


SEGUNDO DIA DE ATIVIDADES DOS BISPOS DO BRASIL REUNIDOS EM APARECIDA


◊ Aparecida, 05 mai (RV) – Continuam os trabalhos da 49ª Assembleia Geral da CNBB que se realiza em Aparecida, São Paulo. Os trabalhos como sempre tiveram início nesta manhã com a celebração da Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida.

Os bispos rezaram hoje pelas vítimas das catástrofes naturais ocorridas em várias regiões do país neste ano. A Celebraçaõ foi presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo de Nova Friburgo, uma das cidades mais castigadas na região serrana do Rio de Janeiro. Na sua homilia Dom Edney destacou, nos textos litúrgicos, a coragem de Pedro ao afirmar a necessidade de “obedecer a Deus antes que aos homens”. “A voz do apóstolo, com o colégio apostólico reunido, torna-se a voz da Igreja e do Espírito Santo”, disse.

O bispo lembrou os desequilíbrios da ordem natural e destacou o papel da Igreja de denunciar o pecado “na sua dimensão pessoal e social” e anunciar “a redenção em Cristo de toda a ordem criada”.

Para dom Edney, as catástrofes, como a ocorrida na região serrana do Rio, são causadas “pela impetuosidade indômita da natureza, em parte, agravada pelas omissões e irresponsabilidade daqueles que deveriam ter presente a tutela do bem comum e, apesar disso, por interesses escusos permitem construções em áreas que são naturalmente de risco”.

Segundo o bispo, ao lado de iniciativas emergenciais de socorro às vítimas deve estar presente “o compromisso evangélico do anúncio da vida e a denúncia profética das injustiças, fraudes e verdadeiros crimes contra a humanidade e a criação”.
Os trabalhos da 49ª Assembleia Geral da CNBB centralizaram-se nesta manhã sobre o tema central do encontro ou seja, as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Sobre isso nós conversamos com o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Sherer.

Do Santuário Nacional de Aparecida, São Paulo, para a Rádio Vaticano, Silvonei José.


CARDEAL DA CÚRIA DO VATICANO EM BELO HORIZONTE

◊ Belo Horizonte, 05 mai (RV) - “Jesus de Nazaré - Da Entrada em Jerusalém até a Ressurreição”, recém-publicado livro de Bento XVI, será apresentado na PUC Minas, no dia 9 de maio, pelo Cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos.

Lançada no dia 10 de março, a obra de 350 páginas é publicada em sete línguas (alemão, italiano, inglês, espanhol, francês, polonês e português). Inicia com a entrada de Jesus em Jerusalém, evoca a cerimônia do lava-pés, passa pela Última Ceia, aborda o caminho do Monte das Oliveiras, a crucificação e deposição de Jesus no sepulcro, até chegar à ressurreição. A reflexão de Joseph Ratzinger é acompanhada por várias citações de estudiosos e especialistas nestes temas.

Em entrevista coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé, em março, o Cardeal Marc Ouellet disse que “graças à autoridade científica de Bento XVI, o livro ajuda os cristãos de hoje a redescobrir o ‘Jesus dos Evangelhos’, o real, não somente o histórico".

Neste sentido, ele destacou que a publicação promove “o diálogo dentro da Igreja e também com outras confissões cristãs, com os judeus e outras tradições religiosas, sobre o que é essencial no Cristianismo”.

Segundo a informação divulgada pela arquidiocese de Belo Horizonte, o livro será apresentado no dia 9, às 8h45 na PUC Minas (auditório 3 do prédio 43, no campus Coração Eucarístico).

A programação ainda prevê visita à Igreja São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha) e ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté.
(CM)


LUTO NO EPISCOPADO CHINÊS

◊ Pequim, 05 mai (RV) - Dom Pietro Li Hongye, bispo de Luoyang (Loyang), na província de Henan, China Continental, faleceu enquanto abençoava a água para administrar os batismos, no último dia 23 de abril.

Ele tinha 91 anos. Ordenado sacerdote em 1944, foi várias vezes detido e encarcerado, a partir de 1955. Em 1956, foi condenado como ‘obstinado’ e confinado na remota província de Qinghai por 28 anos. Libertado em 1984, era o único sacerdote em toda a Diocese de Luoyang. Em 10 de setembro de 1987 foi ordenado Bispo de Luoyang. No dia 25 de junho foi preso novamente, e detido mais uma vez, em 2001, enquanto dirigia um retiro espiritual para as religiosas da diocese.
Os fiéis o recordam por sua força em viver na fidelidade a vocação e os sofrimentos, principalmente nos períodos passados na prisão ou sob estreito controle das autoridades.
Homem de forte temperamento, foi uma personalidade de primeiro plano na Igreja na China por seus anos de testemunho de martírio pela fé. A situação política geral, a extrema pobreza de muitas comunidades católicas e a carência de pessoal eclesiástico tornaram heróico o trabalho de Dom Li.

A cidade de Luoyang, hoje grande centro industrial é famosa por ter sido uma das quatro antigas capitais da China. Foi elevada à diocese em abril de 1946. A Circunscrição eclesiástica conta hoje cerca de 10 mil fiéis, trinta sacerdotes e mais de 50 religiosas.

As exéquias de Dom Pietro Li Hongye foram no dia 29 de abril, em sua aldeia natal.
(CM)


IRLANDA: BISPOS ALERTAM PARA POBREZA QUE ATINGE CRIANÇAS

◊ Belfast, 05 mai (RV) - Nesta quinta-feira os britânicos vão às urnas para votar em eleições locais na Escócia, em Gales, na Irlanda do Norte e num referendo sobre a mudança no sistema eleitoral.

Após organizar em Belfast o encontro pré-eleitoral “Da crise à esperança: trabalhar pelo bem comum”, o Conselho Católico da Irlanda do Norte para Questões Sociais, publicou um documento. O texto convida os eleitores a considerar as questões ligadas à pobreza, principalmente a que atinge as crianças.

O bispo Dom Noël Treanor, de Down and Connor, presidente da comissão episcopal para questões sociais e internacionais, declarou que “enquanto a Irlanda do Norte emerge do conflito violento, a dolorosa herança de fragilidade e necessidade humana, social e econômica exige sempre mais e pede uma resposta estratégica e unida de quem elege as pessoas para as instituições políticas”.

“Os eventos dramáticos no sistema bancário internacional nos últimos anos deixaram consequências profundas para os indivíduos e para as economias nacionais, e a Irlanda do Norte deve reagir aos cortes dramáticos na despesa pública” – disse o presidente.

A Irlanda do Norte registra o mais alto índice de pobreza infantil, relativa e absoluta, de todas as regiões do Reino Unido e da República da Irlanda. Mais de 100.000 crianças vivem na pobreza.
(CM)


ALEMANHA: CATÓLICOS E EVANGÉLICOS JUNTOS NA SEMANA PELA VIDA

◊ Berlim, 05 mai (RV) - Católicos e evangélicos alemães promovem, no próximo dia 7, uma celebração ecumênica que marcará o início da "Semana pela Vida 2011".

A celebração ecumênica será presidida pelo Arcebispo de Friburgo, Dom Robert Zollitsch, presidente da Conferência Episcopal Alemã, junto com o presidente do Conselho da Igreja Evangélica na Alemanha (EKD), Nikolaus Schneider, que fará a homilia.

Em todo o território alemão serão realizadas palestras, no âmbito da "Semana pela Vida", dedicadas ao tema do voluntariado. "As obras de voluntariado se fundamentam na fé cristã, porque segundo a convicção cristã, toda pessoa é criada à imagem de Deus. Jesus se identifica com aqueles cuja dignidade não é respeitada" – frisou Dom Zollitsch.

As Igrejas Católica e Evangélica promovem a "Semana pela Vida" há 20 anos fim de sensibilizar os alemães sobre o valor e a dignidade da vida. (MJ)


150 ANOS DE NASCIMENTO DA FUNDADORA DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO

◊ Cidade do Vaticano, 05 mai (RV) - As Apóstolas do Sagrado Coração estão celebrando, este ano, 150 anos do nascimento da fundadora dessa congregação, Madre Clélia Merloni.

Em nosso espaço de Missão nós conversamos hoje com uma das Apóstolas do Sagrado Coração Ir. Jacinta Turolo que nos fala sobre o carima dessa congergação. (MJ)


"TIRE UMA ARMA DO FUTURO DO BRASIL"

◊ Brasília, 05 mai (RV) - Com o slogan “Tire uma arma do futuro do Brasil”, começa amanhã, 6 de maio, a Campanha de Entrega Voluntária de Armas e Munições no Brasil. A iniciativa será lançada às 10 horas, em solenidade na Prefeitura do Rio, pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o governador do Estado, Sérgio Cabral, e o prefeito Eduardo Paes, além de representantes das entidades parceiras, como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as ONGs Viva Rio e ‘Instituto Sou da Paz’. A segunda parte do evento será a incineração de mil armas apreendidas, no forno da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), às 12 hs.

As novidades desta edição são a destruição da arma já no ato da entrega e a ampliação dos postos de recolhimento. Uma rede de postos será credenciada para o recolhimento de armas em todo o território nacional. Quem entregar as armas não precisará fornecer dados pessoais e receberá, na hora, um protocolo para sacar a indenização em uma agência do Banco do Brasil (de R$ 100 a R$ 300).

“É importante que a pessoa tome consciência de que aquela arma, em casa, traz mais insegurança do que segurança”, afirma uma responsável da organização não-governamental ‘Instituto Sou da Paz’.

Segundo a ONG, circulam 16 milhões de armas no Brasil; apenas dois milhões estão sob o poder da polícia. Em 2010, 35 mil pessoas sofreram as consequências de ataques com recurso a armas de fogo.

A última Campanha de Desarmamento, realizada entre julho de 2004 e outubro de 2005, coletou 500 mil armas. A campanha de 2011 estava prevista para julho, mas foi antecipada devido à tragédia ocorrida na escola de Realengo, no Rio de Janeiro, quando um jovem de 24 anos entrou na instituição e matou 12 crianças. O assassino utilizou duas armas adquiridas ilegalmente.

O ator Wagner Moura, que interpretou o capitão Nascimento, herói do cinema brasileiro promovido a coronel em NegritoTropa de Elite 2, será uma das estrelas da Campanha Wagner Moura emprestou a voz ao vídeo da campanha, de 30 segundos, que será divulgado nas emissoras de rádio e TV de todo o País. A coleta de armas se estenderá até 31 de dezembro. (CM)


LÍBIA: PROMOTOR-CHEFE DO TPI QUER INDICIAR TRÊS PESSOAS POR CRIME CONTRA A HUMANIDADE

◊ Trípoli, 05 maio (RV) - O promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional, Luis Moreno Ocampo, levou ao Conselho de Segurança das Nações Unidas três nomes passíveis de serem julgados pelo TPI por crime contra a humanidade. Ocampo informou que dispõe de elementos suficientes para emitir um mandado de prisão contra os três indivíduos que têm mais responsabilidade nos crimes ditos contra a humanidade que foram cometidos na Líbia. Os nomes não foram revelados à mídia.

Os nomes foram apresentados nesta quarta-feira, em Nova York, informou a Rádio ONU. O promotor denunciou que tanto na capital Trípoli, quanto nas outras cidades da Líbia, civis estão sendo perseguidos, presos ilegalmente, submetidos a torturas, assassinatos e deportações. Além disso, segundo ele, agentes de segurança pública atiram contra manifestantes pacíficos.

Ocampo mencionou ainda ataques intencionais a civis e a suspeita de uso de bombas de fragmentação.

Já estamos no terceiro mês de conflito na Líbia, no qual forças pró e contra o presidente do país combatem, estas últimas querendo a saída de Kadafi do poder e uma abertura democrática. A investigação foi iniciada em março, quando o promotor anunciou a abertura de uma investigação para apurar as causas e os responsáveis pela violência política no país, após autorização do Conselho de Segurança. (ED)


23 MIL CRIANÇAS ITALIANAS SEM FAMÍLIA

◊ Roma, 05 maio (RV) - Mais de 23 mil crianças e adolescentes italianos vivem sem pais ou parentes. Destes, 15 mil são institucionalizados, vivendo em estruturas do governo, e somente 7 mil recebidos em adoção. Essa problemática estará no centro das discussões da “Semana do Direito à Família”, que se realizará de 9 a 15 de maio, em diversas cidades italianas.

Trata-se de uma semana dedicada à sensibilização, feita por convênios e iniciativas em várias partes da Itália. A organização dessa Semana é da Organização Projeto Família. Para o seu diretor, Marco Giordano, o trabalho para encontrar um lar para essas crianças é gradual e requer tempo. Primeiro encontra-se as chamadas “famílias solidárias”, que contribuem sem adotar, e depois muitas delas adotam. “É um trabalho de alfabetização da sociedade à solidariedade e ao acolhimento”, diz ele.

As instituições a nível nacional têm um papel de coordenação, já que os serviços para esses menores são administrados pelos Estados. O diretor do Departamento para a Família da Presidência do Conselho de Ministros, Roberto Marino, ressalta a importância da família. Com esse evento, “afirma-se um papel social, político, público da família, que vai em contra-tendência”, diz ele, que confronta a tendência de se considerar privadas as escolhas familiares. (ED)

Nenhum comentário: