Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Noticias ACI Digital


Dom Mamberti analisa defesa da vida com autoridades do Chile

VATICANO, 14 Dez. 11 (ACI/EWTN Noticias) .- Durante sua visita ao Chile, o Secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti, se reuniram com o presidente Sebastián Piñera e outras autoridades nacionais para analisar temas comuns como a defesa da vida e o respeito à liberdade religiosa.

"Examinaram-se os temas tratados com ocasião da visita oficial que realizou o Presidente da República ao Vaticano em março deste ano, quando se reuniu com Sua Santidade Bento XVI", indicou um comunicado difundido hoje.

"Entre as questões de interesse comum abordadas estão a defesa da família e da vida em todo seu decurso; o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, incluídas a religiosa e de educação; a adesão aos princípios do Direito Internacional; a proteçã do meio ambiente; a ajuda ao desenvolvimento integral e a paz social".

"Em todos eles se constatou a convergência entre a Santa Sé e o Governo do Chile sobre os valores fundamentais da convivência humana. Do mesmo modo, houve intercâmbio de opiniões sobre diversos assuntos internacionais, incluída a situação da América Latina", indicou o comunicado.

O texto informa que nos encontros "expressou-se satisfação pelo excelente nível em que se encontram as relações bilaterais entre o Chile e a Santa Sé; e pela contribuição positiva que realizam as instituições católicas na sociedade chilena, sobre tudo no campo da educação, da promoção social e na integração dos povos originários".
Papa nomeia novo bispo para o nordeste brasileiro

VATICANO, 14 Dez. 11 (ACI) .- O Vatican Information Service informou neste 14 de dezembro que o Santo Padre nomeou como Bispo da Diocese de São Raimundo Nonato (PI) Dom João Santos Cardoso, até então coordenador da Pastoral e Pároco na Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA). A Diocese de São Raimundo Nonato estava vacante desde a nomeação de Dom Pedro Brito Guimarães para a Arquidiocese de Palmas (TO).

Segundo a informação disponibilizada pela Rádio Vaticano, Dom Cardoso nasceu em dezembro de 1961 em Dário Meira, diocese de Jequié (Bahia). Depois dos estudos em Ilhéus e em São Paulo, fez seu Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (1995-2002). Foi ordenado sacerdote em 1986 em Vitória da Conquista.

Exerceu inúmeros cargos em Vitória da Conquista e na Itália e atualmente exercitava seu ministério como Pároco da Paróquia "Nossa Senhora das Graças", em Vitória da Conquista, Professor de Filosofia em várias Universidades e Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória da Conquista.

Em mensagem divulgada esta quarta-feira pelo novo Bispo, Dom João louva a Deus "por estar me enviando a esse rebanho, no meio do qual me coloco como aquele que serve, para apascentá-lo, assistido pelo Espírito Santo, com a colaboração do presbitério, em comunhão com a Igreja Universal e sob a autoridade do Santo Padre".

"Sou ciente dos desafios que a missão comporta, mas confio que o mesmo Senhor que me envia a vós me revista de toda a graça e força necessárias para que eu possa desenvolver com zelo, amor e ardor missionário, como sucessor dos apóstolos, o encargo de ministro de Cristo e principal dispensador dos mistérios de Deus", escreveu o prelado.

Com quase 40 mil Km², a Diocese tem uma população de 185 mil habitantes, espalhados em 27 municípios.


O Papa exorta a rezar confiando na vontade amorosa de Deus

VATICANO, 14 Dez. 11 (ACI/EWTN Noticias) .- Na catequese de hoje o Papa Bento XVI animou os católicos a rezarem confiando sempre na vontade amorosa de Deus que sempre escuta as orações de seus filhos embora às vezes "pareça" o contrário. Assim indicou o Santo Padre na audiência geral desta quarta-feira na Sala Paulo VI no Vaticano.

Diante de milhares de fiéis provenientes de diversas nações do mundo, o Santo Padre meditou sobre a oração de Jesus na que Ele pede a cura das doenças. Para isso se centrou nos episódios do surdo-mudo e na ressurreição de seu amigo Lázaro.

O Papa disse que a cura do surdo-mudo nos mostra que "a ação curadora de Jesus está conectada com a sua intensa relação, tanto com o próximo – o doente – quanto com o Pai. (...) Com um gesto, o Senhor toca as orelhas e a língua do doente, ou seja, os locais específicos da sua enfermidade. A intensidade da atenção de Jesus manifesta-se ainda nos traços peculiares da cura: Ele usa os próprios dedos e, até mesmo, a própria saliva. Também o fato de que o Evangelista reporte a palavra original utilizada pelo Senhor – "Éfata", ou seja, "Abre-te" – evidencia o caráter singular da cena.

"O conjunto da narração, portanto, mostra que o envolvimento humano com o doente leva Jesus à oração. Mais uma vez ressurge a sua relação única com o Pai, a sua identidade de Filho Unigênito. N'Ele, através de Sua Pessoa, torna-se presente o agir curador e benéfico de Deus".

Na ressurreição de Lázaro, prosseguiu o Papa, também se entrelaçam a relação de Jesus com um amigo e seu sofrimento, e a relação filial com o Pai: "o afeto sincero pelo amigo é evidenciado também pelas irmãs de Lázaro, bem como pelos Judeus, e manifesta-se na comoção profunda de Jesus frente à dor de Marta e Maria e de todos os amigos de Lázaro, ao ponto de romper em prantos – tão profundamente humano – ao aproximar-se da sepultura".

Bento XVI disse logo que Cristo interpreta a morte do amigo "em relação com a própria identidade e missão e com a glorificação que Lhe espera. À notícia da doença de Lázaro, de fato, Ele comenta: "Esta enfermidade não causará a morte, mas tem por finalidade a glória de Deus. Por ela será glorificado o Filho de Deus".

Assim, "o momento da oração explícita de Jesus ao Pai em frente à sepultura é o começo natural de todo o acontecimento". Narra o evangelista João: "Levantando Jesus os olhos ao alto, disse: 'Pai, rendo-te graças, porque me ouviste': é uma Eucaristia".

Esta frase, afirmou o Papa Bento XVI, "a frase revela que Jesus não deixou nem sequer por um instante a oração de súplica pela vida de Lázaro. Essa oração contínua, mais ainda, reforçou os laços com o amigo e, ao mesmo tempo, confirmou a decisão de Jesus de permanecer em comunhão com a vontade do Pai, com o seu plano de amor, no qual a doença e a morte de Lázaro são consideradas como um lugar em que se manifesta a glória de Deus".

O Pontífice disse logo que este relato nos faz compreender que "na oração de súplica ao Senhor, não devemos esperar um cumprimento imediato daquilo que nós pedimos, da nossa vontade, mas confiar-nos antes de mais nada à vontade do Pai, lendo cada evento na perspectiva da sua glória, do seu plano de amor, muitas vezes misterioso aos nossos olhos".

"Por isso, na nossa oração, súplica, louvor e agradecimento deveriam fundir-se, também quando nos parece que Deus não responde às nossas expectativas concretas. O abandonar-se ao amor de Deus, que nos precede e acompanha sempre, é uma das atitudes de fundo do nosso diálogo com Ele".

"Também para nós, portanto, muito além daquilo que Deus nos dá quando O invocamos, o maior dom que pode nos dar é a Sua amizade, a Sua presença, o Seu amor. Ele é o tesouro precioso a se pedir e proteger sempre".

O Santo Padre indicou além que " Com a sua oração, Jesus quer conduzir à fé, à confiança total em Deus e na Sua vontade, e quer mostrar que este Deus que tanto amou o homem e o mundo a ponto de mandar Seu Filho unigênito (cf. Jo 3,16) é o Deus da vida, que leva esperança e é capaz de derrubar as situações humanamente impossíveis. A oração confiante de um crente, portanto, é um testemunho vivo dessa presença de Deus no mundo, do seu interessar-se pelo homem, do seu agir para realizar o seu plano de salvação ".

"Em Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, a atenção pelo outro, especialmente se necessitado e sofredor, o comover-se frente à dor de uma família amiga, levam-nO a dirigir-se ao Pai, naquela relação fundamental que guia toda a sua vida. Mas também vice-versa: a comunhão com o Pai, o diálogo constante com Ele, impele Jesus a estar atento de modo único às situações concretas do homem, para levar a ele a consolação e o amor de Deus".

"Queridos irmãos e irmãs, nossa oração abre a porta a Deus, que nos ensina a sair constantemente de nós mesmos para sermos capazes de nos fazer próximos dos outros, especialmente nos momentos de provação, para levar a eles consolação, esperança e luz".

"O Senhor nos conceda sermos capazes de uma oração sempre mais intensa, para reforçar nossa relação pessoal com Deus Pai, alargar nosso coração à necessidade dos que nos são próximos e sentirmos a beleza de ser "filhos no Filho", unidos com tantos irmãos", concluiu o Papa.

Ao final da catequese, o Santo Padre saudou em diversos idiomas incluindo o português e disse: "Saúdo cordialmente os grupos brasileiros da diocese de Pato de Minas e da paróquia de Silvânia e restantes peregrinos de língua portuguesa, a todos recordando que a oração abre a porta da nossa vida a Deus. E Deus ensina-nos a sair de nós mesmos para ir ao encontro dos outros que vivem na prova, dando-lhes consolação, esperança e luz. De coração, a todos abençôo em nome do Senhor!


O Papa: Com ajuda de Deus espero ir ao México

VATICANO, 14 Dez. 11 (ACI/EWTN Noticias) .- Depois de anunciar na segunda-feira na Festa de Nossa Senhora de Guadalupe que viajará a Cuba e México antes da Páscoa de 2012, o Papa Bento XVI expressou hoje seu desejo de fazer esta viagem "com a ajuda de Deus".

Em sua saudação em espanhol aos peregrinos do estado de Puebla encabeçados por seu governador, o Sr. Rafael Moreno Rosas, o Santo Padre agradeceu sua presença assim como "as mostras do rico artesanato mexicano que trouxeram, e espero, com a ajuda de Deus, poder ser eu quem visite seu país esta vez".

Na segunda-feira 12, na Missa pela Festa de Guadalupe na qual celebrou a independência da América Latina, o Papa disse que irá a Cuba e ao México a "proclamar ali a Palavra de Cristo e se afiance a convicção de que este é um tempo precioso para evangelizar com uma fé robusta, uma esperança viva e uma caridade ardente".

Fontes do Vaticano informaram ao grupo ACI que o Papa estará no México entre o 23 e 26 de março de 2012. Ao finalizar sua visita à cidade de León no estado do Guanajuato, voará a Havana, em Cuba, aonde ficará até o dia 28.

O presépio mexicano

Os artesãos mexicanos do estado de Puebla elaboraram diversas figuras natalinas para formar o Presépio que será colocado no Vaticano.

Além desta entrega das imagens também se realizará uma exposição fotográfica na Sala Paulo VI que estará dedicada a mostrar as riquezas do estado de Puebla.

O Presépio do Vaticano é conhecido como um dos maiores do mundo. México se fez presente quatro vezes consecutivas em Roma com este presente.

Em espanhol o Papa também alentou a "todos a reforçar nossa relação pessoal com Deus mediante a oração, que nos fará também mais irmãos ente nós. Muito obrigado".


Organização da JMJ 2013: local da hospedagem do Papa no Rio de Janeiro ainda não foi definido
RIO DE JANEIRO, 14 Dez. 11 (ACI) .- Depois de uma intensa jornada de trabalho em Roma a equipe do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013 liderada pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta, retornou ao Rio esta quarta-feira com as datas (23 a 28 de julho de 2013) e a logomarca do evento aprovadas pelo Pontifício Conselho para os Leigos. Um dos membros do COL, Monsenhor Joel Portella afirmou entretanto que nem os locais para os atos centrais do evento nem o lugar da hospedagem do Papa foram definidos na ocasião.

Depois da especulação feita por alguns meios de imprensa de que após a reunião em Roma com o Pontificio Conselho para os Leigos teria sido definido que o Papa se hospedaria no Centro de estudos do Sumaré durante sua estadia no Rio em 2013, Monsenhor Portella fez questão de destacar que "o problema é que as coisas não acontecem deste modo".
"Para o Santo Padre, existem outros organismos da Santa Sé, que não apenas o Pontifício Conselho para os Leigos. Este Conselho cuida da Jornada", explicou.

"Outros organismos cuidam da vinda do Papa, do horário de chegada, do local de hospedagem e da programação que o Papa vai cumprir. Eu imagino que a referência ao Centro de Estudos do Sumaré tenha sido apenas uma lembrança de que o Santo Padre João Paulo II, quando veio ao Rio, ficou hospedado lá. Mais do que isso é pura divagação", asseverou Mons. Portella.

Segundo a página oficial da JMJ, estão previstas ainda outras duas reuniões das equipes de Roma e do Rio para o ano que vem: a primeira será no Rio de Janeiro, no final de fevereiro de 2012, e a outra, de 28 de março a 1º de abril, em Roma.

Participaram da reunião o presidente do Pontifício Conselho para os leigos, Cardeal Stanislaw Rilko, os subsecretários, o Setor Juventude e um representante da Fundação João Paulo II. Pelo COL estavam o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, os bispos-auxiliares que acompanham mais de perto a Jornada, Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Dom Paulo Cezar Costa, pela coordenação geral monsenhor Joel Portella Amado e os padres Márcio Queiroz, Marcos William Bernardo e Renato Martins.

Em entrevista dada ao departamento de comunicação da arquidiocese do Rio Monsenhor Joel explicou que a reunião foi para unir dois elementos importantes em uma Jornada.

"De um lado, a experiência do Pontifício Conselho, que desde a primeira Jornada, em âmbito mundial, em 1987, tem a responsabilidade sobre as elas. Como organismo da Santa Sé, o Pontifício Conselho é o responsável pelos eventos que dizem respeito a toda a Igreja. De outro lado, temos a realidade local, no caso, o Rio de Janeiro. Somos nós os cariocas que conhecemos a cidade, com suas características. Cabe a nós concretizar o espírito da Jornada na realidade específica do Rio de Janeiro", afirmou.

A reunião teve como finalidade maior permitir que o Pontifício Conselho conhecesse algumas propostas que a Arquidiocese do Rio tem para a Jornada e verificasse se estas propostas estão de acordo com a identidade da Jornada. "Para o COL, a reunião ajudou a confirmar que estamos no caminho certo", afirmou o coordenador.

Mesmo aprovada, a Logo só será divulgada após a conclusão dos trâmites da legislação brasileira, com todos os procedimentos legais necessários. Assim que for possível, o Setor de Comunicação, responsável pelo concurso, providenciará a divulgação.
Os locais onde serão realizados os atos centrais ainda não foram decididos.

"A Arquidiocese do Rio de Janeiro apresentou ao Pontifício Conselho inúmeras possibilidades para que aquele Dicastério com a experiência que tem, pudesse indicar se estamos no caminho certo ou não. No momento, não existe nenhuma definição de lugares, pois agora é o momento da Arquidiocese do Rio conversar com os organismos dos governos federal, estadual e municipal para concretizar os locais", enfatizou Monsenhor Portella.

Ele lembrou ainda que esta não será uma escolha fácil e que ela não poderá ser feita em uma única reunião, pois são muitas as implicações: "Imagine uma área capaz de acolher todos os peregrinos, transportes, infraestrutura e tudo mais. As autoridades civis têm que necessariamente ser ouvidas e a decisão tomada com cautela e tranquilidade".

Ele ressaltou também que a Jornada não se restringe a estes momentos 'maiores'. Eles dão visibilidade à Jornada, mas ela contém muitos outros eventos, como encontros catequéticos, momentos de oração, atividades missionárias. "Aqui se aplica o famoso ditado da ponta dos icebergs: vemos só uma parte, a que mais aparece. Por baixo da água, onde não se vê com facilidade, há muito mais", pontuou.


Campanha de fotos "Presépios de São Paulo" ressalta verdadeiro sentido do Natal

SÃO PAULO, 14 Dez. 11 (ACI) .- Ao se aproximar o Natal do Senhor, a Arquidiocese de São Paulo convidou todos os fiéis a manifestarem o real motivo desta festa, muitas vezes ofuscadas pelas luzes e apelos comerciais, com uma campanha que reunirá fotos de presépios de casas e igrejas de toda a arquidiocese para uma especial edição do jornal arquidiocesano O São Paulo.

Seguindo a orientação do arcebispo metropolitano, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, todos são chamados a valorizar o presépio, principal símbolo do Natal Cristão, mostrando que, de fato, "Deus habita esta cidade".

Assim, a campanha "Presépios de São Paulo" reunirá fotos de presépios em igrejas, casas, escolas, estabelecimentos comerciais, praças ou demais lugares públicos, enviadas pelos internautas, formando uma grande galeria de imagens de diferentes presépios, que poderá ser compartilhada pelas redes sociais.

As melhores fotos, com boa resolução (entre 200 e 300 dpi), poderão ser publicadas na edição especial de Natal do jornal O São Paulo, semanário da Arquidiocese de São Paulo, com atribuição dos devidos créditos.

A Campanha começa no dia 2/12/2011 e segue até o dia 6/1/2012.

Para participar é preciso:

Mandar suas fotos para o e-mail presepiosdesaopaulo@gmail.com.

Mandar apenas fotos tiradas por você.

No assunto do e-mail, escrever: Presépios de São Paulo

No corpo do e-mail, escrever:

A legenda da foto (por exemplo, onde e quando foi tirada e qualquer outra informação que você achar relevante e interessante – Caso a foto seja de uma residência, informe o nome da família e o bairro correspondente. O mesmo deve ser feito no caso de a foto ser de uma igreja. Se a foto for de um estabelecimento comercial, além do bairro, deve ser informado o nome do estabelecimento).

Escrever também: "Foto por: (e aí escrever o nome da pessoa que tirou a foto)".

Devem ser enviadas fotos de resolução suficiente para visualização na internet (entre 72 e 300 dpi), capturadas de câmeras fotográficas, telefones celulares ou qualquer outro dispositivo móvel.

As fotos selecionadas serão exibidas no Flickr da Arquidiocese de São Paulo, no site da Arquidiocese de São Paulo e em suas redes sociais (Twitter e Facebook), com o seu nome e com a licença Creative Commons.

Para mais informação, visite:
http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/?q=presepiosdesaopaulo
Aplicativo católico brasileiro voltado para a JMJ Rio 2013 lançado em Campinas

CAMPINAS, 14 Dez. 11 (ACI) .- O iJuventude é um aplicativo para smartphone produzido pela Arquidiocese de Campinas com o objetivo de levar à juventude católica do Brasil e dos países de língua portuguesa todas as informações sobre a Jornada Mundial da Juventude, além de contribuir com a vida espiritual dos jovens. O aplicativo católico brasileiro está voltado para a preparação dos jovens para a Jornada Mundial da Juventude.

O iJuventude foi pensado especialmente para o jovem católico e o tempo de graça que a Igreja no Brasil está vivendo em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Rio de Janeiro.

Pelo Aplicativo é possível conhecer a história das JMJ's, a trajetória da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora e os hinos oficiais (incluindo o MP3 para ouvir!). O jovem terá "na palma da mão" a informação sobre os Encontros Celebrativos, já disponibilizados pela CNBB, em preparação à JMJ 2013; as mensagens de Bento XVI; e, um acervo de conteúdo especial sobre Espiritualidade para o jovem: Orações, Santa Missa, Confissão e o Santo Rosário.

Por meio do iJuventude é possível ter acesso às últimas novidades dos principais sites sobre a JMJ e temas relacionados a Juventude no Brasil e no mundo. E no canal Multimídia você tem acesso a Rádio Canção Nova ao vivo, galeria de fotos, Youtube, Facebook, Twitter e poderá, ainda, indicar o Aplicativo pelas redes sociais para seus amigos. O programa funciona nas plataformas iPhone, iPod touch, iPad e Android.

E claro, a Cristoteca, uma biblioteca com mais de 70 músicas dos principais cantores e bandas católicos. O aplicativo ainda oferece a opção de navegar pelo conteúdo enquanto você ouve as músicas.

Os músicos católicos presentes no iJuventude são: The Flanders, André Leonno, Marco Frisina, Diego Fernandes, Cantores de Deus, Louvor Acústico, Tribo Maranata, Olívia Ferreira, Celina Borges, Anjos de Resgate, Padre Fábio de Melo, Rosa de Saron, Padre Marcelo Rossi, Padre Joãozinho, Eros Biondini, Adriana Arydes, DOM, Dominus, Dunga, Eliana Ribeiro, Padre Juarez de Castro, Papa Beato João Paulo II, Papa Bento XVI, Shalom, Nilton Junior, Nova Geração, Vida Reluz, Sopro Vital, Kyrios Dei e Cleiton Saraiva.

Para conhecer melhor o aplicativo e fazer o download, visite:
Hot site iJuventude - http://www.jmjcampinas.org.br/app/

Nas Redes Sociais, confira:
Página no Facebook - http://www.facebook.com/iJuventude
Twitter @ijuventude - http://twitter.com/#!/iJuventude

"Com a JMJ, o Rio será realmente Cidade Maravilhosa", afirma Padre Antônio Maria

RIO DE JANEIRO, 14 Dez. 11 (ACI) .- Em entrevista à Rádio Catedral no Rio de Janeiro o conhecido sacerdote Padre Antônio Maria, autor de conhecidas canções católicas em português e apresentador da TV Século 21 contou sobre a alegria pela JMJ que será realizada no Brasil em 2013 com a presença do Papa.

Para o Padre Antônio Maria, trazer a JMJ 2013 para o Rio de Janeiro é a oportunidade de fazer com que a juventude não veja Jesus apenas de braços abertos, no alto do Corcovado, mas que os jovens possam, de fato, abraçá-Lo.

"Com a vinda da JMJ, o Rio de Janeiro será realmente a Cidade Maravilhosa, porque a maravilha está naqueles que o Papa João Paulo II disse que são a nossa esperança e a nossa alegria. Que os jovens possam não só ver Jesus de braços abertos, como nós aqui vemos no Corcovado, mas que eles possam abraçá-lo e assumir Jesus como uma luz em suas vidas", afirmou o padre à Rádio Catedral.

O Sacerdote também comentou sobre a Novena de Natal especial que a Arquidiocese do Rio de Janeiro, em atenção à preparação dos corações para o encontro da juventude de todo o mundo com o Papa, organizou.

Diferentemente de nos anos anteriores, em 2011— assim como nos próximos dois anos — a novena de Natal é voltada para a Jornada Mundial da Juventude. O tema de 2011 é família e lembra a importância do acolhimento:

"A palavra de Deus diz assim "Receba a todos com muito amor porque você pode estar recebendo anjos" e eu creio que é isso que devemos ter em mente. Aquelas pessoas que virão ao Rio são enviadas por Deus, e a JMJ para elas vai depender muito da acolhida. Acolher é uma ótima maneira de demonstrarmos que somos cristãos e que seguimos aqueles que acolhem a todos sem distinção".

"Não é necessário saber a língua do visitante, a língua universal é o amor", afirmou o padre.

Ajuda à Igreja que Sofre se torna uma Fundação Pontifícia

KONIGSTEIN, 13 Dez. 11 (ACI) .- A associação católica internacional "Ajuda à Igreja que Sofre" foi elevada ao status de Fundação Pontifícia pelo Papa Bento XVI. A sede oficial da Fundação AIS passa a ser no Vaticano. Este ato canônico foi promulgado por um documento oficial em latim assinado pelo próprio Papa. No Brasil são ajudados cerca de 600 projetos por ano.

O Papa designou ainda o Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Mauro Piacenza, como o Presidente da Fundação AIS, após a aposentadoria do ex-presidente, Padre Joaquin Alliende. E também nomeou para Presidente Executivo o Barão Johannes von Heereman Zuydtwyck, antigo presidente executivo dos Cavaleiros de Malta, e como Assistente Eclesiástico o padre Martin Barta, membro da Associação Clerical "Obra de Jesus Sumo Sacerdote".

A sede internacional administrativa da AIS permanecerá em Königstein, perto de Frankfurt, Alemanha, afirma a nota oficial da AIS.

O impulso inicial para a fundação da AIS veio do Papa Pio XII. Inspirado pelo apelo do Papa, logo após a Segunda Guerra Mundial, para alcançar os 14 milhões de refugiados do pós-guerra na Alemanha, o padre Werenfried van Straaten lançou um apelo para a reconciliação por meio de ações de caridade. Incrivelmente houve uma enxurrada de doações. As pessoas doavam bastante toucinho, e não demorou para que o padre Werenfried ficasse conhecido como o "Padre Toucinho".

Hoje a AIS é uma comunidade mundial com 17 escritórios internacionais e mais de 600 mil benfeitores que apóiam cerca de 5 mil projetos de ajuda a cada ano em mais de 140 países diferentes. No Brasil são ajudados cerca de 600 projetos por ano.

No documento assinado pelo Santo Padre, ele enfatiza os serviços prestados à Igreja durante décadas pela AIS. Agora, como Fundação Pontifícia, a AIS continuará como antes, em espírito de caridade ativa para ajudar sempre e em qualquer lugar onde a Igreja estiver em dificuldade ou sendo perseguida. Como uma instituição de caridade pastoral, agindo em nome da Igreja, a Ajuda à Igreja que Sofre está empenhada em reforçar e aprofundar a fé católica e a vida moral.

Nenhum comentário: