VATICANO
Vaticano cede a Cuba suporte de livro usado pelo capelão de Cristóvão Colombo
HAVANA, 30 Jan. 12 (ACI/Europa Press) .- O Vaticano cedeu a Cuba o suporte de livro que utilizou o capelão de Cristóvão Colombo para evangelizar as tribos caribenhas e que, a partir do próximo 5 de fevereiro, será exibido na capital da ilha, conforme anunciou o jornal oficial do governo, o Granma.
A peça, elaborada em madeira esculpida em forma de concha e com incrustações de pedaços de ossos de peixe e carapaça de tartaruga marinha em forma de leque, será exibida durante um ano no Museu da Cidade.
Trata-se, conforme recolhe o Granma, "de um exemplo de arte cristã do mais antigo" e teria sido feito por índios taínos na província do Santiago de Cuba.
O empréstimo se realiza depois de uma solicitude apresentada pelo Historiador da Cidade, Eusebio Leal Spengler, ao diretor dos Museus Vaticanos.
"Foi autorizado com caráter excepcional por Sua Eminência Reverendíssima Cardeal Tarcisio Bertone, secretário de estado", assinala o diário.
Esta cessão se produz pouco antes de que o Papa Bento XVI visite Cuba. O Pontífice viajará à ilha no dia 26 de março e permanecerá até o dia 28, período no que celebrará duas missas em Santiago de Cuba e Havana.
As relações entre o Governo de Raúl Casto e a Igreja Católica viveram décadas de desconfiança mútua, mas nos últimos anos vêm se solidificando. Um diálogo inédito entre as duas partes em meados do 2010 propiciou a liberação de mais de 100 presos políticos que na sua maioria deixaram o país e foram recebidos na Espanha.
AMÉRICA
Arcebispo de Lima assinará acordo com famoso tenor peruano em prol das crianças carentes
LIMA, 30 Jan. 12 (ACI) .- O Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, assinará na terça-feira 31 de janeiro um convênio com o conhecido tenor peruano Juan Diego Flórez, para favorecer as cranças pobres da capital peruana.
O convênio servirá para formar o núcleo do projeto "Sinfonia pelo Peru", uma associação de Flórez que trabalha com crianças e jovens de setores desfavorecidos através da música, a dança, a literatura e a escultura na localidade limenha de Manchay, uma das zonas mais pobres da capital.
Antes disso o Cardeal abençoará um novo pavilhão do Instituto Trentino João Paulo II em Manchay, construído com apoio do governo do Japão.
Na assinatura do Convênio, que será realizado no Colégio Virgem do Rosário em Manchay, estará presente o cantor Juan Diego Flórez, um dos tenores mais importantes do cenário mundial atual.
BRASIL
JMJRio 2013 poderia contar com a participação de até 4 milhões de jovens, afirma funcionário do Vaticano
ROMA, 30 Jan. 12 (ACI) .- Segundo o cálculo do Padre Eric Jacquinet, responsável pelo Setor "Jovens" do Pontifício Conselho para os Leigos, organismo vaticano que promove e cuida da JMJ, poderiam chegar a 3 ou até mesmo 4 milhões os jovens que participarão da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, a ser realizada de 23 a 28 de julho do próximo ano.
"Os participantes serão muito mais daquele milhão apresentado pelos bispos brasileiros logo após o anúncio do Papa em Madri", afirma padre Jacquinet em entrevista à Rádio Vaticano, que explica: "A expectativa no Brasil é enorme: no primeiro encontro de acolhida da Cruz da JMJ, em São Paulo, estavam presentes mais de 100 mil jovens", disse o padre referindo-se à primeira edição do evento Bote Fé que teve lugar na capital paulistana.
Entretanto, em atenção e solidariedade a todos os familiares das vítimas do desabamento dos três prédios no Centro do Rio, na última quarta-feira, dia 25 de janeiro, o Instituto JMJ RIO2013 da Arquidiocese do Rio de Janeiro adiou o lançamento da logomarca oficial da Jornada Mundial da Juventude, prevista para se realizar neste dia 1º de fevereiro.
Em nota, o Presidente do Instituto e Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, manifestou seu pesar e conclamou a todos que rezem pelos falecidos, feridos e famílias atingidas pela dor que também é de toda a Arquidiocese. A nova data será anunciada nos próximos dias.
Por sua vez, a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da jornada, continua, pelas dioceses do Brasil. A Diocese de Patos (PB) irá acolher os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nos próximos dias 7 e 8 de fevereiro.
A Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora serão acolhidos no Parque Turístico Religioso Cruz da Menina, de onde serão conduzidos em carreata, com a primeira parada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Em seguida, os símbolos serão conduzidos pelos jovens para o Largo Dom Gerardo, onde se realizarão os shows religiosos, marcando o evento Bote Fé na diocese paraibana.
Jovens cariocas terão evento de carnaval em preparação para a JMJ Rio2013
RIO DE JANEIRO, 30 Jan. 12 (ACI) .- O maior bloco de carnaval católico do Brasil já esquenta os tambores. É o Folia com Cristo, que na sua quinta edição se consolida como uma excelente opção de diversão neste período que antecede os festejos.
O bloco, com direito a abadá e trio elétrico, irá ganhar as ruas do Rio no domingo, dia 5 de fevereiro. A concentração será a partir das 13h, no Campo de Santana, e, depois ganhará a Avenida Presidente Vargas, no Centro. Mais de 50 mil foliões de Cristo são esperados na festa, cuja entrada é gratuita.
O Folia com Cristo é um evento realizado pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Este ano, terá como tema a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, encontro mundial de jovens com o papa Bento XVI que será realizado no Rio de Janeiro em julho de 2013. O Folia com Cristo será um evento de aquecimento para a JMJ Rio2013, uma pequena amostra da grande festa de alegria e paz que está sendo preparada para receber as pessoas do mundo inteiro.
"A micareta de Jesus surgiu com o objetivo de mostrar uma face alegre da igreja, aproximando a fé da cultura brasileira. E sendo o carnaval a maior festa popular do país, nada melhor do que evangelizar do jeito que o brasileiro gosta. Nesse momento que a cidade do Rio de Janeiro passa por várias transformações estruturais para sediar os diversos eventos internacionais, a Arquidiocese quer despertar nos cidadãos a importância do acolhimento aos milhões de jovens que receberemos na JMJ Rio2013", declarou padre Renato Martins, coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Antes dos foliões levarem a alegria de ser cristão às ruas, haverá uma missa presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, com a participação da cantora Olívia Ferreira.
Dom Orani envia nota de solidariedade às vítimas dos desabamentos no centro Rio
RIO DE JANEIRO, 30 Jan. 12 (ACI) .- Logo do desabamento de três edifícios na avenida Treze de Maio, no centro da cidade do Rio de Janeiro que causou até a manhã desta segunda-feira causou a morte de 17 pessoas, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, divulgou uma nota de solidariedade para com as vítimas da tragédia.
Por outra parte, o governador do estado, Sérgio Cabral, decretou luto oficial de três dias. Um espaço na calçada da Avenida 13 de Maio será reservado, a partir desta segunda-feira, para familiares das vítimas do desabamento prestarem suas homenagens e orações pelos falecidos.
Abaixo reproduzimos na íntegra a nota de Dom Tempesta:
"Juntamente com toda a comunidade arquidiocesana, manifesto a minha solidariedade e o meu pesar a todas as pessoas e familiares vítimas no desabamento dos três prédios no Centro da cidade, ocorrido na noite de quarta-feira e que resultou em mortos e feridos.
Em espírito de unidade e solidariedade, conclamo a todos que rezem pelos falecidos, pelos feridos e pelas famílias atingidas por essa dor que também é de toda a cidade do Rio.
Confiantes na misericórdia de Deus, convido parentes, amigos e autoridades para a Missa de Sétimo Dia na intenção dos falecidos, a ser realizada no próximo dia 2 de fevereiro, quinta-feira, às 10 horas, na Catedral de São Sebastião, na Avenida República do Chile".
A nota foi assinada pelo prelado neste 26 de janeiro.
MUNDO
Fanatismo hindu e muçulmano é grave ameaça para os cristãos na Índia
ROMA, 30 Jan. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Um dos principais problemas que enfrentam os cristãos na Índia é o fanatismo hindu e muçulmano que leva estas comunidades à violência contra os seguidores de Cristo, explica o Arcebispo de Bagalore, Dom Bernard Mora.
Em entrevista concedida à agência vaticana Fides por ocasião da próxima assembléia geral dos bispos da Índia, o Prelado assinala que no encontro tratarão "o velho problema do terrorismo e do fanatismo religioso, hindu e muçulmano, que gera ódio, intolerância e violência contra os cristãos".
O Arcebispo disse que "o desafio para nós é construir e tornar eficazes as comissões para o diálogo e a paz, em todas as comunidades locais. Como cristãos, estamos seguros de que o projeto dos radicais hindus de expulsar-nos da Índia, não será realizado".
Dom. Mora também comentou o lema da assembléia "O papel da Igreja para uma Índia melhor" considerando que ante a pobreza, o desemprego e a falta de educação, entre outros, "a Igreja Católica pretende ser uma voz importante e oferecer sua própria contribuição à construção de uma nação que garanta o bem-estar, a educação, a harmonia e a justiça para todos".
Na assembléia que se desenvolverá entre 1 e 8 de fevereiro e que reunirá mais de 160 bispos dos ritos presentes na Índia (latino, siro-malabar e siro-malankar), participarão importantes convidados como o Cardeal Peter Turkson, Presidente do Pontifício Conselho "Justiça e Paz".
O Arcebispo disse também que há "dois temas aos que, como Bispos, estamos muito atentos: a evangelização e a juventude. O Evangelho é a resposta aos desafios de hoje e os jovens são o futuro da nação".
Campanha de Natal do Santuário de Fátima resultou em 15.000€ para a Caritas
FATIMA, 30 Jan. 12 (ACI) .- Durante o tempo do Natal de 2011, o Santuário de Fátima lançou uma campanha apelando à solidariedade dos seus peregrinos e visitantes: o fruto dos ofertórios no momento da osculação do Menino Jesus, nos dias de Natal e de Ano Novo, foram entregues à Caritas, para apoiar os projetos que visam remediar as necessidades prementes dos mais desprotegidos e pobres.
A ideia surgiu também em resposta ao apelo deixado por Dom António Marto, bispo de Leiria-Fátima, na sua mensagem de Natal: "O Natal de 2011 desafia-nos a crescer em solidariedade e em ajuda mútua partilhando generosamente com as pessoas e as famílias mais fragilizadas e carentes".
A generosidade fez-se sentir e os ofertórios renderam 11.733,36 euros.
Associando-se ao gesto de partilha dos seus peregrinos e visitantes, o Santuário de Fátima juntou 3.266,64 euros ao montante das ofertas para a mesma campanha, o que somou um total de 15.000 euros.
Dois terços desse valor serão entregues à Caritas Nacional, um terço reverterá para a Caritas Diocesana de Leiria.
O Santuário de Fátima agradece a todos quantos colaboraram com esta causa.
Vaticano cede a Cuba suporte de livro usado pelo capelão de Cristóvão Colombo
HAVANA, 30 Jan. 12 (ACI/Europa Press) .- O Vaticano cedeu a Cuba o suporte de livro que utilizou o capelão de Cristóvão Colombo para evangelizar as tribos caribenhas e que, a partir do próximo 5 de fevereiro, será exibido na capital da ilha, conforme anunciou o jornal oficial do governo, o Granma.
A peça, elaborada em madeira esculpida em forma de concha e com incrustações de pedaços de ossos de peixe e carapaça de tartaruga marinha em forma de leque, será exibida durante um ano no Museu da Cidade.
Trata-se, conforme recolhe o Granma, "de um exemplo de arte cristã do mais antigo" e teria sido feito por índios taínos na província do Santiago de Cuba.
O empréstimo se realiza depois de uma solicitude apresentada pelo Historiador da Cidade, Eusebio Leal Spengler, ao diretor dos Museus Vaticanos.
"Foi autorizado com caráter excepcional por Sua Eminência Reverendíssima Cardeal Tarcisio Bertone, secretário de estado", assinala o diário.
Esta cessão se produz pouco antes de que o Papa Bento XVI visite Cuba. O Pontífice viajará à ilha no dia 26 de março e permanecerá até o dia 28, período no que celebrará duas missas em Santiago de Cuba e Havana.
As relações entre o Governo de Raúl Casto e a Igreja Católica viveram décadas de desconfiança mútua, mas nos últimos anos vêm se solidificando. Um diálogo inédito entre as duas partes em meados do 2010 propiciou a liberação de mais de 100 presos políticos que na sua maioria deixaram o país e foram recebidos na Espanha.
AMÉRICA
Arcebispo de Lima assinará acordo com famoso tenor peruano em prol das crianças carentes
LIMA, 30 Jan. 12 (ACI) .- O Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, assinará na terça-feira 31 de janeiro um convênio com o conhecido tenor peruano Juan Diego Flórez, para favorecer as cranças pobres da capital peruana.
O convênio servirá para formar o núcleo do projeto "Sinfonia pelo Peru", uma associação de Flórez que trabalha com crianças e jovens de setores desfavorecidos através da música, a dança, a literatura e a escultura na localidade limenha de Manchay, uma das zonas mais pobres da capital.
Antes disso o Cardeal abençoará um novo pavilhão do Instituto Trentino João Paulo II em Manchay, construído com apoio do governo do Japão.
Na assinatura do Convênio, que será realizado no Colégio Virgem do Rosário em Manchay, estará presente o cantor Juan Diego Flórez, um dos tenores mais importantes do cenário mundial atual.
BRASIL
JMJRio 2013 poderia contar com a participação de até 4 milhões de jovens, afirma funcionário do Vaticano
ROMA, 30 Jan. 12 (ACI) .- Segundo o cálculo do Padre Eric Jacquinet, responsável pelo Setor "Jovens" do Pontifício Conselho para os Leigos, organismo vaticano que promove e cuida da JMJ, poderiam chegar a 3 ou até mesmo 4 milhões os jovens que participarão da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, a ser realizada de 23 a 28 de julho do próximo ano.
"Os participantes serão muito mais daquele milhão apresentado pelos bispos brasileiros logo após o anúncio do Papa em Madri", afirma padre Jacquinet em entrevista à Rádio Vaticano, que explica: "A expectativa no Brasil é enorme: no primeiro encontro de acolhida da Cruz da JMJ, em São Paulo, estavam presentes mais de 100 mil jovens", disse o padre referindo-se à primeira edição do evento Bote Fé que teve lugar na capital paulistana.
Entretanto, em atenção e solidariedade a todos os familiares das vítimas do desabamento dos três prédios no Centro do Rio, na última quarta-feira, dia 25 de janeiro, o Instituto JMJ RIO2013 da Arquidiocese do Rio de Janeiro adiou o lançamento da logomarca oficial da Jornada Mundial da Juventude, prevista para se realizar neste dia 1º de fevereiro.
Em nota, o Presidente do Instituto e Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, manifestou seu pesar e conclamou a todos que rezem pelos falecidos, feridos e famílias atingidas pela dor que também é de toda a Arquidiocese. A nova data será anunciada nos próximos dias.
Por sua vez, a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da jornada, continua, pelas dioceses do Brasil. A Diocese de Patos (PB) irá acolher os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nos próximos dias 7 e 8 de fevereiro.
A Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora serão acolhidos no Parque Turístico Religioso Cruz da Menina, de onde serão conduzidos em carreata, com a primeira parada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Em seguida, os símbolos serão conduzidos pelos jovens para o Largo Dom Gerardo, onde se realizarão os shows religiosos, marcando o evento Bote Fé na diocese paraibana.
Jovens cariocas terão evento de carnaval em preparação para a JMJ Rio2013
RIO DE JANEIRO, 30 Jan. 12 (ACI) .- O maior bloco de carnaval católico do Brasil já esquenta os tambores. É o Folia com Cristo, que na sua quinta edição se consolida como uma excelente opção de diversão neste período que antecede os festejos.
O bloco, com direito a abadá e trio elétrico, irá ganhar as ruas do Rio no domingo, dia 5 de fevereiro. A concentração será a partir das 13h, no Campo de Santana, e, depois ganhará a Avenida Presidente Vargas, no Centro. Mais de 50 mil foliões de Cristo são esperados na festa, cuja entrada é gratuita.
O Folia com Cristo é um evento realizado pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Este ano, terá como tema a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, encontro mundial de jovens com o papa Bento XVI que será realizado no Rio de Janeiro em julho de 2013. O Folia com Cristo será um evento de aquecimento para a JMJ Rio2013, uma pequena amostra da grande festa de alegria e paz que está sendo preparada para receber as pessoas do mundo inteiro.
"A micareta de Jesus surgiu com o objetivo de mostrar uma face alegre da igreja, aproximando a fé da cultura brasileira. E sendo o carnaval a maior festa popular do país, nada melhor do que evangelizar do jeito que o brasileiro gosta. Nesse momento que a cidade do Rio de Janeiro passa por várias transformações estruturais para sediar os diversos eventos internacionais, a Arquidiocese quer despertar nos cidadãos a importância do acolhimento aos milhões de jovens que receberemos na JMJ Rio2013", declarou padre Renato Martins, coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Antes dos foliões levarem a alegria de ser cristão às ruas, haverá uma missa presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, com a participação da cantora Olívia Ferreira.
Dom Orani envia nota de solidariedade às vítimas dos desabamentos no centro Rio
RIO DE JANEIRO, 30 Jan. 12 (ACI) .- Logo do desabamento de três edifícios na avenida Treze de Maio, no centro da cidade do Rio de Janeiro que causou até a manhã desta segunda-feira causou a morte de 17 pessoas, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, divulgou uma nota de solidariedade para com as vítimas da tragédia.
Por outra parte, o governador do estado, Sérgio Cabral, decretou luto oficial de três dias. Um espaço na calçada da Avenida 13 de Maio será reservado, a partir desta segunda-feira, para familiares das vítimas do desabamento prestarem suas homenagens e orações pelos falecidos.
Abaixo reproduzimos na íntegra a nota de Dom Tempesta:
"Juntamente com toda a comunidade arquidiocesana, manifesto a minha solidariedade e o meu pesar a todas as pessoas e familiares vítimas no desabamento dos três prédios no Centro da cidade, ocorrido na noite de quarta-feira e que resultou em mortos e feridos.
Em espírito de unidade e solidariedade, conclamo a todos que rezem pelos falecidos, pelos feridos e pelas famílias atingidas por essa dor que também é de toda a cidade do Rio.
Confiantes na misericórdia de Deus, convido parentes, amigos e autoridades para a Missa de Sétimo Dia na intenção dos falecidos, a ser realizada no próximo dia 2 de fevereiro, quinta-feira, às 10 horas, na Catedral de São Sebastião, na Avenida República do Chile".
A nota foi assinada pelo prelado neste 26 de janeiro.
MUNDO
Fanatismo hindu e muçulmano é grave ameaça para os cristãos na Índia
ROMA, 30 Jan. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Um dos principais problemas que enfrentam os cristãos na Índia é o fanatismo hindu e muçulmano que leva estas comunidades à violência contra os seguidores de Cristo, explica o Arcebispo de Bagalore, Dom Bernard Mora.
Em entrevista concedida à agência vaticana Fides por ocasião da próxima assembléia geral dos bispos da Índia, o Prelado assinala que no encontro tratarão "o velho problema do terrorismo e do fanatismo religioso, hindu e muçulmano, que gera ódio, intolerância e violência contra os cristãos".
O Arcebispo disse que "o desafio para nós é construir e tornar eficazes as comissões para o diálogo e a paz, em todas as comunidades locais. Como cristãos, estamos seguros de que o projeto dos radicais hindus de expulsar-nos da Índia, não será realizado".
Dom. Mora também comentou o lema da assembléia "O papel da Igreja para uma Índia melhor" considerando que ante a pobreza, o desemprego e a falta de educação, entre outros, "a Igreja Católica pretende ser uma voz importante e oferecer sua própria contribuição à construção de uma nação que garanta o bem-estar, a educação, a harmonia e a justiça para todos".
Na assembléia que se desenvolverá entre 1 e 8 de fevereiro e que reunirá mais de 160 bispos dos ritos presentes na Índia (latino, siro-malabar e siro-malankar), participarão importantes convidados como o Cardeal Peter Turkson, Presidente do Pontifício Conselho "Justiça e Paz".
O Arcebispo disse também que há "dois temas aos que, como Bispos, estamos muito atentos: a evangelização e a juventude. O Evangelho é a resposta aos desafios de hoje e os jovens são o futuro da nação".
Campanha de Natal do Santuário de Fátima resultou em 15.000€ para a Caritas
FATIMA, 30 Jan. 12 (ACI) .- Durante o tempo do Natal de 2011, o Santuário de Fátima lançou uma campanha apelando à solidariedade dos seus peregrinos e visitantes: o fruto dos ofertórios no momento da osculação do Menino Jesus, nos dias de Natal e de Ano Novo, foram entregues à Caritas, para apoiar os projetos que visam remediar as necessidades prementes dos mais desprotegidos e pobres.
A ideia surgiu também em resposta ao apelo deixado por Dom António Marto, bispo de Leiria-Fátima, na sua mensagem de Natal: "O Natal de 2011 desafia-nos a crescer em solidariedade e em ajuda mútua partilhando generosamente com as pessoas e as famílias mais fragilizadas e carentes".
A generosidade fez-se sentir e os ofertórios renderam 11.733,36 euros.
Associando-se ao gesto de partilha dos seus peregrinos e visitantes, o Santuário de Fátima juntou 3.266,64 euros ao montante das ofertas para a mesma campanha, o que somou um total de 15.000 euros.
Dois terços desse valor serão entregues à Caritas Nacional, um terço reverterá para a Caritas Diocesana de Leiria.
O Santuário de Fátima agradece a todos quantos colaboraram com esta causa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário