VATICANO, 10 Fev. 12 (ACI) .- O Vatican Information Service informou em sua edição de hoje, 10, que o Papa Bento XVI escolheu o novo Núncio Apostólico para o Brasil, sucedendo a Dom Lorenzo Baldisseri que irá a Roma para ser secretário da Congregação para os Bispos. Trata-se do atual núncio da Tailândia e Camboja e Delegado Apostólico em Myanmar e Laos, Dom Giovanni D'Aniello.
Segundo o portal oficial da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) informou em nota de imprensa, Dom Giovanni D'Aniello tem 57 anos, nasceu em Aversa (Itália), foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico.
Ele ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano.
Anteriormente Dom D'Aniello Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja.
Papa incentiva a renovação da Igreja para combater o abuso sexual
VATICANO, 07 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Vaticano, 06 fev.12/ 13:41 (CNA / EWTN News) -. Papa Bento XVI enviou uma mensagem aos bispos e superiores religiosos que se reúnem de 6 a 9 de Fevereiro em Roma , em um simpósio que visa aumentar e aprofundar o compromisso da Igreja Católica na luta contra o abuso sexual de crianças na atenção e apoio às vítimas.No texto, o Santo Padre assinala que "a cura das vítimas deve ser a principal preocupação na comunidade cristã, e deve ir de mãos dadas com uma profunda renovação da Igreja em todos os níveis."A mensagem, assinada pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, e endereçada ao reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, onde é realizado o evento, Pe. François-Xavier Dumortier, foi lido no início do simpósio intitulado "Rumo 'a cura e Renovação", no qual participam mais de 110 bispos e 30 superiores religiosos .O Papa assegurou suas orações por esta " importante iniciativa " e pediu ao Senhor "que através de suas deliberações, muitos bispos! e superiores religiosos ao redor do mundo possam receber ajuda para responder de uma forma real como Cristo, a tragédia do abuso infantil "."Nosso Senhor nos lembra que todo ato de caridade para o menor de nossos irmãos é um ato de caridade para com Ele," diz o texto.Além disso, o Santo Padre "apoia e encoraja todos os esforços para responder a este desafio com a caridade cristã e a proporcionar às crianças e adultos vulneráveis um ambiente eclesial propício para seu crescimento humano e espiritual".Finalmente, Bento XVI saudou os participantes do simpósio, e os exortou a continuar trabalhando e se especializando para "promover, em toda a Igreja uma forte cultura de proteção efetiva e apoio às vítimas."O simpósio foi aberto pelo cardeal William Joseph Levada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da FéEm seu discurso à Cúria Romana em dezembro de 2010, o Papa Bento XVI, como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, promoveu normas para combater de maneira mais e! ficaz os casos de abuso, explicou que é necessário "aceitar es! ta humil hação como uma exortação à verdade e um apelo à renovação "trabalhando para que "estes casos dolorosos não se repitam nunca mais". Apesar das diferentes e inúmeras ocasiões que o Papa pronunciou-se contra os abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero, vários meios de comunicação internacionais não cessaram a sua campanha de difamação contra a Igreja e
Washington dá as costas à família e aprova "matrimônio" gay
WASHINGTON DC, 10 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- A Câmara de Representantes do Estado de Washington (Estados Unidos) aprovou a lei que permite a realização de "matrimônios" entre casais homossexuais.
A proposta legislativa já tinha sido passada no Senado estatal a semana passada. Agora obteve 55 votos a favor e 43 em contra.
A governadora democrata de Washington, Christine Gregoire tem previsto assinar a lei na próxima semana, pois tem um prazo máximo de cinco dias. prevê-se que ratifique a norma em 14 de fevereiro.
Com esta medida, Washington se converte no sétimo estado em legalizar as uniões homossexuais nesse país. Os outros estados são Massachusetts, Connecticut, Iowa, Nova Hampshire, Vermont e Nova Iorque.
Os defensores da família manifestaram que lutarão intensamente para reverter a lei.
O Arcebispo de Washington, Cardeal Donald Wuerl, afirmou que, apesar das tentativas de mudar a legislação para redefinir o matrimônio em distintos estados do país, "o que não pode ser modificado é a verdade, o matrimônio é a sagrada instituição que une um homem e uma mulher entre si, e com o filho que nasce de sua união".
O Cardeal sublinhou que o matrimônio "não é o mero reconhecimento público de uma relação para o benefício exclusivo de dois adultos".
Para o Cardeal, embora a atitude legislativa em diversos estados seja contrária à família, "não será a última palavra sobre este tema".
"Rezo porque aqueles a quem foi confiada a promoção do bem público refletirão sobre o verdadeiro sentido desta instituição vital e trabalharão para preservá-la".
A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) convocou os fiéis a celebrarem a Semana Nacional do Matrimônio de 7 a 14 de fevereiro de 2012, afirmando, tal como recordava o Beato Juan Pablo II, que "o futuro da humanidade depende do matrimônio e da família".
Conheça as ruas que o Papamóvel vai percorrer em León, México
LEÓN, 10 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI viajará cerca de 40 quilômetros das ruas de León, em Guanajuato (México), a bordo do papamóvel durante sua próxima visita em março.
O Santo Padre chegará no México no próximo 23 de março e vai permanecer no país até o dia 26 desse mês.
Na chegada, o Papa se reunirá com o presidente mexicano, Felipe Calderón Hinojosa, e depois percorrer a avenida Adolfo López Mateos.
O alojamento para o máximo representante da Igreja Católica será fornecido pela Congregação das "Servas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus."
No domingo 25, pela manhã, Bento XVI celebrará a Santa Missa em Guanajuato no Parque Bicentenário, no sopé do Monte Cubilete, junto a um monumento grande Cristo Rei.
Naquela noite, na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, o Papa se reunirá com os bispos mexicanos e representantes de bispos latino-americanos para a oração das Vésperas.
No dia seguinte, pela manhã, Bento XVI irá para o aeroporto de León, onde parte para Cuba.
O vídeo em espanhol do percurso do Papa pelo México pode ser visto no youtube: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=R8KIBTfnPLg
Anúncio da logo oficial da JMJ 2013 será realizado esta noite no Rio de Janeiro
RIO DE JANEIRO, 07 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Nesta terça-feira, 7, será feito o lançamento da logomarca da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013. O evento será às 19h30 no auditório do Edifício João Paulo II (no bairro da Glória). O evento contará com a presença do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, do prefeito da cidade, Eduardo Paes, do presidente da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno, do secretário da Congregação para os Bispos no Vaticano, Dom Lorenzo Baldisseri, e de cerca de 100 bispos do Brasil e exterior, além de diversas autoridades e representantes da sociedade. O evento será transmitido pelo site www.rio2013.com. Na programação, o presidente do Instituto JMJ Rio2013 e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, irá anunciar o vencedor do concurso da logomarca. No momento em que a logo for apresentada, o Cristo Redentor será iluminado com as cores verde e amarelo, em referência ao país sede da próxima JMJ. Para chegar à logomarca oficial, foi percorrido um longo caminho, iniciado no dia 27 de setembro de 2011 com o lançamento do edital do concurso para escolher o símbolo da JMJ. Mais de 200 trabalhos enviados de todas as partes do mundo chegaram ao Comitê Organizador Local (COL) e demonstraram, além de criatividade e técnica, a força da fé e da alegria da juventude católica. Após o encerramento do concurso, no dia 31 de outubro, começou o processo de seleção, onde as logomarcas foram avaliadas por um grupo de designers, por uma comissão do Setor Juventude e também pelos setores pastoral e presidência do COL. No dia 13 de dezembro as duas logos finalistas foram apresentadas ao Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), em Roma, que escolheu a vencedora em comum acordo com os representantes do Comitê Organizador Local. A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro e atrairá jovens de todo o mundo para o encontro com o Papa Bento XVI. O Brasil já vive o clima da Jornada, com a peregrinação da Cruz dos jovens e do Ícone de Nossa Senhora pelo país. Os símbolos da JMJ percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul em preparação para a JMJ RIO2013.
Logo Oficial da JMJ 2013 expressa a fé e a acolhida do povo brasileiro aos jovens do mundo
RIO DE JANEIRO, 08 Fev. 12 (ACI) .- Na noite desta terça-feira, 7 de fevereiro, os jovens que esperavam a divulgação do resultado do concurso para a logo oficial da JMJ 2013 puderam conhecer a logo vencedora, lançada em um evento que reuniu mais de cem bispos vindos do Brasil e do exterior e que representou um passo simbólico no processo de preparação da Jornada que já vem sendo realizada com entusiasmo pelos jovens e voluntários do Rio de Janeiro.
Presentes no lançamento estevieram o presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, junto dos vice-presidentes do organismo Dom Paulo Cezar Costa e Dom Antonio Dias Duarte, e os responsáveis pelos setores que compõem o Comitê. Entre outras autoridades eclesiais compareceram o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidente da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil e Arcebispo de Aparecida e o Secretário para a Congregação dos Bispos em Roma, Dom Lorenzo Baldisseri, que foi núncio no Brasil durante dez anos.
Em declarações exclusivas a ACI Digital Dom Paulo Cezar afirmou que "a logomarca é aquele ícone que vai ser o símbolo da jornada na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. Quem olhar a logomarca vai ter presente a Jornada Mundial da Juventude. (...) É uma logomarca muito bonita, expressiva, que mostra muito a fé do povo brasileiro, mostra bem a todos o Cristo Redentor que acolhe a todos e acolherá a todos em 2013".
Participaram também no ato o governador do estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral e o prefeito da cidade, Eduardo Paes, que se comprometeram a colocar todo o empenho dos organismos do estado para o êxito do evento. Outra presença destacada entre as autoridades civis foi a da deputada católica e pró-vida Myriam Rios, que concedeu uma breve exclusiva a ACI Digital dizendo que ela conhece o impacto das JMJ no coração dos jovens, pois ela mesma viveu a experiência como peregrina na sua juventude.
"A Jornada Mundial da Juventude será uma grande festa para a família, para os jovens e para todas as pessoas que querem um mundo melhor, que querem que os nossos jovens sejam formados homens e mulheres para um mundo novo. Eu fico muito feliz de participar desta vez como autoridade, como deputada do povo, da família, pois participei como peregrina, quando jovem, em 1993 em Denver no Colorado com o Papa João Paulo II. Então para mim tem uma importância muito grande hoje participar como parlamentar, ajudando na estrutura, ajudando a divulgar este grande momento de explosão de alegria verdadeira entre os jovens e em família"
Na ocasião, o arcebispo Dom Orani anunciou o vencedor do concurso da logomarca, Gustavo Huguenin, 25 anos, natural da cidade de Cantagalo, região Serrana do Rio. O lançamento contou ainda com apresentações artísticas de Olívia Ferreira, Eliana Ribeiro e do Projeto Música no Museu.
"Quero aqui expressar minha eterna gratidão a Deus pela realização deste sonho, um dia impensável e agora tão real. Sou extremamente feliz por ser um jovem que pode proclamar para todo o mundo a alegria de fazer parte da Santa Igreja Católica", declarou o vencedor do concurso Gustavo Huguenin.
Natural do município de Cantagalo, região serrana do estado do Rio de Janeiro, o jovem frequenta a paróquia Santíssimo Sacramento, da diocese de Nova Friburgo. Formado em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), ele trabalha como designer gráfico e webdesigner em um escritório próprio.
"Para mim é alegria imensa saber que o meu trabalho vai ser usado no maior evento católico do mundo, ainda mais com Santo Padre, e que essa imagem estará associada ao encontro pessoal que os jovens do mundo inteiro terão com Jesus Cristo na JMJ Rio2013", destacou o designer.
Depois de um emotivo vídeo no qual se aprecia a logomarca oficial do evento a estátua do Cristo Redentor no Corcovado foi iluminada com as cores verde e amarelo, em referência às cores da bandeira do país sede do próximo evento do Papa com os jovens.
Dom Orani encerrou o evento com algumas breves palavras e afirmou: "Todos nós estamos como essa marca. Aqui, há um coração batendo forte e dizendo: venham ter essa experiência com Deus". O Arcebispo concluiu sua palavra dando também a notícia de que a Jornada já contava com 6 mil voluntários e encerrou o evento com uma oração.
Um pouco da história da logo
Gustavo, que nunca participou de uma Jornada, disse que acompanhou a JMJ em Madrid, ao vivo através da internet. "Tinha um desejo muito grande de estar envolvido nisso como jovem católico. Quando foi anunciado que a Jornada seria no Rio, comecei a pensar que poderia haver um concurso que pudesse participar, e poucos dias depois ele abriu. Já estava com essa esperança. Acompanhei os meios oficiais, através do site da JMJ, e trouxe em meu coração esse desejo do que eu poderia fazer algo", lembrou.
Gustavo recordou que, antes de começar a desenhar, leu o capítulo todo do Evangelho de Mateus, de onde foi tirado o lema da JMJ Rio2013 "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19) e meditou para, a partir daquela palavra, buscar inspirações para a imagem.
"Nessa passagem vemos que Jesus foi se encontrar com os discípulos numa montanha. Então, já de início, não saía da minha cabeça a ideia do Cristo Redentor - Jesus que está numa montanha. Além de ser o símbolo universal do Rio de Janeiro, tem tudo haver com o tema".
Conceito da logo
Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.
Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.
Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.
A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.
Indonésia força mil crianças católicas a converter-se ao Islã
ROMA, 10 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Cerca de mil crianças católicos do Timor Oriental que foram arrebatadas de suas famílias há mais de dez anos, estão sendo retidos à força em colégios nacionais islâmicos de Java Ocidental onde são obrigados a converter-se ao Islã.
A Igreja na Indonésia e alguns trabalhadores humanitários católicos confirmaram à agência vaticana Fides que os jovens se encontram nestas escolas e centros em mãos de educadores muçulmanos, os quais, impedem o retorno dos jovens às suas famílias de origem.
Durante 1999, durante a guerra da independência, 250 mil refugiados do Timor Oriental cruzaram as fronteiras para o Timor Ocidental para escapar da violência das tropas pró-Indonésia.
Entre os refugiados havia mais quatro mil crianças, muitos deles não podiam ser alimentados por suas famílias e foram entregues ao exército e a organizações humanitárias. Como resultado, mais de mil dessas crianças nunca retornaram a seus lares e atualmente permanecem prisioneiros nos internatos islâmicos de Java.
Os representantes do Alto Comissionado das Nações Unidas para os Refugiados e diversas ONGs na Indonésia, tentaram solucionar a repatriação dos jovens mas sem êxito.
No entanto muitos dos pais das crianças têm negado o acesso a seus filhos por parte dos colégios islâmicos.
O Secretário da Comissão Episcopal para o Diálogo Interreligioso,Padre Benny Susetyo, considerou que "é urgente limitar a instrumentalização da religião em política. A zona de Java Ocidental é um exemplo: os grupos muçulmanos querem impor regras baseadas na Sharia (Lei Islâmica)".
Ele assinalou que o principal problema no Timor Oriental, "são o excesso de burocracia e a corrupção: dois temas que influem na retenção destas crianças", e indicou que "trata-se de um caso muito triste e de um abuso evidente".
A Comissão Episcopal para o Diálogo Interreligioso tentou administrar uma solução ante o governo, as organizações muçulmanas e as Nações Unidas, mas "casos como estes fazem ver como a relação entre política e religião tem um grave impacto na liberdade dos cidadãos, especialmente nas minorias", concluiu o Padre Susetyo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário