Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Notícias - 02/02/2012

Dom João Braz de Aviz pelo Dia Mundial da Vida Consagrada: é a hora da fidelidade

VATICANO, 02 Fev. 12 (ACI) .- Neste 2 de fevereiro, Festa da Apresentação de Jesus no Templo, a Igreja celebra também o Dia Mundial da Vida Consagrada, proclamado pelo Papa João Paulo II. Na ocasião, o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, o futuro cardeal brasileiro Dom João Braz de Aviz, falou em uma entrevista que embora o panorama se apresente difícil para a vida consagrada na Igreja, este é um momento propício para intensificar a vivência da fidelidade dos consagrados aos seus carismas fundacionais.

A liturgia celebra a experiência de Maria, que, em obediência à lei, foi ao Templo depois de quarenta dias do nascimento de Jesus, para apresentá-lo ao Pai e cumprir o rito da própria purificação. A festa da Apresentação de Jesus no Templo é o momento em que "se manifesta a consagração de Jesus a Deus Pai".

Sobre esta Festa e o Dia Mundial da Vida Consagrada, o Programa Brasileiro da Rádio Vaticano conversou com o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Dom João Braz de Aviz que compartilhou algumas reflexões sobre a festividade e sobre a vida consagrada na Igreja hoje.

"Seguindo um pouco, digamos, as coisas bonitas e os momentos difíceis e as coisas delicadas aqui na nossa congregação por tudo aquilo que nós recebemos do mundo inteiro, a gente às vezes tem um pouco a impressão que nós estamos naqueles momentos digamos assim em que os nossos campos têm pouco trigo, em que o dia tem pouca luz em que a terra não é generosa no dar os seus frutos. Imagens que poderíamos dizer: passamos um momento na vida consagrada onde há sobretudo aqui na Europa e em outros lugares também as vezes mais às vezes menos há uma certa dificuldade para a vida consagrada de manifestar a sua beleza", compartilhou Dom Braz de Aviz.

"Eu diria agora é o tempo da fidelidade. Fidelidade porque sabemos em que colocamos a nossa esperança. É também um tempo de revisão da nossa vida para ver se somos fiéis sobretudo àquela inspiração inicial dos nossos fundadores, das nossas fundadoras para ver aquilo que eles trouxeram como luz da parte de Deu separa a Igreja", asseverou.

"Fidelidade também no procurar entender na cultura de hoje o que ela está buscando na sua maneira de agir e de se manifestar. Isto poderia ajudar-nos a voltar a viver com alegria a nossa vocação, e depois uma terceira coisa, caminhar juntos, o mais possível juntos, isto nos ajudará muito", concluiu o prelado.

O Dia Mundial da Vida Consagrada, 2 de fevereiro, estabeleceu-se a partir de 1997, após a Exortação Apostólica Pós-sinodal "Vita consecrata", assinada por João Paulo II em 25 de Março de 1996. O documento reflete sobre a vida consagrada e sua missão na Igreja e no mundo.


Prazo prorrogado do Concurso do Hino da JMJ RIO2013

RIO DE JANEIRO, 02 Fev. 12 (ACI) .- O Comitê Local Organizador da JMJ Rio 2013 informa que foi prorrogado em um mês o concurso para escolher a letra do hino oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO2013). Os trabalhos poderão ser enviados até o dia 3 de março e, no site da JMJ (www.rio2013.com), onde os interessados poderão encontrar o edital retificado.

Essa é uma oportunidade de todos participarem e, quem sabe, ser o autor do hino que será cantado por jovens de todo o mundo no encontro com o Papa Bento XVI entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.

"A letra do Hino da JMJ RIO2013 refletirá o rosto da juventude do Brasil e do mundo. Jovens animados que têm o sentido de sua existência em Jesus Cristo, que descobrem neste amor o que os faz sentirem-se plenamente realizados e felizes. Esta relação de amizade e intimidade com o Senhor convida-nos a um autêntico testemunho da fé, com coragem e criatividade. Por isso, participar do concurso que escolherá a letra do Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude, é deixar que este amor se torne concreto e seja capaz de contagiar a todos que ouvirem", destaca o texto do edital do Concurso.

O julgamento será entre os dias 3 e 31 de março, onde serão selecionadas 5 letras finalistas. A divulgação do resultado está prevista para o dia 1º de abril, no Domingo de Ramos.

Os interessados devem enviar a letra para o Setor de Preparação Pastoral da JMJ RIO2013, que fica no 7º andar do edifício João Paulo II, Rua Benjamin Constant, 23, na Glória – Rio de Janeiro. Mais detalhes de como participar podem ser vistos no edital do concurso na página oficial da JMJ RIO2013 (www.rio2013.com) ou através do email: pastoral@rio2013.com.


Santuário Nacional de Aparecida é sede do 14° Encontro Nacional de Presbíteros

APARECIDA, 02 Fev. 12 (ACI) .- O 14° Encontro Nacional de Presbíteros (ENPs) teve início na tarde de ontem (1°) e segue até o próximo dia 7, no Santuário Nacional. Esta é a primeira vez que o Conselho Nacional dos Presbíteros (CNP) realiza o encontro em Aparecida (SP).

O encontro tem como tema 'A Identidade e a Espiritualidade do Presbítero no Processo de Mudança de Época' e reúne quase 500 padres de todas as partes do Brasil no Santuário Nacional.

De acordo com o presidente do Conselho Nacional dos Presbíteros (CNP), padre Francisco dos Santos este é um momento propício para convivência, oração e para partilha de experiências entre os representantes de todos os padres do Brasil.

"O Documento de Aparecida nos chama a atenção para essa mudança de época que vivemos e nesse encontro queremos fazer uma grande partilha de experiências nesse sentido. A identidade do Presbítero está ligada a identidade de Cristo como pastor e servidor", afirmou padre Francisco.

Padre Francisco lembrou que o encontro será eletivo, quando os presbíteros delegados das dioceses do Brasil escolherão a futura nova presidência da CNP para o quadriênio de 2012 a 2016.

Nesta quinta-feira (2) os padres participam da missa das 9h, no Altar Central, do Santuário Nacional celebrada pelo bispo arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito e as discussões da assembleia ficarão em torno do tema do encontro, cuja reflexão deve ajudar cada presbítero a ter consciência da sociedade em que atua, e assim uma ação ministerial mais eficaz.

Comissão Nacional dos Presbíteros - A Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP) é um organismo ligado a Comissão Episcopal Pastoral da dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Índia: Radicais hindus teriam sido os autores da destruição de um cemitério cristão

ROMA, 02 Fev. 12 (ACI) .- Os membros do All India Christian Council (AICC), denunciaram a destruição do velho cemitério cristão de Sabarmati no estado de Gujarat, e indicaram que existem suspeitas de que os autores seriam grupos radicais hindus.

Conforme informou esta quarta-feira a agência Fides, o cemitério foi "profanado e destruído com tratores" no dia 26 de janeiro. Por isso, o AICC pediu a renúncia do Primeiro ministro de Gujarat, Narendra Modi, conhecido líder militante do Bharatiya Janata Party (BJP), e muito próximo a grupos extremistas hindus.

Os cristãos assinalaram que Modi não os protege. Eles também pediram a destituição do chefe da polícia de Sabarmati, S.D. Patel, por descumprimento de seus deveres constitucionais.

O cemitério ecumênico de Sabarmati se remonta ao período britânico. A área foi concedida aos fiéis de sete confissões cristãs presentes em Ahmedabad (católicos, metodistas e alguns grupos pentecostais) antes de 1947.

Samson Christian, do AICC, assinalou que o acontecido mostra que "em Gujarat há um problema sério: o desprezo pelos sentimentos religiosos das minorias".


Relaxamento é prejudicial para a vida consagrada, adverte colunista

MADRI, 02 Fev. 12 (ACI) .- O prestigioso escritor espanhol católico Juan Manuel Prada, advertiu em um artigo publicado no jornal ABC de Madri, que o "relaxamento na observância dos votos e progressiva secularização" está prejudicando a vida consagrada.

"Se analisamos a história da vida consagrada, descobriremos que todas as reformas que durante os séculos se produziram em seu seio, seguiram uma tendência comum de ir ao menos difícil ao mais difícil. Esta tendência teria sido quebrada no último meio século, onde as reformas tiveram uma tendência à queda da disciplina, em relação à observância dos votos e uma progressiva secularização", disse Prada.

Ele disse que isto é "palpável em aspectos aparentemente acidentais, como o abandono do hábito, um sinal de liberdade da Igreja, alheia a modas e costumes, em meio do mundo"

Contudo, ele advertiu que "as mudanças acidentais fatal e inevitavelmente acabam transformando a essência, corroendo o fundo de "verdade permanente e invencível estabilidade", -como Paulo VI disse- sobre a vida consagrada.

Prada , agradeceu a fidelidade do Pw. Salaverri, que "tem mais de 65 anos sendo testemunho da presença transfiguradora de Deus", mas advertiu que, no caso dos marianistas ', algo de fato, deve ter ocorrido ", porque de 3110 padres em 1959 seu número caiu para 1.320 em 2010 ", com uma idade média muito maior."

"Nós sabemos que quantidade não é sinônimo de qualidade, mas não podemos esquecer que a experiência de um ideal- especialmente um ideal comunitário –
somente pode adquirir perfeição se existem muitas pessoas estão envolvidas nele", disse o escritor.

Prada reconheceu o trabalho dos consagrados , mas disse que "essa gratidão não nos isenta de assinalar o que consideramos falhas na vida consagrada, a principal das quais é a secularização ou assimilação do mundo", cujas posições são tomadas pelo desespero para conquistá-lo a partir das próprias posições dos consagrados.


Colômbia: Advertem promoção da homossexualidade em escolas

BOGOTÁ, 02 Fev. 12 (ACI) .- O vereadora Clara Lucia Sandoval, de Bogotá (Colômbia), denunciou que desde 2008 se está implementado em 24 escolas do distrito uma cátedra que, sem o conhecimento dos pais, promove uma "terceira opção sexual".

Segundo informou no sábado 28 de janeiro, o jornal colombiano El Tiempo, Sandoval disse que nestas aulas, "os jovens estão expostos a um processo de exploração, que dá preferência a uma terceira opção sexual ", e, portanto, as escolas podem acabar orientando os estudantes à homossexualidade.

No entanto, o secretário de Educação, de Bogotá, Oscar Sanchez, disse que "as crianças devem ser informadas de que existem diferentes opções sexuais, e aqueles que fazem essas escolhas têm os mesmos direitos."

Ele disse que esta tradição vai seguir em frente e serão sancionados os professores que, de acordo com o jornal, assumam atitudes discriminatórias contra a diversidade sexual.

Em vez disso, Clara Sandoval esclareceu que respeita "as decisões das pessoas privadas, mas elas não podem passar isso para o público. Não podem impor realidades privadas as pessoas mais vulneráveis, que são nossos filhos."


Famosa fundação contra o câncer de mama já não financiará a transnacional do aborto IPPF


WASHINGTON DC, 02 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Este 31 de janeiro a Fundação Susan G. Komen, a instituição mais importante do mundo em investigação e luta contra o câncer de mama, anunciou que já não contribuirá com recursos à transnacional abortista International Planned Parenthood Federation (IPPF).

O presidente da organização C-FAM, Austin Ruse, explicou que a decisão da Fundação Komen de deixar de contribuir com a abortista IPPF, proprietária da maior rede de clínicas abortistas do mundo, "é uma vitória surpreendente para os pró-vida que durante anos solicitaram à Komen que deixasse de financiar a gigante do aborto".

Em janeiro deste ano foi divulgado um estudo que demonstra que o aborto incrementa em quase 200 por cento o risco de câncer de mama. A investigação se uniu a outras cinco realizadas nos Estados Unidos e China, que nos últimos 18 meses demonstraram que o aborto é uma das principais causa do câncer de mama.

Desde o anúncio do afastamento de contribuições, a Fundação Komen se converteu em alvo de ataques dos grupos abortistas em todo mundo. Em poucas horas recebeu milhares de mensagens contra a sua decisão, insultos através das redes sociais e inclusive centenas de ameaças de retiro de doações por parte de abortistas. Seu website oficial http://www.komen.org/ foi supostamente atacado por hackers.

Ante esta situação, Ruse pediu aos pró-vida expressar sua opinião e apoiar a instituição com correios eletrônicos e mensagens em sua página oficial do Facebook http://www.facebook.com/susangkomenforthecure

"Peço-lhes neste momento, sem importar onde estejam no mundo, que escrever uma mensagem eletrônica à Susan G. Komen Foundation para agradecer-lhes por ter cortado suas contribuições ao Planned Parenthood", assinala Ruse.

"Por favor –acrescenta– tomem um minuto neste exato momento para escrever a news@komen.org e escrevam em inglês esta breve mensagem 'Thanks for defunding Planned Parenthood!' ('Obrigado por deixar de contribuir ao Planned Parenthood) Isso é tudo o que devem dizer e com isso farão uma grande diferença".

"Isto é realmente importante. Eles (a fundação Komen) tomaram uma importante decisão e é necessário apoiá-los".

"Escrevam de todas as partes do mundo a news@komen.org agora mesmo", insistiu Austin Ruse.

Nenhum comentário: