Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Seminário discute Vida Religiosa Consagrada

Vista parcial do público presente na abertura do Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada, que reúne cerca de 400 pessoas


Teve início nesta quinta-feira, 23, o Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada, realizado pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) em Itaici, Indaiatuba (SP). O evento, que termina na próxima segunda-feira, 27, e reúne 405 participantes de todo o Brasil, aborda o tema “Vida Religiosa: A loucura que Deus escolheu para confundir o mundo”.

O seminário começou com uma reflexão sobre a passagem bíblica que norteia as discussões: “A loucura que Deus escolheu para confundir o mundo” (1Cor 1,27). Em seguida, a integrante da equipe de reflexão bíblica da CRB Nacional, irmã Rejane Paiva, lançou um questionamento: “Como a Vida Religiosa Consagrada poderia ser sinal frente à sabedoria do mundo atual?”.

De acordo com irmã Rejane, a grande loucura de Jesus Cristo foi escolher, para estar com Ele, homens e mulheres sem instrução, sem prestígio e que, aos olhos da sociedade, eram nada. “Deus continua escolhendo gente limitada e fraca”, afirmou. Ela ressaltou que isso não significa fazer uma apologia à fraqueza, mas evidenciar o poder de Deus.

Realidade da Vida Religiosa Consagrada

A integrante da equipe de reflexão teológica da CRB, irmã Delir Brunelli, destacou a necessidade de contemplar a realidade social, política e de Igreja em que a Vida Religiosa Consagrada se situa hoje, com sabedoria e escuta. De acordo com ela, a escuta atenta foi a grande mestra de Jesus. “Jesus procurou sempre iniciar as pessoas no caminho da sabedoria”.
Ela finalizou sua intervenção no seminário sugerindo o texto de Provérbios, 17,22, como iluminação para a Vida Religiosa Consagrada: “O coração alegre ajuda a sarar as feridas, mas o espírito abatido seca até os ossos”.


Canção Nova com CRB Nacional

Nenhum comentário: