Vista parcial do público presente na abertura do Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada, que reúne cerca de 400 pessoas
Teve início nesta quinta-feira, 23, o Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada, realizado pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) em Itaici, Indaiatuba (SP). O evento, que termina na próxima segunda-feira, 27, e reúne 405 participantes de todo o Brasil, aborda o tema “Vida Religiosa: A loucura que Deus escolheu para confundir o mundo”.
O seminário começou com uma reflexão sobre a passagem bíblica que norteia as discussões: “A loucura que Deus escolheu para confundir o mundo” (1Cor 1,27). Em seguida, a integrante da equipe de reflexão bíblica da CRB Nacional, irmã Rejane Paiva, lançou um questionamento: “Como a Vida Religiosa Consagrada poderia ser sinal frente à sabedoria do mundo atual?”.
De acordo com irmã Rejane, a grande loucura de Jesus Cristo foi escolher, para estar com Ele, homens e mulheres sem instrução, sem prestígio e que, aos olhos da sociedade, eram nada. “Deus continua escolhendo gente limitada e fraca”, afirmou. Ela ressaltou que isso não significa fazer uma apologia à fraqueza, mas evidenciar o poder de Deus.
Realidade da Vida Religiosa Consagrada
A integrante da equipe de reflexão teológica da CRB, irmã Delir Brunelli, destacou a necessidade de contemplar a realidade social, política e de Igreja em que a Vida Religiosa Consagrada se situa hoje, com sabedoria e escuta. De acordo com ela, a escuta atenta foi a grande mestra de Jesus. “Jesus procurou sempre iniciar as pessoas no caminho da sabedoria”.
Ela finalizou sua intervenção no seminário sugerindo o texto de Provérbios, 17,22, como iluminação para a Vida Religiosa Consagrada: “O coração alegre ajuda a sarar as feridas, mas o espírito abatido seca até os ossos”.
Canção Nova com CRB Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário