Raniero Cantalamessa realiza a segunda das quatro meditações que fará diante do Papa e da Cúria Romana no tempo da Quaresma
O Papa Bento XVI participou na manhã desta sexta-feira,16, com membros da Cúria Romana, da segunda pregação da Quaresma feita pelo Frade Capuchinho, Frei Raniero Cantalamessa. O tema da pregação foi "São Gregório Nazianzeno, Mestre de Fé na Trindade".
Fr. Cantalamessa explicou que os dois máximos mistérios da nossa fé são a Trindade e a encarnação: Deus é uno e trino; Jesus Cristo é Deus e homem. Não se deve pensar em Deus somente como uno, e em Jesus somente como homem. Por isso, é importante voltar às origens, aos Pais da Igreja, não somente para conhecer o conteúdo do dogma no seu estado embrional, mas também para reencontrar a unidade vital entre a fé professada e a fé vivida, entre a "coisa" e a sua "enunciação".
Para os Pais, acrescentou o Pregador da Casa Pontifícia, a Trindade e a unidade de Deus, a dualidade das naturezas e a unidade da pessoa de Cristo não eram verdades a serem decididas ou discutidas nos livros em diálogo com outros livros; eram realidades vitais.
Este ano, em preparação ao Ano da Fé, Fr. Cantalamessa revelou que as quatro meditações da Quaresma serão baseadas nos quatro grandes doutores da Igreja Oriental: Atanásio, Basílio, Gregório Nazianzeno e Gregório de Nissa, para ver o que cada um deles diz sobre os dogmas: a divindade de Cristo, o Espírito Santo, a Trindade e o conhecimento de Deus, respectivamente.
Radio Vaticana
Nenhum comentário:
Postar um comentário