Uma das organizadoras do Seminário, Gracielle Reis, salienta que os jovens profissionais de comunicação devem estar prepatados para a JMJ Rio 2013
Eles estarão nos diferentes meios de comunicação, católicos e seculares, e deverão transmitir as atividades e discursos do Papa Bento XVI durante a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 de forma coerente, com um compromisso com a verdade. Para eles as Comissões Episcopais Pastorais para a Comunicação e para a Juventude da CNBB preparam um seminário com o tema “Jovens católicos: comunicação que transforma vidas”.
O Seminário para jovens comunicadores está com as inscrições abertas e acontecerá entre os dias 18 e 20 de maio, em Brasília (DF). Jornalistas, publicitários, designers e fotógrafos, que trabalham nas mídias católicas e nas seculares, são o público alvo para este evento.
“Nós sabemos quantas mídias deturpam o que o Papa fala, fazem diversas críticas à figura do Papa e da Igreja. A ideia é que eles possam ser formados e tenham esse compromisso com a verdade”, destaca a organizadora do evento Gracielle Reis.
A programação é diversificada: debates com profissionais de comunicação, bispos e sacerdotes, além de atividades musicais, teatro, painéis e rodas de conversa. São presenças confirmadas: pesquisador e professor italiano, padre Antonio Spadaro; irmã Rosana Pulga da Pia Sociedade Filhas de São Paulo (Irmãs Paulinas); professora Elisabeth Saad, da UPS; e professor e doutor padre Gildásio Mendes dos Santos. Além de Dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude; e de Dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação.
Inscrições
As inscrições têm o valor de R$ 150,00 e podem ser feitas até o dia 15 de abril através do site Jovens Conectados (http://www.jovensconectados.org.br/seminario-comunicadores). As vagas são limitadas. O valor inclui alimentação e material a ser utilizado no seminário.
Jovens comunicadores
Gracielle lembra que há um ano os Jovens Conectados, grupo formado por jovens de diferentes partes do Brasil, atualizam o site e as redes sociais mostrando a peregrinação da Cruz e do ícone, símbolos da JMJ, por todo país.
“Essa ideia que surgiu da Comissão para a Juventude da CNBB, o projeto Jovens Conectados, é para que eles produzam materiais e conteúdos mostrando as diferentes expressões juvenis pelo país”, explica Gracielle.
O trabalho dos Jovens Conectados mostra que a Igreja é jovem e que os jovens têm conteúdo para mostrar e são protagonistas na evangelização de outros jovens.
“Estamos numa Igreja viva e dinâmica, que tem espaço para todas as idades, especialmente para a juventude, numa época tão rica de grandes descobertas e desafios. Eles mostram que é possível viver como católicos e cristãos engajados”, salienta.
Tantos os responsáveis de grupos quanto cada jovem católico individualmente pode utilizar das mídias digitais como facebook e twitter para evangelizar e testemunhar sua fé. E nessa dinâmica de testemunho vão se criando novas pontes de evangelização.
Utilização das novas mídias
Na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações 2011, Bento XVI destacou o uso das novas mídias digitais. Para o Pontífice, é de grande importância que a Igreja saiba utilizar esses novos meios como instrumentos de evangelização e difusão de suas mensagens, doutrina e fé.
“A Igreja é totalmente aberta para a utilização das novas tecnologias. Em toda a história, principalmente do mundo ocidental, podemos ver que a Igreja sempre esteve à frente no estudo científico e na promoção da arte e da cultura”, reforça Gracielle.
Existem ainda outras iniciativas de comunicação dentro da Santa Sé, a partir do Pontifício Conselho para as Comunicações, um dos mais recentes foi a criação do site Aleteia onde qualquer um, de qualquer parte do mundo, pode enviar suas perguntas e obter respostas sobre a doutrina, a fé e as diversas questões da Igreja.
“Mas como o Papa disse o usa das novas mídias não substitui o contato e o relacionamento pessoal, vamos utilizar dessas ferramentas sim, mas sem substituir esse contato, pois na sociedade vivemos de relacionamentos”, destaca a organizadora do seminário para jovens comunicadores.
Nicole Melhado
Da Canção Nova, com colaboração de Jéssica Marçal
Nenhum comentário:
Postar um comentário