
Dom Luiz Gonzaga Bergonzini faleceu na madrugada desta quarta-feira, 13
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou nesta quarta-feira, 13, uma nota de pesar pela morte do bispo emérito de Guarulhos (SP), Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, que faleceu na madrugada de hoje.
O bispo estava internado no Hospital Stella Maris, em Guarulhos, desde o dia 21 de maio, com um quadro de pneumonia, que evoluiu para embolia pulmonar.
Na nota, a CNBB destaca que Dom Bergonzini "nos deixa uma herança espiritual de grande valor", pois sua vida foi marcada pela "total devoção à Igreja e vigoroso serviço às comunidades" confiadas ao seu pastoreio.
Mesmo internado na UTI, o bispo manteve, com certa frequência, as postagens no seu blog pessoal, ressalta a nota. No último post, no dia 1º deste mês, ele expressou sua confiança na Divina Providência: "Desde pequeno, quando entrei no seminário, estou segurando nas mãos de Deus, para que Ele me conduza para onde quiser, que eu aceito tudo e só tenho a agradecer”.
O corpo de Dom Bergonzini está sendo velado na Catedral Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Guarulhos, onde acontecem Missas de Corpo Presente a cada duas horas. O sepultamento será nesta quinta-feira, 14, às 16h, na própria Catedral.
Nota de condolências pela morte de Dom Luiz Bergonzini
CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe, com pesar, a notícia da morte de Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, bispo emérito de Guarulhos (SP). Ele faleceu na manhã desta quarta-feira, 13 de junho de 2012, depois de um período de enfermidade.
Dom Bergonzini nos deixa uma herança espiritual de grande valor. Sua vida de bispo foi marcada pela total devoção à Igreja e vigoroso serviço às comunidades que foram confiadas ao seu pastoreio. Nomeado pelo Papa João Paulo II em 04 de dezembro de 1991, assumiu a diocese de Guarulhos em 23 de fevereiro de 1992. O Papa Bento XVI aceitou a renúncia de Dom Bergonzini ao governo da diocese em 23 de novembro do ano passado.
Nesses últimos dias de vida, ainda na UTI do hospital, Dom Bergonzini mantinha firme e esperançosa comunicação por meio das postagens em seu blog pessoal. No último post, em 1 de junho, ele manifestou sua confiança na Divina Providência e renovou a disposição de continuar sua tarefa de discípulo missionário de Cristo: “Desde pequeno, quando entrei no seminário, estou segurando nas mãos de Deus, para que Ele me conduza para onde quiser, que eu aceito tudo e só tenho a agradecer”.
Seu lema episcopal foi retirado da expressão de reconhecimento e de humildade de João Batista que confessa sua alegria em acolher o Messias: “É necessário que Ele cresça” (Opotet Illum Crescere). O seu ministério como sucessor dos apóstolos tem a marca dessa dedicação à Jesus e do compromisso com o Evangelho.
Enviamos nossa saudação de condolências ao irmão Dom Joaquim Justino Carreira, bispo de Guarulhos, aos familiares e amigos e estamos unidos ao povo da diocese para celebrar ação de graças pela vida e obra de Dom Bergonzini.
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário geral da CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário