Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cuidados com meio ambiente não podem ser esquecidos nas férias




Da direita para a esquerda: Cardeal Antonio MariaVegliò e Dom Joseph Kalathiparambil

No dia 27 de setembro celebra-se o Dia Mundial do Turismo, promovido anualmente pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Para esta ocasião, o Pontifício Conselho das Pastorais para os Migrantes e Itinerantes enviou uma mensagem destacando que os cuidados com o meio ambiente não devem ser deixados de lado na época de férias.

Nesta mensagem publicada nesta quarta-feira, 25, no Boletim da Santa Sé, o órgão vaticano salienta que o turismo cresceu a um ritmo importante nas últimas décadas. Segundo as estatísticas da Organização Mundial do Turismo, prevê-se que durante durante este ano a movimentação internacional de turistas chegue a um bilhão e que, no ano 2030, serão dois bilhões.

“Tal crescimento, que tem certamente efeitos positivos, pode causar um forte impacto ambiental, devido, entre outros fatores, ao consumo desmesurado dos recursos energéticos, ao aumento de agentes poluentes e à produção de resíduos”, ressalva o Vaticano.

O conceito de "desenvolvimento sustentável" está já implementado na sociedade e o sector do turismo não pode nem deve permanecer à margem. A mensagem assinada pelo presidente do dicastério, Cardeal Antonio MariaVegliò e pelo secretário, Dom Joseph Kalathiparambil , reforça que toda forma e expressão de turismo deve ser necessariamente sustentáveis.

“Não podemos separar o tema da ecologia ambiental da preocupação por uma adequada ecologia humana. Não podemos separar a nossa visão do homem e da natureza do vínculo que os une com o Criador. Deus confiou ao ser humano à boa gestão da criação”, salientam ainda.

A Santa Sé lembra que uma real mudança de mentalidade induz as pessoas a adotarem novos estilos de vida, mas corre-se facilmente o risco de esquecer estas motivações durante o período de férias, quando as pessoas procuram comodidades que consideram ter direito, nem sempre refletindo sobre as suas consequências.

“É necessário cultivar a ética da responsabilidade e da prudência, interrogando-nos sobre o impacto e sobre as consequências das nossas ações”, destaca a mensagem.

O Vaticano reforça que é fundamental que, tanto as estruturas turísticas eclesiais como as férias que a Igreja promove, sejam caracterizadas, entre outras coisas, pelo seu respeito para com o ambiente. E todos os sectores envolvidos - empresas, comunidades locais, governos e turistas - devem estar conscientes das respectivas responsabilidades para alcançar a formas sustentáveis de turismo.

“Convidamos, portanto, todos a promover e a utilizar o turismo de forma respeitosa e responsável, permitindo que ele desenvolva todas suas potencialidades, na certeza de que, contemplando a beleza da natureza e dos povos, possamos chegar ao encontro com Deus”, conclui a mensagem.



Nicole Melhado
Da Canção Nova

Nenhum comentário: