Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mais de 600 comunicadores participam do 3º Encontro da Pascom



Irmã Élide Fogolari salienta que, antes de ser comunicada, a Palavra de Deus deve ser meditada e vivida
Pessoas comprometidas com a comunicação na Igreja e também os profissionais católicos que trabalham em outros veículos estão reunidos em Aparecida (SP) para o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom). O encontro começa nesta quinta-feira, 19, e segue até o domingo, 22, nas dependências do Santuário Nacional.

Mais de 600 pessoas se inscreveram para participar do evento, mas os organizadores esperam um número ainda maior de participantes, pois o convite continua aberto. Mesmo quem não se inscreveu no site, poderá participar, fazendo a inscrição no local do evento.

"Ainda existem vagas. Todos serão bem-vindos!", salienta a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, irmã Élide Maria Fogolari.

O primeiro encontro recebeu 130 pessoas e o segundo, 400. Para irmã Elide, este crescente aumento de participantes é uma resposta de Deus e demonstra também a motivação e convicção dos comunicadores católicos.

“Aqueles que vem para este encontro voltam motivados e convictos de que nós precisamos anunciar o Reino de Deus. É impressionante o envolvimento e comprometimento dessas pessoas”, ressalta a assessora.

A grande preocupação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), explica irmã Élide, é fazer com que as pessoas que trabalham com a comunicação na Igreja entendam a identidade da comunicação na Igreja e que essa identidade se torne missão.

"Muitas pessoas separam Pastoral da Comunicação e comunicação. Essa separação não existe. Na Igreja nós sempre fazemos com que a comunicação se transforme em missão, a exemplo de Jesus. Ele é nosso mestre e modelo de comunicação”, esclarece a organizadora.

Comunicação e vida

Um dos temas a serem abordados no encontro é a vida de oração dos comunicadores. Irmã Élide destaca que sem a prostração diante de Jesus na Eucaristia e a meditação de Sua Palavra não é possível ser um verdadeiro comunicador e a comunicação deve ser precedida por uma vida de oração e intimidade com Deus.

“Os comunicadores precisam ter a convicção de que nós precisamos anunciar Jesus Cristo não só com os meios, mas também com a nossa vida, precisamos viver o Evangelho primeiro para depois transmiti-lo. Precisamos ajudar as pessoas que não conhecem Jesus e se não fizermos isso não estamos cumprindo nossa missão de batizados”, reforça a religiosa.


Confira a programação:

Quinta feira, 19/07

16h Credenciamento
19h - Cerimônia de abertura - Lançamento do Hino e da Logo da Pascom
20h - Conferencia de abertura - Comunicação e informação: Igreja e sociedade
Carlos Alberto DI Franco – Prof. Jornalista e diretor Internacional de Ciências Sociais da Universidade de Navarra

Sexta feira, 20/07

07h30 - Celebração Eucarística - Dom Dimas Lara Barbosa, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB
8h45 - Mesa Redonda – PASCOM: Identidade e Missão
10h30 - Intervalo
11h - Plenária
12h - Almoço
14h às 18h - Seminário por interesse
20h - Programação Cultural (TV Aparecida)

Sábado, 21/07

07h30 - Leitura Orante da Bíblia na ótica da comunicação
08h30 - Mesa Redonda - PASCOM e a pessoa digital: Possibilidades e contradições
10h30 - Plenária
12h - Almoço
14h às 18h - Seminário por interesse
20h - Noite Julhina

Domingo, 22/07

08h - Celebração Eucarística no Santuário de Aparecida - Dom Dimas Lara Barbosa
09h30 - 5 grupos por Regiões.
10h30 Plenário
11h30 - Solenidade de encerramento com envio dos discípulos missionários da comunicação

Nicole Melhado
Da Canção Nova




http://img.cancaonova.com/noticias/portal/twitter_cn.jpg  http://img.cancaonova.com/noticias/portal/iphone_noticias.jpg   Curta nossa página no Facebook    

Nenhum comentário: