Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Arquidiocese lança site que ajudará promoção humana e social no RJ

  
Site oferece informações atualizadas sobre instituições e atividades sociais desenvolvidas pela Igreja na cidade do Rio de Janeiro

A Arquidiocese do Rio, por meio do seu Vicariato para a Caridade Social, lançou um novo site: “Ações Sociais das Paróquias” (www.social-paroquias.org.br). Por ele os agentes das pastorais sociais e toda a sociedade poderão ter acesso a informações atualizadas sobre instituições e atividades sociais desenvolvidas pela Igreja na cidade do Rio de Janeiro, bem como dados relativos a instituições públicas em três áreas: educação, saúde e assistência social. A iniciativa foi apresentada aos bispos nessa terça-feira, 7.

O projeto, elaborado ao longo de 12 meses, é pioneiro no Rio, e fruto do trabalho de uma equipe formada por técnicos do Banco da Providência e da Pastoral do Menor. Segundo Clarisse Linhares, superintendente do Banco da Providência, os dados foram coletados junto às pastorais sociais, ao mesmo tempo em que era realizada a capacitação das lideranças sobre a Política Nacional de Assistência Social.

“O objetivo foi criar uma ferramenta para facilitar o trabalho dessas lideranças, uma vez que o banco de dados pode ser acessado de qualquer lugar e possui uma grande variedade de informações, desde dados das paróquias até endereços de UPAs, por exemplo. A ideia surgiu da necessidade de fazer um trabalho social mais integrado na Arquidiocese do Rio, que possui uma rede de atendimento e assistência social e de promoção humana extremamente rica, mas, infelizmente, um desconhece o trabalho realizado pelo outro”, explicou Clarisse.

A superintendente do Banco da Providência explicou que as informações contidas no site foram agrupadas em três grupos de interesse: paróquias, serviços e rede.

Em “paróquias” as pessoas encontram informações relativas às igrejas, tais como endereço, telefone, nome do pároco, capelas ligadas a ela, pastorais e serviços sociais presentes naquela comunidade eclesial.

Na seção “serviços”, é possível localizar um trabalho social nas áreas de educação, saúde ou assistência social, por bairro, vicariato, faixa etária ou parceria (que pode ser com empresas privadas ou instituições públicas), entre outras opções disponíveis.

Já em “rede”, encontram-se informações relativas a serviços das áreas social, de saúde e de educação oferecidos pelas paróquias da Arquidiocese e pelas redes da Igreja, do terceiro setor e governamental, como a rede pública de hospitais e escolas.

“A Igreja está sempre na vanguarda. Não existe um banco de dados como esse disponível na internet. É mais um serviço que a Arquidiocese do Rio está oferecendo a toda a sociedade, em prol do bem comum”, frisou Clarisse Linhares.

Ela explica, ainda, como esse serviço ajudará, no dia a dia, o agente social: “Um agente que estiver realizando um atendimento em sua paróquia, ou em uma associação de moradores, por exemplo, poderá facilmente encontrar o serviço de que aquela pessoa necessita. Poderá descobrir que a paróquia vizinha tem uma pastoral ou um projeto que ajude àquele indivíduo, ou em qual instituição pública ele poderá encontrar apoio e ajuda para sua demanda. Acredito que o site será um grande facilitador dessa ação”, concluiu Clarisse.

Portal Um

Nenhum comentário: