Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Bispo emérito de Piracicaba, está internado em estado crítico

 
Dom Eduardo Koaik, bispo emérito da Diocese de Piracicaba (SP), luta contra o câncer há cinco anos

Desde a madrugada do último sábado, 18, o bispo emérito da Diocese de Piracicaba (SP), Dom Eduardo Koaik, está internado no Hospital Unimed na cidade. Seu estado de saúde é considerado crítico com neoplasia no couro cabeludo e metaplasia de pulmão e hepática.

Acometido por um câncer desde 2007, Dom Eduardo é um exemplo de luta pela vida. Passou por quatro intervenções cirúrgicas, centenas de sessões de quimioterapia e de radioterapia.

O atual bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Fernando Mason, afirma que Dom Eduardo é um valente lutador que não se entregou ao câncer.

No hospital, o bispo está acompanhado de seus irmãos Elias Koaik e Yvonne Koaik, além de amigos e do padre Kleber Danelon que o acompanha no tratamento médico desde janeiro de 2009.

Dom Eduardo Koaik

O bispo emérito, que completou 86 anos na última terça-feira, 21, foi o terceiro bispo de Piracicaba. Ele tomou posse no dia 28 de fevereiro de 1980 como Bispo Coadjutor com direito à sucessão e Administrador Apostólico “Sede Plena”. Com a renúncia de Dom Aníger em 11 de janeiro de 1984, tornou-se o terceiro Bispo Diocesano de Piracicaba.

Tendo como lema episcopal “Construir na Caridade”, Dom Eduardo foi bispo-auxiliar do Rio de Janeiro por seis anos. Transferido para Piracicaba, administrou a diocese por mais de 22 anos, tendo realizado um profícuo trabalho pastoral e social. Construiu os seminários teológico, filosófico e propedêutico, ordenou 34 padres diocesanos e 33 diáconos permanentes. Criou 17 novas paróquias, cinco quase-paróquias e dois santuários marianos.

Entre os muitos trabalhos como bispo, Dom Eduardo Koaik presidiu o Regional Sul -1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as arquidioceses e dioceses do Estado de São Paulo, no período de 1991 a 1995, sucedendo o cardeal Paulo Evaristo Arns, arcebispo de São Paulo.

Foi também por duas vezes membro da Comissão Episcopal de Pastoral (CEP) - órgão coordenador da CNBB, respondendo, na primeira vez, pelo setor de Comunicação Social e, na segunda, pelo setor dos Leigos, das Comunidades Eclesiais de Base e da Pastoral Universitária.

Presidiu a Caritas, órgão da CNBB responsável pela ação social. Fez parte da comissão de bispos indicados pela CNBB para acompanhar a Renovação Carismática Católica (RCC) e foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. Também foi membro do DECOS (Departamento de Comunicações do Celam – Conselho Episcopal Latino-americano).

No dia 15 de maio de 2002, a Santa Sé aceitou sua renúncia (por ter completado 75 anos), tornando-se bispo emérito, mas continuou governando a diocese como Administrador Apostólico até a posse de seu sucessor, Dom Moacyr José Vitti, em 5 de julho do mesmo ano. Em 2004, Dom Moacyr foi nomeado pelo Papa João Paulo II, novo arcebispo de Curitiba (PR).

Terminado seu ministério à frente da diocese, continua residindo em Piracicaba, prestando sua valiosa colaboração. Como bispo emérito, ordenou mais três sacerdotes diocesanos. Continuou a residir no bairro São Dimas e na atuação como vigário na Paróquia Santa Cruz e São Dimas.

CNBB

Nenhum comentário: