Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Genfest 2012 começa nesta sexta-feira

Canção Nova, com Jovens Conectados


Começa nesta sexta-feira, 31, a 10ª edição do Genfest, um evento mundial promovido pelo ‘Movimento Jovens por um mundo mais unido’, do Movimento dos Focolares. O encontro será em Budapeste, na Hungria, e deve reunir mais de 12 mil pessoas de variadas culturas e etnias até dia 2 de setembro.

Neste ano, o tema do evento é “Let’s brigde” (“Vamos construir”). Com isso, o 10º Genfest traduz  em manifestações das mais diversas naturezas a ideia, que é ao mesmo tempo experiência de vida e motivação de ações sociais, desses jovens: a unidade.

Serão abordadas várias temáticas, como economia, arte, política, problemas sociais, diálogo entre religiões diferentes, valores humanos, ecologia e comunicação, num contexto de internacionalidade que leva cada participante a construir pontes de fraternidade, em primeira pessoa e junto com os demais.

Durante o Genfest 2012, será lançado o Projeto Mundo Unido (United World Project - UWP, na sigla em inglês), iniciativa de amplo alcance, que será realizada em três fases e tem como objetivo final promover a criação de um Observatório Permanente mundial sobre a fraternidade e obter o reconhecimento junto à ONU.

O evento, que nasceu de uma intuição de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, tem o objetivo de mostrar ao mundo que a fraternidade universal - o "mundo unido" - é um ideal pelo qual vale a pena viver.

O site www.genfest.org/live fará a transmissão de boa parte do evento, para favorecer as pessoas que não puderam viajar até o país para o encontro.

Confira a programação:

Sexta-feira, 31 de agosto

19h30 (14h30 - horário Brasil) - recepção preparada pelos organizadores da Hungria e concerto internacional no Estádio Arena *transmitido pela internet

Sábado, 1º de setembro

Das 10h30 às 12h30 (5h30 às 7h30 – horário Brasil) programa no Estádio Arena *transmitido pela internet

15h30 às 17h30 (10h30 às 12h30 – horário Brasil) programa no Estádio Arena *transmitido pela internet

21h às 22h (16h às 17h – horário Brasil) Flashmob na ponte das correntes

Domingo, 2 de setembro

10h30 (5h30 - horário Brasil) - Missa celebrada pelo Cardeal Péter Erdö, arcebispo de Budapeste, na praça da Basílica de Santo Estevão

Simultaneamente, nas várias igrejas cristãs que existem em Budapeste, haverá celebrações para os membros das respectivas Igrejas.

Serão propostos encontros de diálogo para os participantes de outras religiões e de convicções não-religiosas, num espaço preparado ao lado da Basílica.

12h (7h - horário Brasil) - saudação conclusiva e time-out pela paz

*A partir das 10h, até às 12.30 (hora local) a programação será transmitida pela TV húngara via satélite.

Nenhum comentário: