Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Missionários Ad Gentes visitam CNBB nesta quinta-feira

Grupo de 37 missionários que fazem o curso Ad Gentes, em Brasília, visitou a sede da CNBB nesta quinta-feira, 23

Nesta quinta-feira, 23, a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu a visita dos Missionários Ad Gentes. O grupo de 37 pessoas é formado por religiosos, religiosas, leigos e leigas, de todo Brasil, que se encontram em Brasília para fazer o curso Ad Gentes, que tem como objetivo oferecer uma formação específica para missionárias e missionários que serão enviados para atuarem em outros países.

Como parte do curso de formação, os missionários vieram à CNBB para conhecerem a sede da organização. O grupo foi recepcionado pela assessora da Comissão Episcopal para Amazônia, irmã Maria Irene dos Santos.

Cada um dos participantes pode se apresentar, e em seguida, ouviram uma breve explicação do funcionário, Alex Barreto, sobre o funcionamento da CNBB, seus regionais, e alguns organismos vinculados. Posteriormente, puderam andar pela sede para conhecer a estrutura.

Argentina, Timor Leste, Camarões, África do Sul, Peru, China, México, Moçambique, essas são apenas algumas das localidades para onde os Missionários Ad Gentes serão enviados.

A irmã Maria Ines silva, por exemplo, é natural do Paraná (PR), está atualmente atuando em Mato Grosso, e será enviada para Moçambique. “Vamos com um projeto de trabalhar com agricultura, nutrição, e na dimensão da Evangelização”, explicou a religiosa.

A irmã Adelaide Hermógenes Nunes, natural de Juazeiro do Norte, irá para o Timor-Leste, no continente asiático, para ela, ser uma Missionária Ad Gentes é uma graça de Deus. “É tudo novo, vou me inculturar numa nova cultura, tenho muita esperança de ter grandes aprendizados”, disse.

“É um trabalho da Igreja do Brasil oferecendo missionários para outras regiões do mundo”, esclareceu Irmã Irene. “A igreja do brasil também é necessitada, mas está oferecendo pessoas para atuar em outras realidades que também precisam. Essa formação é uma preparação para estar em outra realidade, então é muito importante que eles passam por esse período de formação, para depois irem para outras terras”, completou.

Enquanto andavam pelas dependências da CNBB, o grupo se deparou com os bispos membros da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel), que estavam reunidos e, de forma fraterna interromperam a reunião para acolher os missionários. “Que deus os abençoe e os acompanhe”, proferiu o arcebispo de Porto Alegre (RS), e membro da comissão, Dom Dadeus Grings ao grupo.

Curso Ad Gentes

É um curso de extensão promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília, DF, organismo vinculado à CNBB, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Comissão Episcopal para Amazônia e o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), de Passo Fundo, RS, instituição mantida pelos Missionários da Sagrada Família da Província Brasil Meridional.

O curso é indicado também para missionários e missionárias que queiram se aprimorar nas temáticas relacionadas à missão, para amadurecer uma eventual decisão de elaborar caminhos e projetos junto à própria congregação, como para missionários e missionárias que já atuam fora do Brasil e, voltando de férias, desejam ter um tempo de reflexão e de atualização.

Nenhum comentário: