Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 15 de setembro de 2012

Bento XVI assina a exortação apostólica para o Oriente Médio

''Quer também (a exortação) contribuir para um ecumenismo repleto de ardor humano, espiritual e caritativo'', disse o Papa 

 Como primeira compromisso no Líbano em sua viagem apostólica, o Papa Bento XVI visitou a Basílica de São Paulo, em Harissa, às 18h (horário local, 12h no Brasil) para a assinatura da Exortação apostólica pós-sinodal Ecclesia in Médio Oriente. Tendo em vista a aplicação frutuosa do documento, Bento XVI convidou todos a não terem medo, permanecerem na verdade e cultivarem a pureza da fé.

“Esta é a linguagem da Cruz gloriosa. Esta é a loucura da Cruz: a de saber converter os nossos sofrimentos em grito de amor a Deus e de misericórdia para com o próximo; e a de saber também transformar, seres atacados e feridos na sua fé e identidade, em vasos de barro prontos a serem cumulados pela abundância dos dons divinos mais preciosos que o ouro (cf. 2 Cor 4, 7-18)”.

O Pontífice considerou como providencial que a assinatura do documento tenha sido no dia da Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrado em 14 de setembro. “Exaltar a Cruz leva ao compromisso de ser arauto da comunhão fraterna e eclesial, fonte do verdadeiro testemunho cristão; é fazer um ato de esperança”.


Sobre a Exortação Ecclesia in Médio Oriente, Bento XVI disse que ela permite refletir sobre a situação presente para poder olhar para o futuro com o próprio olhar de Cristo. O Papa também destacou que o documento visa a um verdadeiro diálogo inter-religioso, fundado na fé no Deus Uno e Criador. 

“Quer também (a exortação) contribuir para um ecumenismo repleto de ardor humano, espiritual e caritativo, na verdade e amor evangélicos, que vai buscar a sua força ao mandato do Ressuscitado: 'Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos' (Mt 28, 19-20)".

Bento XVI terminou dizendo às Igrejas presentes no Oriente Médio para não temerem, porque o Senhor está com elas até o fim e a Igreja universal as acompanha com solidariedade humana e espiritual. 

“É com estes sentimentos de esperança e encorajamento a ser protagonistas ativos da fé através da comunhão e do testemunho que, no domingo, entregarei a Exortação pós-sinodal Ecclesia in Médio Oriente aos meus venerados Irmãos Patriarcas, Arcebispos e Bispos, a todos os presbíteros, aos diáconos, aos religiosos e religiosas, aos seminaristas e aos fiéis leigos”, concluiu.

A visita à Basílica de São Paulo foi o primeiro e único compromisso do Papa no Líbano nesta sexta-feira. O Pontífice retoma suas atividades no país neste sábado, 15, com uma Santa Missa privada, às 8h (horário local, 2h no Brasil).

O próximo discurso de Bento XVI será durante o encontro com os membros do governo, das instituições da República, com o corpo diplomático, chefes religiosos e representantes do mundo da cultura. O encontro será no Salão 25 de maio do Palácio Presidencial de Baabda, às 11h15 (horário local, 5h15 em Brasília). 

 Jéssica Marçal
Canção Nova

Nenhum comentário: