Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 16 de setembro de 2012

Bento XVI preside celebração eucarística em Beirute

 
O Papa Bento XVI celebrou a Santa Missa em Beirute em seu último dia de visita apostólica no Líbano

Iniciando seu último dia no Líbano, o Papa Bento XVI celebrou neste domingo, 16, a Santa Missa no City Center Waterfront de Beirute e entregou a Exortação Apostólica Pós-Sinodal para o Oriente Médio.

Em sua homilia sobre o Evangelho do dia (Mc 8,27-35), que interpela sobre a verdadeira identidade de Jesus, o Papa destacou que só aquele que aceita o caminho de Cristo e vive em comunhão com Ele e na comunidade é que conhece essa verdadeira identidade.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Homilia de Bento XVI na Santa Missa no Líbano - 16/09/2012


O Papa explicou que aqueles que, de alguma forma, encontraram Cristo em seu caminho têm uma resposta sobre quem Jesus realmente é. No entanto, embora estas abordagens não sejam necessariamente falsas, o Papa diz que são insuficientes porque não atingem o cerne da identidade de Jesus.

“Só alguém que aceite seguir pelo seu caminho, viver em comunhão com Ele na comunidade dos discípulos, é que pode ter um verdadeiro conhecimento”. Bento XVI completou dizendo que Jesus anuncia a seus discípulos que terá que sofrer, ser condenado, morrer e ressuscitar. Com isso, Ele que fazer os discípulos compreenderem quem Ele verdadeiramente é.

“Um Messias sofredor, um Messias servo, e não um libertador político onipotente. Ele é o Servo obediente à vontade de seu Pai até ao ponto de perder a sua vida. (...) A sua afirmação choca e desconcerta. E ouve-se o protesto de Pedro, que O censura, recusando para o seu Mestre o sofrimento e a morte. Jesus mostra-se severo com ele, e faz-lhe compreender que aquele que quiser ser seu discípulo deve aceitar ser servo, como Ele Se fez Servo”.

O Santo Padre explicou ainda que seguir Jesus significa tomar a própria cruz e aceitar seguir pelo seu caminho, que leva a renunciar a si mesmo e se dispor a perder a vida por Cristo e pelo Evangelho para alcançar a salvação.

O Pontífice afirmou que sua intenção ao promulgar o Ano da Fé, que se inicia no próximo dia 11 de outubro, foi justamente que cada fiel pudesse comprometer-se de maneira renovada nesse caminho da conversão do coração. “Por isso, ao longo deste ano, encorajo-vos vivamente a aprofundar a vossa reflexão sobre a fé para a tornar mais consciente e fortalecer a vossa adesão a Jesus Cristo e ao seu Evangelho”.

Por fim, Bento XVI lembrou os fieis que a vocação da Igreja e do cristão é servir gratuitamente a todos e sem distinção, como o fez o próprio Senhor. “Assim, servir a justiça e a paz, num mundo onde a violência não cessa de alongar o seu rasto de morte e destruição, é uma urgência de modo a comprometer-se em prol duma sociedade fraterna, para edificar a comunhão”.

O Papa Bento XVI despede-se do Líbano logo mais, às 12h30 (horário de Brasília, 18h30 no Líbano). A cerimônia de despedida será no Aaeroporto Internacional Rafiq Hariri de Beirute. Ás 19h, o Pontífice embarca para Roma, onde sua chegada está prevista para as 21h40 (horário local).  

 Jéssica Marçal
Da Canção Nova

Nenhum comentário: