Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Papa destaca Primavera Árabe, conflitos e necessidade de paz

 
O Papa Bento XVI ao lado do diretor da sala de imprensa vaticana, padre Federico Lombardi, em coletiva durante o voo ao Líbano

No voo para o Líbano em sua 24ª viagem apostólica internacional, o Papa Bento XVI encontrou-se com os jornalistas para a entrevista coletiva. Uma conversa sobe assuntos que variaram desde o diálogo com o Islã, a Primavera Árabe, as preocupações com a situação dos cristãos na Síria e no Oriente Médio e o apoio que a eles pode vir de igrejas e dos católicos do ocidente.

“Ninguém nunca me aconselhou a desistir desta viagem e eu nunca cogitei esta hipótese, porque sei que quando a situação torna-se mais complicada é ainda mais necessário oferecer um sinal de fraternidade, de coragem e de solidariedade”.

Assim, Bento XVI resumiu, respondendo às perguntas dos jornalistas em francês e italiano, os sentimentos com os quais encara esta viagem apostólica ao Líbano, cujo objetivo, acrescentou, em um país que já transmite uma mensagem de encontro inter-religioso, é, portanto, “convidar ao diálogo, à paz contra a violência, agir juntos para encontrar a solução dos problemas”.

Respondendo a uma pergunta sobre a questão do diálogo com o Islã, hoje em um momento de crescimento do extremismo, o Papa não deixou de destacar que “o fundamentalismo é sempre uma falsificação da religião”, que, na verdade, convida a difundir a paz de Deus. Portanto, o “empenho da Igreja e das religiões”, observou, “é aquele de fazer uma purificação destas tentações, iluminar as consciências e fazer isso de modo que  todo mundo tenha uma imagem clara de Deus”. Assim, o convite ao respeito mútuo é "a imagem de Deus”.

Igualmente incisivo foi o chamado do Papa para a tolerância, sem a qual, disse ele, não há verdadeira liberdade. A respeito da Primavera Árabe e do risco de sobrevivência dos cristãos, minoria naquela área, Bento XVI quis ressaltar que um desejo de maior democracia, liberdade, cooperação, é em si positivo, é um “progresso”, mas pode crescer somente na partilha, na convivência social pautada por regras. Devemos fazer tudo possível, foram as suas palavras, para que “o conceito de liberdade, de desejo de liberdade ande na direção certa e não se esqueça da tolerância, reconciliação, elementos básicos da própria liberdade”.

Sobre a situação na Síria, o Papa destacou a necessidade de se promover todas as ações possíveis, incluindo material de apoio, para favorecer o fim da guerra e da violência. É grande o perigo de que os cristãos partam da Terra Santa, observou o Papa, ainda que fujam também os muçulmanos. “Ajuda essencial seria, portanto, o fim da violência”.

O papel da Igreja é, repetiu várias vezes o Papa, a difusão da mensagem da paz, o compromisso de deixar claro que a violência não resolve os problemas, e importante nesse sentido é também a tarefa dos jornalistas.

Então o apelo: “ao invés de importarmos armas, que é um pecado grave, devemos importar ideias, paz e criatividade, aceitar os outros na diversidade, tornar visível o respeito mútuo das religiões, o respeito do homem como criatura de Deus, o amor pelo próximo como elemento fundamental para todas as religiões”.

Em relação a uma pergunta sobre medidas concretas do Ocidente para apoiar os irmãos do Oriente Médio, o Papa afirmou que todos devem contribuir. “Necessidade de influenciar a opinião pública, convidar políticos a empenhar-se realmente, com todas as forças e com todas as possibilidades pela paz”. “Gestos visíveis de solidariedade, dias de oração pública podem ter efeitos reais”. Em um certo sentido, o Papa concluiu que “nosso trabalho é de alerta, educação, purificação”.

Logo mais, às 12h (horário no Brasil, 18h no Líbano), Bento XVI visita a Basília de St. Paul em Harissa e assina a Exortação Apostólica Pós-sinodal.  

 Rádio Vaticano em Italiano
(Tradução: Jéssica Marçal-equipe CN Notícias)
 

Nenhum comentário: