Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Card. Odilo aos jovens: Não matarás!

São Paulo (RV) – Realizou-se em todo o Brasil, este domingo, o Dia Nacional da Juventude.

O evento serviu como uma das diversas atividades de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, mas na cidade de São Paulo teve um significado especial. Milhares de jovens da Arquidiocese lançaram um apelo contra a violência e o extermínio dos jovens.

Muitos dos jovens externaram no próprio corpo o desejo de que a cidade dê um basta na onda de violência que tem vivido. “Estamos sufocados de ver o jovem morrer. Não só morrer de morte matada, mas vê-los morrer sem as necessidades básicas, sem os serviços públicos e sem as políticas públicas que a juventude necessita”, afirmou a jovem Diane Zito, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Região Brasilândia.

No palco, os apresentadores leram a mensagem do Bispo Auxiliar da Arquidiocese e vigário da Região Episcopal Brasilândia, dom Milton Kenan Júnior. Em um dos trechos da mensagem intitulada “Pela não violência já”, o bispo destaca que a sociedade teme pelo amanhã.

Na homilia, o Arcebispo Metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, destacou que para os cristãos o “ódio e a violência não são aceitáveis. Não é a solução para os conflitos. Devemos condenar isso abertamente e nunca nos conformar com a violência”.

O Arcebispo destacou que o quinto mandamento da Lei de Deus é bem claro. “Não matarás”. E que “quem matar seu irmão deve dar contas a Deus”. Dom Odilo afirmou que muito o entristece saber que muitos dos assassinados nesta onda de violência são jovens.

Ao final da celebração, o Cardeal convidou os fiéis a rezarem pela paz. Com um forte grito, os jovens repetiram duas bem-aventuranças e a uma só voz falaram bem alto o quinto mandamento: “Não matarás!”. O show continuou após a missa, mesmo debaixo da forte chuva que caiu à tarde.

Nenhum comentário: