Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Card. Raymundo: "Jovens, protagonistas de um mundo de paz"

Aparecida (RV) - Jovens de todas as partes do Brasil lotaram os corredores do Santuário Nacional nesta quinta-feira (15), feriado da Proclamação da República, durante a 4ª Romaria Nacional da Juventude.

O Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida, presidiu a Celebração Eucarística. Pelas quatro naves do Santuário, jovens entraram com bandeiras brancas remetendo ao tema da Romaria Nacional da Juventude ‘Jovens: Artífices da paz’ e com cartazes que, juntos, formaram o logo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará em 2013 no Rio de Janeiro.

Em sua homilia, Dom Damasceno ressaltou que a Romaria Nacional da Juventude tem caráter de preparação para JMJ. “As dioceses de todo o Brasil têm se empenhado na preparação da Jornada Mundial da Juventude, através da peregrinação dos ícones da JMJ”, afirmou Dom Damasceno.

O Cardeal ressaltou que a Jornada será um momento forte de encontro dos jovens no Rio de Janeiro: “Este é o momento propício para conviver e aprofundar a experiência de um encontro mais profundo com Deus. Os jovens são aqueles que devem ser os primeiros apóstolos missionários dos próprios jovens”.

Dom Damasceno falou ainda que a preparação mais imediata será na Semana Missionária, que se realizará nas diversas dioceses do Brasil, para acolher os jovens de todas as partes do Brasil e do mundo inteiro.

“Queridos jovens, empenhemo-nos nessa preparação para a Jornada Mundial da Juventude. Vocês são chamados a construírem um mundo onde todos tenham condições dignas de vida, sejam respeitados nas suas diferenças, tenham direito a vida como presente de Deus”.

Mencionando o tema da Romaria da Juventude ‘Jovens: Artífices da Paz’, o Cardeal pediu que a juventude seja protagonista de um mundo de paz.

A 4ª Romaria Nacional da Juventude também foi a ocasião para pedir o fim da violência e do extermínio de jovens. 

No Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, grupos de jovens, de pastorais, paróquias, movimentos, carregando faixas e cartazes, rezaram, entoaram cânticos meditativos, de aclamação, hinos, salmos, leitura da palavra, preces e oração com esta intenção.

(BF-A12)

Nenhum comentário: