Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Encontro da Pascom do Regional Sul 1 discute mídias digitais


mesa_abertura_18_Encontro_Estadual_de_ComunicaoO Instituto Pio XI, no alto da Lapa, em São Paulo (SP), acolheu, entre os dias 23 a 25 de novembro, o 18° Encontro Pastoral da Comunicação (PASCOM) do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo).
Dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo, acolheu os participantes recordando o Decreto Inter Mirifica sobre os meios de Comunicação Social do Concílio Vaticano II. O bispo representou o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo e presidente do Regional Sul 1, que se encontra em Roma para o Consistório.
Entre as autoridades presentes no encontro participaram dom José Moreira de Melo, bispo referencial da Pascom; irmã Élide Fogolari, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB; irmã Maria Celeste Ghislandi, assessora da Pascom em São Paulo e o padre Antônio Aparecido Pereira, vigário da Comunicação da arquidiocese de São Paulo.
No segundo dia de atividades, a doutora em comunicação, Carla Schwingel, especialista em Mídias Digitais, apresentou a parte lógica dos compartilhamentos dessas mídias, suas colaborações, estruturas e funcionamentos. A assessora reforçou a necessidade de entender a lógica do sistema e o processo de produção nas mídias digitais. “Assim, podemos partilhar valores e objetivos em comum na rede social, com leveza”, conclui.
Ao abordar a temática do encontro, padre Gildásio Mendes, salesiano, de Campo Grande (MS), com especialização e experiência no uso das mídias digitais na evangelização, expôs experiências bem sucedidas utilizadas nas comunidades e em algumas pastorais. "Muitas possibilidades e desafios, mas juntos conseguimos superar e realizar uma comunicação para anunciar o Evangelho com muita qualidade e propriedade!”, argumentou.
Experiências bem sucedidas
Após a exposição do padre Gildásio, alguns agentes de pastorais presentes também apresentaram algumas experiências positivas como o Sistema Diocesano de Comunicação, de São José do Rio Preto, Jovens Conectados, Rádio Cantareira, região episcopal Brasilândia e a produção de programas de TV, da diocese de Itapeva.
Para Paulo Giraldi, jornalista e editor chefe da Revista Conversa, os assuntos que foram debatidos nos mostra que temos propostas desafiadoras e realidades desconhecidas. Para ele, cabe a nós, enquanto comunicadores da Igreja, conhecermos esse mundo cibernético. “O mundo digital exige de nós mais ousadia, sair do lugar comum. Para produzir é preciso conhecer, estudar, entender e fazer. A assessora nos mostrou que sem o conhecimento e apropriação não é possível ser Igreja no mundo virtual”.
O encontro reuniu cerca de 80 agentes da pastoral da comunicação das dioceses do Regional Sul 1.

Nenhum comentário: