Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Nomeado novo abade do Mosteiro de São Bento


Rio de Janeiro (RV) - Dom Filipe da Silva, 50 anos, é o novo abade do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, o 87º na sucessão abacial em 400 anos.

“Acolhi a nomeação com alegria e senso de muita responsabilidade, pois tenho consciência que o chamado é de Deus. Minha missão será dar continuidade a configuração litúrgica, monástica, religiosa e cultural que o Mosteiro necessita, já que ele, nos seus 400 anos de caminhada, tem uma história singular para a Igreja, tanto a do Rio como a do Brasil”, disse o abade eleito.

O decreto de nomeação, datado de 3 de novembro, foi assinado pelo Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz. Sua eleição foi feita no dia 11 de setembro passado.

A Abadia de Nossa Senhora do Monserrate do Rio de Janeiro (Mosteiro de São Bento) estava sem abade desde a renúncia de Dom Roberto Lopes, em 7 de agosto de 2010, e até então governada por Dom Henrique de Gouvêa Coelho, na qualidade de prior administrador.

Depois de seis anos como abade do Mosteiro de São Bento, em Olinda, no Estado de Pernambuco, Dom Filipe retorna ao Rio de Janeiro, no mosteiro da mesma congregação, onde ele ingressou e viveu boa parte de sua vida monástica.

“Com muito amor ao ideal proposto por São Bento, nosso pai, não terei outra coisa a fazer senão servir e cooperar com a comunidade, para que o ideal de vida interior, espiritual, de vida litúrgica, monástica aconteça, sobretudo observando os valores que hoje, cada vez mais, invadem a vida religiosa. Pretendo preservar no Mosteiro, a vida de clausura, sempre anunciando o mistério de Deus em nossa vida”, afirmou Dom Filipe.

Dom Filipe nasceu em Rio Largo, Alagoas, a 5 de junho de 1962, batizado com o nome de José Cláudio da Silva. Atualmente é o primeiro assistente do abade presidente da Congregação Beneditina do Brasil.

De acordo com a Assessoria da Arquidiocese do Rio de Janeiro, sua posse canônica ainda não confirmada.

(BF)

Nenhum comentário: