Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Organização da JMJ Rio2013 entra na parte prática

Rio de Janeiro (RV) - A organização da Jornada Mundial da Juventude fez as primeiras apresentações para os delegados internacionais durante o II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013 na manhã desta segunda-feira, 26, no Hotel Guanabara, no Rio de Janeiro. Na pauta, o sistema de vistos para estrangeiros ingressarem no Brasil a fim de participar da Jornada e as inscrições de peregrinos.

Os vistos para peregrinos e voluntários da JMJ Rio2013, além do clero, terão isenção a partir de fevereiro do próximo ano. As inscrições de peregrinos seguem até o último dia da Jornada, mas todos são incentivados a se inscreverem em grupo com maior antecedência possível.

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, abriu o evento ressaltando as palavras do Papa Bento XVI na mensagem para a JMJ Rio2013: "Cristo é o símbolo eloquente do convite para a Jornada" - disse. "Devemos deixar-nos ser atraídos por Ele". 

Dom Orani lembrou que a JMJ se insere nos grandes eventos do Ano da Fé: “O lema da JMJ Rio2013 é uma exortação missionária que Jesus deixou para toda a Igreja e permanece atual até hoje”.

O Cardeal Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, destacou que o Papa acompanha com grande atenção os preparativos:

"A JMJ Rio2013 é um dom providencial do Espírito Santo para evangelizar os jovens deste tempo" - disse. “Este encontro é uma etapa decisiva de preparação espiritual e de organização da JMJ. É um tempo de graças que acolhemos com esperança. O Santo Padre e toda a igreja têm grandes expectativas para este evento. São muitos jovens do Brasil, América Latina e todos os continentes têm se preparado com entusiasmo para vir ao Rio, nesta peregrinação de fé e gratidão. O JMJ já começou. Já vemos frutos espirituais já colhidos nas peregrinações da cruz da JMJ”.

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, ressaltou a atmosfera de universalidade do encontro. Isso porque são mais de 200 delegados vindos de 75 países. "Vocês mostram a virtude da unidade", afirmou. "Unidade nas diferenças. Unidade em Deus". 

Os delegados internacionais participam de uma série de atividades e painéis sobre a sobre os preparativos do encontro do Papa Bento XVI, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. Eles são representantes de Conferências Episcopais, Movimentos e Novas Comunidades.

Na terça-feira (27), Dom Josef Clemens, secretário do PCL comenta a mensagem do Santo Padre para a XXVIII JMJ. As apresentações focam em questões pastorais: Catequeses, Atos Centrais, Atos Religiosos e Culturais, voluntários e traduções, Feira Vocacional, Pré-Jornadas e Semana Missionária, Promoção Humana.

No dia 28, quarta-feira, a programação segue com questões econômicas e avaliação do presidente do PCL, Cardeal Stanislaw Ryłko, e Dom Orani. No fim da tarde, seguem para missa no Corcovado, Forte de Copacabana e lugares dos Atos Centrais. Jovens da paróquia de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, realizam vigília.
(CM)

Nenhum comentário: