Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 25 de novembro de 2012

Palavras do Papa antes do Angelus - 25/11/2012


ANGELUS
Palácio Apostólico Vaticano
Domingo, 25 de novembro de 2012
Caros irmãos e irmãs!

Hoje a Igreja celebra o Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo. Esta solenidade é colocada ao término do ano litúrgico e resume o mistério de Jesus “primogênito dentre os mortos e dominador de todos os poderosos da terra” (Oração Colletta Ano B), ampliando o nosso olhar para a plena realização do Reino de Deus, quando Deus será tudo em todos (cfr 1 Cor 15, 28). São Cirilo de Jerusalém afirma: “Nós anunciamos não somente a primeira vinda de Cristo, mas também uma segunda muito mais bela que a primeira. A primeira, na verdade, foi uma manifestação de sofrimento, a segunda traz a coroa da realeza divina; ... na primeira foi submetido à humilhação na cruz, na segunda é cercado e glorificado por uma multidão de anjos” (Catechesis XV,1 Illuminandorum, De secundo Christi adventu: PG 33, 869 A). Toda a missão de Jesus e o conteúdo de sua mensagem consistem no anunciar o Reino de Deus e executá-lo em meio aos homens com sinais e prodígios. “Mas – como recorda o Concílio Vaticano II – primeiro o Reino se manifesta na própria pessoa de Cristo” (Cost. dogm. Lumen gentium, 5), que o instaurou mediante a sua morte na cruz e a sua ressurreição, com a qual se manifestou como Senhor e Messias e Sacerdote eterno. Este Reino de Cristo foi confiado à Igreja, que é sua “semente” e “início” e tem a tarefa de anunciá-lo e difundi-lo entre todas as gentes, com a força do Espírito Santo (cfr ibid.). Ao término do tempo prescrito, o Senhor entregará a Deus Pai o Reino e o presenteará a todos aqueles que viveram segundo o mandamento do amor. 

Queridos amigos, todos nós somos chamados a prolongar a obra salvífica de Deus convertendo-nos ao Evangelho, colocando-nos firmemente na esteira daquele Rei que não veio para ser servido, mas para servir e para dar testemunho da verdade (cfr Mc 10,45; Gv 18,37). Nesta perspectiva, convido todos a rezar pelos seis novos Cardeais que criei ontem, a fim de que o Espírito Santo os fortaleça na fé e na caridade e os encha com seus dons, de forma que vivam a sua nova responsabilidade como um novo compromisso com Cristo e seu Reino. Estes novos membros do Colégio Cardinalício bem representam a dimensão universal da Igreja: são Pastores da Igreja no Líbano, na Índia, na Nigéria, na Colômbia, nas Filipinas, e um desses está há longo tempo a serviço da Santa Sé. 

Invocamos a proteção de Maria Santíssima sobre cada um desses e suas fieis confianças em seu serviço. A Virgem nos ajude a viver o tempo presente à espera da volta do Senhor, pedindo com força a Deus: “Venha o teu Reino”, e realizando aquelas obras de luz que nos aproximam sempre mais do Céu, conscientes de que, nos atormentados acontecimentos da história, Deus continua a construir o seu Reino de amor. 

Nenhum comentário: