Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Responsáveis de juventude se reúnem para discutir educação da fé


Arquivo Canção Nova
Padre Wagner Ferreira fará uma colocação no Encontro Nacional para os Responsáveis de Juventude em Brasília
A partir desta quinta-feira, 29, os responsáveis pela juventude de arquidioceses, movimentos, novas comunidades e outros organismos da Igreja Católica estarão reunidos em Brasília (DF) para discutir sobre a evangelização dos jovens no Brasil.

Até domingo, 2, eles irão refletir sobre o tema "A juventude no Ano da Fé", assunto escolhido dentro da proposta do "Ano da Fé", convocado pelo Papa Bento XVI para o período de 11 de outubro deste ano a 24 de novembro de 2013.

Marcam presença no evento o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, o Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha e o diretor geral do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ, monsenhor Joel Portella.

Representando a Canção Nova, participam do encontro a cofundadora da Comunidade, Luzia Santiago, o ecônomo, Wellington Silva Jardim, e o formador-geral, padre Wagner Ferreira.

O sacerdote fará uma colocação no evento sobre "a realidade da fé no mundo da comunicação juvenil", tendo como base os pronunciamentos dos Papas, sobretudo o Beato João Paulo II e Bento XVI, a respeito da importância das Comunicações Sociais para a ação evangelizadora da Igreja.

"A Igreja olha para os Meios de Comunicação Social com muita esperança, pois são meios importantes para que a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo seja comunicada", destaca padre Wagner.

O sacerdote recorda que o Papa Bento XVI, em várias mensagens para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, destaca as redes sociais e a internet, de maneira geral, como importantes meios para que as pessoas possam fazer uma experiência de fé.

Padre Wagner antecipa que irá abordar também a importância do envolvimento da juventude na evangelização. "Os bispos, os padres, toda a vida pastoral da Igreja precisam confiar na juventude. Na capacidade e na criatividade dos jovens de comunicar o Evangelho através das Comunicações Sociais, particularmente, através das redes sociais".

Outro aspecto que será apresentado pelo sacerdote será a experiência vivida pelos jovens missionários da Canção Nova. "A Comunidade Canção Nova é formada, em sua grande maioria, por jovens. Então, vou apresentar como os jovens vivem a dinâmica da evangelização nos meios de Comunicação Social, e particularmente, nas redes sociais, na internet".

Dentro desse contexto, ele irá falar de maneira especial, do exemplo do fundador da Canção Nova, monsenhor Jonas Abib. "Sou membro da Canção Nova há 20 anos, e quantas vezes nesse período pude testemunhar que Padre Jonas confiou nos jovens. Mesmo quando eles, tecnicamente, não estavam preparados para comunicar a boa nova por meio das Comunicações Sociais, ele confiava, impulsionava e motivava os jovens. Eles foram aprendendo, até mesmo as questões técnicas, fazendo", destaca padre Wagner. 

Nenhum comentário: