Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 2 de dezembro de 2012

Bento XVI pede inclusão social plena para pessoas com deficiências

Cidade do Vaticano (RV) – Ao final da oração dominical do Angelus, na Praça S. Pedro, Bento XVI recordou que segunda-feira (3) se celebra o Dia Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

“Toda pessoa, mesmo com seus limites físicos e psíquicos, mesmo graves, é sempre um valor inestimável, e como tal deve ser considerada. Encorajo as comunidades eclesiais a prestarem atenção e acolhimento a estes irmãos e irmãs. Exorto os legisladores e os governantes a protegerem as pessoas com deficiências e a promoverem sua plena participação na vida da sociedade”, disse o Papa.

O tema de 2012 deste Dia Internacional, instituído pelas Nações Unidas, é “Eliminar as barreiras para criar uma sociedade inclusora e acessível a todos”.

Na mensagem para a ocasião, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, cita os Jogos Paraolímpicos de Londres como um exemplo do imenso potencial das pessoas com deficiências para engrandecer-se e servir de inspiração.

“As pessoas com deficiências exercem um efeito positivo notável na sociedade e poderiam contribuir ainda mais se eliminássemos os obstáculos que impedem sua participação. Com mais de dois milhões de pessoas portadoras de deficiências no mundo de hoje, isso é mais importante do que nunca.”

Ban Ki-moon recordou em especial o legendário artista Stevie Wonder, Mensageiro da Paz da ONU, que, segundo o Secretário-Geral, encarna o espírito de serviço ao próximo.

Com o objetivo de impulsionar medidas em prol dos deficientes, a Assembleia Geral da ONU realizará em 2013 uma reunião de alto nível sobre a deficiência e desenvolvimento. “Este Dia Internacional das Pessoas com Deficiências representa o início oficial dos preparativos para esta reunião. Aproveitemos ao máximo esta comemoração, esforçando-nos para garantir que as pessoas com deficiências desfrutem de seus direitos e desenvolvam seu valioso potencial.”

(BF)

Nenhum comentário: