Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Cardeal destaca necessidade de espírito solidário na América


Arquivo/CNBB
Cardeal Marc Ouellet frisou a necessidade de solidariedade entre os povos da América
Igreja no Continente Americano. Este é o tema do Congresso Internacional Ecclesia in America, que termina nesta quarta-feira, 12, no Vaticano. O evento foi aberto oficialmente neste domingo, 9, com a celebração eucarística presidida pelo presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet. 

Em sua homilia, o Cardeal sublinhou que a Igreja sente a necessidade de uma união espiritual com os povos do Continente Americano. "No limiar do terceiro milênio cristão e em um momento em que muitas barreiras e fronteiras ideológicas caíram, a Igreja sente absolutamente o dever de se unir espiritualmente aos povos que formam este grande continente e também, movida pela missão religiosa que lhe é própria, impelir o espírito de solidariedade entre todos eles".

O Cardeal afirmou que a visão profética do Beato João Paulo II vai ser uma motivação para que, no Advento deste ano, haja um empenho na busca de uma comunhão mais profunda e solidária entre as Igrejas particulares da América.

Ele destacou ainda a necessidade que a Igreja na América tem de retomar o apelo do Sínodo de 1999, retomado pela Igreja universal no Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, realizado em outubro deste ano. Este é um apelo à conversão, comunhão profunda e solidariedade concreta e criativa entre o norte e o sul do continente.

"Este congresso foi especialmente colocado sob a proteção de Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe das Américas, Estrela da Nova Evangelização. Confiemos a Maria nossas necessidades e projetos da Nova Evangelização, com a certeza de que ela nos conduzirá ao porto seguro, à alegria de seu Filho prometida aos pobres".

O objetivo do congresso é comemorar os 15 anos da Exortação Apostólica Ecclesia in America, do Beato João Paulo II. O evento é promovido pela Pontifícia Comissão para a América Latina, os Cavaleiros de Colombo e o Instituto Superior de Estudos Guadalupanos.

Nenhum comentário: