Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 16 de dezembro de 2012

Cardeal participa da consagração de catedral em Bagdá



O Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, participou na tarde deste sábado, 15, da consagração da restaurada Catedral sírio-católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Bagdá. O templo havia sido atacado por um comando da Al Qaida em 31 de Outubro de 2010, matando dois sacerdotes e 50 fiéis.

O cardeal Sandri levou a proximidade do Santo Padre, que tem “o seu olhar dirigido especialmente aos mais pequenos, aos sofredores, aos anciãos, às pessoas solitárias e abandonadas”. 

“O coração do Santo Padre – disse o purpurado - se preocupa com os iraquianos que vivem na sua pátria com milhares de incertezas e também com aqueles milhares que andam pelo mundo em busca de segurança e dignidade. Ele está próximo sobretudo dos vossos jovens, para que a eles seja garantido um futuro. A sua solicitude quer aliviar o sofrimento dos filhos e das filhas de todas as religiões, quando são atingidos pela cega violência. Diante dos responsáveis pelo povo, é perseverante o seu apelo: somente o respeito dos direitos de cada um é o pressuposto de uma convivência civilizada”.

O purpurado recordou as palavras que o Santo Padre pronunciou no Ângelus de 1º de Novembro, um dia após o atentado: “Rezo pelas vítimas desta absurda violência, tanto mais atroz por ter atingido pessoas desamparadas, recolhidas na casa de Deus, que é casa de amor e reconciliação”. 

Na ocasião, o Papa havia encorajado os cristãos a serem fortes na esperança, renovando a oração para a paz que “é dom de Deus, mas também resultado dos esforços de homens de boa vontade, das instituições nacionais e internacionais. Todos – havia sido a exortação – unam as suas forças para que cesse toda a violência”.

Em seguida, Cardeal Sandri destacou que este Templo Sagrado foi preparado pelo amor de Deus, "que não esqueceu a sua imolação e deu voz ao silêncio inocente".

Por fim, ele entregou para a renovada Catedral um Cálice, presente do Santo Padre e por ele abençoado: “Seja o Cálice da caridade de Cristo! O Cálice da consolação e da alegria”, exclamou! 

Nenhum comentário: