Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Como os cristãos celebram o Natal na Terra Santa?


Divulgação/Arquivo Pessoal
O missionário Arley Humberto (esq.) reunido com outros missionários no Natal de 2011 na Terra Santa, junto ao presépio montado por eles
Participar da Santa Missa, depois reunir-se com a família e pessoas queridas para uma confraternização, uma ceia especial. Este é o jeito que os cristãos católicos normalmente têm para celebrar o Natal, comemorando o nascimento de Jesus Cristo. Mas como aqueles que vivem na terra onde de fato Jesus nasceu celebram esta data especial?

Na Terra Santa, os cristãos são minoria, mas nem por isso deixam de comemorar o nascimento do Menino Jesus. O missionário Arley Humberto da Silva Santos, da Comunidade Filhos de Maria, está há um ano e três meses na Terra Santa. Ele contou que onde mora, na cidade de Taybeh, as restrições não são tão perceptíveis, por se tratar de um vilarejo de cristãos. No entanto, ao andar por outros lugares, ele pode relatar uma falta de expressividade maior neste tempo de espera.

“No Brasil, sabemos que todos se preparam, os lugares vão tomando as cores das luzes, dos enfeites. Nas casas há muita expectativa e preparações. Aqui não é bem assim. Vamos observando o esforço dos cristãos por viverem esse tempo, mas até mesmo pelo próprio costume imposto por sermos minoria, isso não é tão claro, ou tão expressivo como se poderia esperar por estarmos na Terra de Jesus”.

Mas se por um lado as restrições causam a falta de expressão neste tempo natalino, por outro Arley diz que essa situação pode auxiliar a ler o Evangelho com um novo olhar. Isso implica em entender o nascimento de Jesus como um fato memorável que ultrapassa o campo visual e leva à contemplação do mistério.

“Deus escolheu esse lugar para apresentar a sua luz e nós somos convidados a sermos esses pequenos sinais em meio às adversidades”, disse.

E sendo minoria na Terra Santa, os cristãos, sejam eles evangélicos, ortodoxos ou católicos, por exemplo, costumam ser bem unidos. Isso também acontece no Natal. Arley contou que, embora não se tenha uma celebração comum, toda a vivência do tempo é feita de modo bastante unido. “Por exemplo: a iluminação da cidade é feita com a presença maciça das igrejas que preparam tantos os seus lugares como auxiliam na preparação de toda a cidade”.

A noite de Natal
No Brasil, na noite da véspera do Natal, as famílias costumam ir à Santa Missa e depois se reúnem para algum tipo de confraternização. Segundo o missionário, essas comemorações também acontecem na Terra Santa, mas a maioria das pessoas opta por vivê-las em um almoço no dia de Natal, 25 de dezembro.

Um ponto forte destacado por Arley é a visita à Basílica da Natividade em Belém, motivo pelo qual muitos se dirigem a Belém. “Todos querem estar lá na Noite de Natal e por isso mesmo muitas pessoas se dirigem a Belém para celebrarem no Lugar do Nascimento de Jesus essa noite tão especial”.

E essa oportunidade, de vivenciar o Natal na terra onde Jesus nasceu, é para Arley uma alegria indescritível. Ele disse que mesmo que o aspecto exterior, decorativo não seja tão pleno, como as ruas brasileiras, é especial saber que, ao olhar para o lado de fora, é possível contemplar o lugar por onde o “Verbo se fez presente”. “Contemplar, como dizia o Papa Paulo VI, a geografia da salvação, é trazer ao nosso coração uma imensa gratidão”.

Sobre a saudade da família, em especial neste tempo de Natal que sempre é uma ocasião para reunir os familiares, Arley se diz saudoso sim, mas acredita que essa distância tem um motivo maior.

“É claro que dá saudade da família, dos irmãos de comunidade, dos amigos que ficaram no Brasil. Lembramos das músicas, das celebrações e comemorações. Mas há um sentido maior em tudo isso, saber que estamos aqui servindo. Estamos na Terra de Jesus para aprendermos a imitá-Lo em todas as coisas, em um desejo profundo de Amar sem limites, e Servir sem Fronteiras”, concluiu. 

Nenhum comentário: