Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dom Tarcísio Scaramussa é nomeado vigário geral da arquidiocese de São Paulo


DomTarcisioScaramussa201212O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, nomeou como vigário geral “ad ínterim” para a arquidiocese de São Paulo, dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar da arquidiocese e vigário da Região Episcopal Sé.
De acordo com o ato de nomeação, dom Tarcísio assume como vigário geral da arquidiocese sem prejuízo a outras funções que realize, como por exemplo, o fato de ser o bispo referencial do Setor Juventude.
Em entrevista para o site da arquidiocese, o bispo disse que sente “grande proximidade, apoio e fraternidade da parte de dom Odilo, o que me faz sentir sempre sereno e seguro no serviço à arquidiocese de São Paulo.
Leia a íntegra da entrevista:
Site da Arquidiocese -  Como o senhor recebe essa nomeação?
Dom Tarcísio Scaramussa - Recebo-a como um mandato de serviço, ao qual me disponho a acolher com alegria e dedicação, como uma extensão do trabalho que já realizo juntamente com os outros bispos auxiliares da arquidiocese e com dom Cláudio Hummes.
Site da Arquidiocese -  Quais as atribuições deste cargo?
Dom Tarcísio - O Vigário geral é alguém a quem o bispo diocesano delega poder ordinário para ajudá-lo no governo de toda a diocese. De acordo com o Código de Direito Canônico, "compete ao Vigário geral o poder executivo que, por direito, pertence ao Bispo diocesano, para praticar os atos administrativos, exceto aqueles que o Bispo tenha reservado a si, ou que, pelo direito, requeiram mandado especial do Bispo" (Cân. 479). Dom Odilo nomeou-me interinamente, ou seja, por um período provisório.
Site da Arquidiocese -  Como o senhor vê a confiança da Igreja no senhor?
Dom Tarcísio - A Igreja é mediação de Deus, portanto, sinto em cada chamado de serviço que ela faz a vontade de Deus para mim. O Senhor que nos confia uma missão, nos assiste em todos os momentos, também através da própria Igreja. Particularmente, tenho sentido grande proximidade, apoio e fraternidade da parte de dom Odilo, o que me faz sentir sempre sereno e seguro no serviço à arquidiocese de São Paulo.

Nenhum comentário: