Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Exortação sobre Igreja na América merece reflexão, diz padre


Arquivo
Padre Wagner Ferreira, formador geral da Comunidade Canção Nova
Com cerca de 200 participantes de toda a América, oCongresso Ecclesia in America refletiu, durante 4 dias, a realidade e os desafios da Igreja no continente americano. O encontro, que terminou nesta quarta-feira, 12, contou com aparticipação do formador geral da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira.

Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, o sacerdote fala sobre a atualidade da Exortação Apostolica Pós-SinodalEcclesia in America, de João Paulo II, refletida no Congresso. Para ele, embora escrita há quase 15 anos, a mensagem é atual e ainda deve ser refletida pelas comunidades para que a evangelização ofereça respostas de fé aos problemas atuais.Padre Wagner explica ainda como os fiéis podem usufruir da devoção à padroeira da América Latina para evangelizar.
noticias.cancaonova.com - A Exortação Apostólica Pós-sinodal Ecclesia in America diz que a aparição da Virgem Maria ao índio Juan Diego teve uma repercussão decisiva na evangelização. Em que o testemunho do índio pode contribuir para a evangelização em terras americanas? 

Padre Wagner Ferreira - Eu, Padre Wagner Ferreira, Verinha, Secretária geral da Comunidade, e Sérgio Coutinho, responsável da frente de missão da Canção Nova de Roma, estamos participando de um congresso no Vaticano, promovido pela Pontifícia Comissão para a América Latina, cujo início foi no último dia 9 de dezembro, com encerramento marcado para esta quarta-feira, 12, com a festa de Nossa Senhora de Guadalupe. Está sendo um privilégio e uma graça divina participarmos deste congresso, neste clima de preparação para o Santo Natal do Senhor.

É importante salientar que o congresso comemora os 15 anos do Sínodo dos Bispos, cuja reflexão contribuiu para a publicação da exortação apostólica Ecclesia in America, do beato João Paulo II. No número 11, João Paulo II afirma que a América reconheceu no rosto mestiço da Virgem de Guadalupe "um grande exemplo de evangelização perfeitamente inculturada", ou seja, a forma como a Mãe do Redentor se comunicou com o Juan Diego, abrindo o coração deste homem ao mistério de Deus, é uma lição importante para que nós, cristãos, aprendamos como o Evangelho de Jesus Cristo deve ser anunciado aos que ainda não o conhecem e não o proclamam como único Salvador. Posso resumir tal modo de evangelizar com as seguintes palavras: simplicidade, testemunho de vida cristã autêntica, compaixão, conhecimento da experiência de vida do outro, amor.
noticias.cancaonova.com - Com base na ênfase que a Exortação Ecclesia in America dá à Virgem Maria, como os fiéis podem usufruir da devoção a Nossa Senhora para evangelizar?
Padre Wagner Ferreira - Para responder a esta questão, recorro mais uma vez ao número 11 do documento apenas citados, quando João Paulo II afirma: "A devoção à Mãe do Senhor, quando é autêntica, leva sempre a orientar a própria vida segundo o espírito e os valores do Evangelho". São diversas as passagens bíblicas que nos asseguram como Maria, mesmo sendo a Mãe de Jesus, viveu intensamente o discipulado de seu Filho, o Cristo. Por exemplo, só é possível tornar-se um discípulo missionário de Cristo quando se aprende com Maria a realizar a vontade divina, comprometendo-se com o projeto do Reino de Deus.

Ser devoto de Maria é aprender pela ação da graça divina a virtude da disponibilidade de serviço de amor aos mais necessitados, como ela testemunha nos auxílios que prestou à prima Isabel, segundo as narrativas o evangelista São Lucas. Maria nos ensina as mais lindas lições de evangelização quando torna-se solidária com o seu Filho no mistério da Cruz, revelando-nos que não há evangelização sem comunhão com o mistério Pascal de Cristo, que também se manifesta no mistério do sofrimento humano. Devemos ainda nutrir a esperança de que a Virgem Maria, já exaltada na glória de Deus, nos acompanha com sua materna intercessão para que também um dia reinemos eternamente com Jesus, o Rei da eterna glória.
noticias.cancaonova.com - Qual o apelo principal da Exortação Ecclesia in America? Apesar de escrita há quase 15 anos, o apelo da Exortação ainda ressoa nos dias atuais?
Padre Wagner Ferreira - Sendo publicada no dia 22 de janeiro de 1999, a exortação apostólica Ecclesia in Americacompletará 15 anos em 2016. Neste congresso, comemora-se os 15 anos do encerramento do Sínodo dos Bispos. De todos os modos, a mensagem do documento pontifício é bem atual, e talvez deva ser retomado de forma integral, justamente porque traz preciosas indicações para o empenho da Igreja em relação à Nova Evangelização, tema do último Sínodo dos Bispos, ocorrido no passado mês de outubro no Vaticano.

Só para citar um exemplo, nestes dias de congresso, pude participar de um debate em um grupo de estudos sobre a evangelização nas escolas e universidades católicas. Parece até um "chover no molhado" falar de evangelização nas escolas e universidades católicas, mas a realidade demonstra o quanto a Igreja não tem conseguido atuar com sua atividade evangelizadora nestes ambientes de ensino de modo a promover uma educação autenticamente cristã. Não sou adepto às visões pessimistas da realidade, mas como não destacar os diversos âmbitos da sociedade humana tão necessitados do Evangelho de Cristo redentor, de modo a promover a dignidade de toda e qualquer pessoa humana, bem como da família humana, do dom da vida, de uma política, economia, educação e cultura que se orientem para a promoção do bem comum?

O documento tem como tema principal "O encontro com Jesus Cristo vivo caminho para a conversão, a comunhão e a solidariedade na América". Como pensar em nova evangelização sem se preocupar com a questão da migração, realidade fortemente sentida pelas Igrejas particulares nos EUA e no Canadá, por exemplo? E se pensarmos no desafio da evangelização frente às questões do pluralismo religioso, do tráfico de drogas, das diversas e amplas zonas de pobreza tão presentes nas Américas Central e Latina? Com tudo isso podemos constatar como os temas abordados por João Paulo II neste documento devem ser ainda refletidos por nossas comunidades para que saibamos evangelizar dando respostas de fé aos problemas atuais.

Nenhum comentário: