Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 15 de dezembro de 2012

O Que é de Deus permanece!



RealAudioMP3 Cidade do Vaticano (RV) - Esta semana, mais uma vez, pudemos refletir sobre a força da Palavra de Deus no governo de Sua Igreja.

Tivemos um congresso internacional que comemorou os 15 anos da Exortação Apostólica “Ecclesia in America”, a visita de grandes teólogos da Companhia de Jesus provenientes do mundo inteiro, que responderam ao chamado do Prepósito Geral da Ordem para uma avaliação e projeção da formação dos jovens jesuítas, ainda as comemorações do cinquentenário do Concílio Vaticano II e a permanente constatação da vitória do Espírito através das leituras das Cartas de Dom Helder Câmara.

As ideias na Igreja caminham buscando articulação, mas também tropeçando nas contrárias e sofrendo o embate ideológico.
O Divino Espírito Santo age nos corações e nas mentes, mas encontra, muitas vezes, obstáculos fortes, aparentemente em seu próprio favor, mas que não passam de estorvos que atrapalham a ação de Deus. Mas exatamente porque é ação de Deus, ela prossegue seu caminho e vai adiante, às vezes fazendo longas curvas, mas chega aonde queria, é a divina vontade.

Para aqueles que conhecem a história do Concílio Vaticano II, isso não é novidade. Apesar das resistências de pessoas de boa vontade a uma maior abertura, maior entrada de ar fresco no agrupamento dos cristãos, Deus permitiu que outras pessoas, que ouviam o clamor do povo, que sentiam a palpitação da Igreja, fizessem de tudo que era correto para salvaguardar a idéia do Beato Papa João XXIII.

Mais tarde, as conferências episcopais, principalmente os bispos da América Latina, reunidos periodicamente, foram dando vazão àquilo que o Papa Beato pretendia, mas que o Vaticano II não chegou a formular. Tivemos então as opções preferenciais pelos pobres, pelos jovens, tudo aquilo que realizava o anseios conciliares de uma Igreja Serva e Pobre.
Depois do grande pontífice Paulo VI, chegou o outro Papa Beato, João Paulo II, e ele deu forma também à expressão “Nova Evangelização” por ele fortemente impulsionada ao longo de todo o seu pontificado. 

Hoje, a barca de Pedro é conduzida pelo eminente teólogo, o Papa Bento XVI, que continuamente nos nutre com textos profundos e de grande beleza, que confirmam a fé de seus irmãos.
Portanto, ao celebrarmos os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, ao vivermos o Sínodo para a Nova Evangelização e a celebração dos 15 anos da Exortação Apostólica “Ecclesia in America” podemos dizer como Gamaliel (At 5, 35-39), “o que é de Deus permanece”. As ideias, por mais revolucionárias que possam ser, se são de Deus, permanecem. Assim foi com Jesus de Nazaré em relação aos judeus de seu tempo, e assim será sempre. Deus é eterno!
(CAS)

Nenhum comentário: