Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 9 de dezembro de 2012

Papa no Angelus: "Em Maria Imaculada, a humanidade se abre para Deus"




Cidade do Vaticano (RV) - Milhares de fiéis e peregrinos participaram do Angelus neste sábado, conduzido pelo Papa, na Praça São Pedro, na Solenidade da Imaculada Conceição.

"A todos vocês, boa festa de Maria Imaculada! Neste Ano da Fé quero destacar que Maria é Imaculada por um dom gratuito da graça de Deus, que encontrou, porém nela a perfeita disponibilidade e colaboração. Neste sentido ela é bem-aventurada porque acreditou, porque teve uma fé sólida em Deus. Maria representa aquele resto de Israel, aquela raiz santa que os profetas anunciaram" – frisou o Papa. 

Bento XVI destacou que em Maria "encontram acolhimento as promessas da Antiga Aliança. Em Maria a Palavra de Deus encontra escuta, recepção, resposta, encontra aquele sim que lhe permite tomar carne e vir habitar em nosso meio. Em Maria a humanidade e a história se abrem realmente a Deus, acolhem sua graça, estão dispostas a fazer sua vontade. Maria é a expressão genuína da Graça. Ela representa o novo Israel, que as Escrituras do Antigo Testamento descrevem como o símbolo da esposa". 

"O Apóstolo Paulo retoma esta linguagem na Carta aos Efésios onde fala do matrimônio e diz que Cristo amou a Igreja e se entregou por Ela, para torná-la santa, purificando-a com o banho da água mediante a palavra, e para apresentar a si mesmo uma Igreja toda gloriosa, sem mancha nem ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e imaculada. Os Padres da Igreja desenvolveram esta imagem e assim a doutrina da Imaculada nasceu primeiramente em referência à Igreja virgem-mãe, e sucessivamente a Maria" – disse ainda o pontífice.

Assim escreve poeticamente Efrém o Sírio: "Como os corpos pecaram e morreram, e a terra, sua mãe, é maldita, assim por causa deste corpo que é a Igreja incorruptível, sua terra é bendita desde o início. Esta terra é o corpo de Maria, templo no qual uma semente foi colocada."

"A luz que emana da figura de Maria nos ajuda também a compreender o verdadeiro sentido do pecado original. Em Maria, de fato, está plenamente viva e operante aquela relação com Deus que o pecado rompe. Nela não existe nenhuma oposição entre Deus e seu ser: existe plena comunhão, pleno entendimento. É um sim recíproco, de Deus a ela e de ela a Deus. Maria é livre do pecado porque é toda de Deus, totalmente entregue a Ele. É cheia de sua Graça, de seu Amor" – sublinhou Bento XVI.

Segundo o pontífice, "a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, exprime a certeza da fé que as promessas de Deus são realizadas: que sua aliança não termina, mas produziu uma raiz santa, da qual germinou o Fruto bendito de todo o universo, Jesus, o Salvador. A Imaculada demonstra que a Graça é capaz de suscitar uma resposta, que a fidelidade de Deus sabe gerar uma fé verdadeira e boa".

O Papa confirmou que esta tarde, como é costume, irá à Praça de Espanha para a homenagem à Maria Imaculada. "Sigamos o exemplo da Mãe de Deus, para que também em nós a graça do Senhor encontre resposta de uma fé genuína e fecunda" – concluiu o Santo Padre. (MJ/CAS)

Nenhum comentário: