Ano X - 2007/2016 - 10 ANOS NO AR - BLOG DO IVSON - "A IGREJA CATÓLICA EM NOTÍCIAS" - EDITADO POR IVSON DE MORAES ALEXANDRE - VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - BRASIL
Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 14 de julho de 2013

Vaticano participará do Salão Internacional do Livro de Turim em 2014


Turim (RV) – O Vaticano será o Estado hóspede de honra da edição 2014 do Salão Internacional do Livro de Turim, a ser realizado de 8 a 12 de maio próximo. O presidente da delegação e representante da Santa Sé será o Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi. Assim, após a Bienal de Veneza, o Vaticano participará de outra importante manifestação cultural.

O anúncio foi dado nesta sexta-feira em Turim, pelo Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, por meio de uma carta entregue pessoalmente ao presidente da região do Piemonte, Roberto Costa, atual presidente de turno do Alto Comitê que coordena e promove o Salão.

O Cardeal Tarcisio Bertone acha mais do que provável uma próxima visita do Papa Francisco a Turim, mesmo que não tenha indicado uma data, que poderá ser em 2014 ou 2015, por ocasião do bi-centenário de nascimento de Dom Bosco. “Eu acredito que, devido a suas raízes piemontesas, uma visita é mais do que provável”, afirmou o Cardeal Secretário de Estado, no Museu Egípcio de Turim, onde realizou uma visita privada.

Em relação ao Salão do Livro, a Santa Sé aceitou formalmente o convite que havia sido feito em 7 de setembro de 2012 pelo presidente Picchioni. Para preparar a participação do Vaticano no Salão, será constituída uma comissão mista que cuidará das linhas mestras do programa, dos temas e conteúdos culturais, da qual tomarão parte o Cardeal Gianfranco Ravasi e o Diretor da Livraria Editora Vaticana, Padre Giuseppe Costa

“Agradeço a Santa Sé, que por meio dos Cardeais Bertone e Ravasi, aceitou participar desta exposição, uma decisão sem precedentes – comentou Picchioni – e que permitirá a todos nós descobrir e conhecer de perto a história e a riqueza cultural de um Estado geograficamente pequeno, mas de grande importância política e prestigio espiritual”.

O País hóspede de honra está tradicionalmente presente no Salão de Turim com um estande próprio, onde oferece uma mostra completa da própria produção editorial e das próprias preciosidades artísticas e culturais, além de propor um rico programa de encontros, debates, mesas-redondas e ‘reading’ com os próprios autores de maior relevo.

A participação do Vaticano no Salão 2014 constitui, além disto, uma espécie de ‘road map’ em direção a outro grande acontecimento a ser realizado em 2015. A região do Piemonte estará ao centro das atenções religiosas mundiais devido às celebrações do bi-centenário de nascimento de São João Bosco. (JE) 

Texto proveniente da
do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário: